FlatOut!
Image default
Car Culture

Como se pilota um Dragster, um carro rodando sem óleo (!), um passeio em Pebble Beach e mais nos melhores vídeos da semana!

Bem-vindo ao YoutuBR, nossa seleção dos vídeos sobre carros que os canais favoritos dos entusiastas publicaram durante a semana — programação gearhead de primeira para o seu fim de semana, feita somente por canais brasileiros no Youtube. Sacou o trocadilho? Então se acomode, prepare as guloseimas e aperte o play. Aproveita, que é por conta da casa!

 

Acelerados: dragsters estão entre os carros mais rápidos do mundo em tempos de aceleração, com seus motores V8 gigantescos que se alimentam de nitrometano e são capazes produzir mais de 10.000 cv — DEZ MIL CAVALOS, CARA. Se você acha que é só segurar o volante bem firme e meter o pé no porão quando as luzes ficam verdes, saiba que há todo um procedimento para pilotar um dragster, e é exatamente isto que Cássio Cortes foi aprender nesta semana em Las Vegas, no Campeonato Americano de Arrancada.

O outro vídeo da semana é um especial: Gerson Campos pegou um Peugeot 2008 THP na fábrica da companhia francesa e foi dirigindo até Rosário, na Argentina, onde fica a linha de chegada do Rali Dakar. Sua missão? Encontrar o Peugeot 2008 DKR — que apenas lembra o crossover de rua, mas tem motor central-traseiro (um V6 biturbo a disel de 3,2 litros e 340 cv) e tração nas rodas de trás. Por que não tração integral?

De acordo com a Peugeot, foi uma questão de aproveitar os benefícios previstos no regulamento. Nas regras do Dakar, carros 4×2 tem meso mínimo menor do que os 4×4. Além disso, o curso da suspensão pode ser maior (460 mm contra 250 mm), bem como o diâmetro das rodas. A Peugeot acreditava que estes benefícios compensariam a ausência da tração integral e, de fato, compensaram: 0 2008 DKR venceu na categoria automóveis.

 

Autoentusiastas: nesta semana o Autoentusiastas traz um vídeo bem bacana: Paulo Keller fez ma visita ao Tampa Bay Automobile Museum, na Flórida. Os carros expostos lá não foram escolhidos por acaso: eles mostram como foi o desenvolvimento dos carros de motor e tração na traseira e na dianteira, em dois pavilhões opostos. Como não poderia deixar de ser, alguns carros bem obscuros são mostrados — se você faz o tipo entusiasta geek, é imperdível.

 

FullpowerTV: nesta semana, os caras da Fullpower te levam em um passeio em seu VW Gol preparado pelas ruas de São Paulo. O detalhe? O vídeo é todo em 360º — você pode ver exatamente o que o motorista viu, e virar a câmera a qualquer momento. Dependendo da sua conexão, pode demorar um pouquinho para que a imagem com boa qualidade seja carregada, mas a experiência é bem interessante e vale uns minutinhos a mais de espera.

Você deve lembrar da matéria que fizemos sobre o que acontece com seu carro quando você não respeita o tempo de troca do óleo. Então, o que dizer de um motor que funciona normalmente sem lubrificante? Isto é possível com um condicionador de metais à base de nanopartículas de prata, sobre o qual você vai aprender mais no vídeo acima.

 

Exclusivos no Brasil: das 349 Ferrari F50 que existem no mundo, só uma está no Brasil, e os caras do EnB conseguiram flagrá-la. Infelizmente ela não estava acelerando o V12 de 4,7 litros e 520 cv a 8.000 rpm, mas sim em cima de um guincho a caminho de uma revisão. Todo cuidado é pouco, não é mesmo? De qualquer forma, a visão impressiona.

Agora, se você quer ver os carros com os pneus no asfalto, uma boa é separar meia horinha e acompanhar William por um encontro de superesportivos na concessionária Pagani recém-inaugurada em Londres. Os membros estavam a caminho do British Supercar Show, reunião de supercarros que acontece paralelamente ao Salón Prive Concours d’Elegance. Só pela imagem do thumbnail já dá para sacar o nível do maquinário, não é mesmo?

 

Garagem do Bellote: hoje é dia de clássico nacional na Garagem do Bellote: um Del Rey Série Ouro, versão equipada com motor CHT de 76 cv que é rara por duas razões: além de ter quatro portas, que nos anos 1980 eram raridade (o brasileiro médio, na época, acreditava que carros de quatro portas eram menos seguros), o carro é equipado com uma caixa automática de três marchas. Não é exatamente um conjunto empolgante, mas era um dos mais luxuosos que se podia comprar na época.

O outro vídeo é bem diferente: a Garagem foi visitar o Concours d’Elegance Pebble Beach, na Califórnia, para conferir algumas das preciosidades nos verdes gramados de Monterey — de Porsche 911 a Chevrolet Nomad, com tudo o que há entre eles. Não dá para perder — e é só a primeira parte!