se a formula 1 e o auge do esporte motorizado as pessoas que fazem ela acontecer que fazem aquele mundo girar tambem estao entre as mais competentes e talentosas do ramo ninguem chega la sendo apenas mediano — do mecanico aos pilotos e aos chefes do negocio todos tem competencia acima da media o que nao impede a formula 1 de protagonizar situaçoes estapafurdias de vez em quando o gp da belgica de 2021 realizado neste ultimo fim de semana e um excelente exemplo quando eu era criança e tinha crises de bronquite era proibido pelos meus pais de tomar refrigerante gelado entao eu colocava a coca cola no microondas por 15 segundos ela ficava quente e gelada ao mesmo tempo um negocio de louco o gp da belgica deste fim de semana e a minha coca cola de microondas foi a corrida mais curta da historia e ao mesmo tempo a 15ª mais longa e isso aconteceu porque aparentemente alguem queria cumprir as obrigaçoes contratuais em um final de semana que parecia impossivel cumpri las se voce viu a corrida a corrida sabe do que estou falando choveu pra caramba atrasaram a largada em 25 minutos fizeram duas voltas de instalaçao atras do safety car a chuva nao deu tregua a pista estava impossivel bandeira vermelha carros recolhidos tres horas de espera relargada mais duas voltas debaixo de um volume biblico de chuva atras do safety car nova bandeira vermelha prova interrompida direçao da prova encerra o gp da belgica com apenas uma volta valida — a segunda como a prova teve apenas uma volta oficial ela foi a mais curta da historia como ela demorou quase quatro horas ela e a 15ª mais longa da historia e assim o inferno congela mas esta e apenas a mais recente trapalhada da formula 1 consultando o acervo historiografico do instituto mlmgw encontramos ao menos outras nove situaçoes em que o pessoal da formula 1 derrapou como um estagiario de ressaca na sexta feira de manha volta mais rapida na pit lane https //www dailymotion com/video/x4vulbh o gp da europa de 1993 foi marcado pela melhor primeira volta da historia em que ayrton senna saiu de quinto para primeiro em menos de uma volta com pista molhada e chuva forte mas naquela corrida ele conseguiu um outro feito que era tao improvavel quanto impossivel de se repetir na volta 57 por volta de 3 00 do video senna entrou para os pits mas a equipe nao estava pronta e ele seguiu em frente e voltou para a pista acontece que em donnington park o traçado da pit lane e mais curto que o traçado da pista e em 1993 e nao havia limite de velocidade na pit lane como ha hoje como resultado ele completou a volta em 1 18 029 baixando o tempo de damon hill que acabara de fazer a volta mais rapida com 1 19 379 — ou seja 1 350 segundo mais rapido como as outras voltas foram todas feitas pelo traçado regular ele nao conseguiu baixar seu proprio tempo e ficou com a volta mais rapida da corrida mesmo tendo passado pela pit lane o mais bizarro desta historia e que a volta e que na epoca foi o recorde da pita e ate hoje aquela volta e o recorde da formula 1 em donington afinal a formula 1 so correu uma vez em donington park celular e direçao nao combinam lembra https //www youtube com/watch v=ozbwdxvzxvs sim um celular no carro de formula 1 aconteceu durante os treinos para o gp do bahrein de 2010 robert kubica entao na renault chamou a equipe pelo radio e falou achei um telefone no cockpit alguem deixou um telefone no meu cockpit o que eu faço jogo fora ou entro algum mecanico ao preparar o carro de kubica para o treino acabou deixando seu celular no cockpit do carro — e provavelmente so descobriu isso depois que kubica ja estava na pista ou entao so descobriu quando o polones chamou a equipe para dar a noticia a melhor parte e a naturalidade com a qual o membro da equipe fala ok robert box agora box combinada a parada kubica decidiu apenas passar entregar o celular e voltar rapidamente para a pista uma aposta dois acidentes https //www youtube com/watch v=frh75rytgkk apostas sao mania de ingleses mas esta foi protagonizada por um canadense e um brasileiro na belgica jacques villeneuve e ricardo zonta decidiram apostar quem conseguiria fazer a eau rouge/radillon sem aliviar o acelerador o que poderia dar errado bem melhor contextualizar o negocio em 1998 jacques villeneuve estava contornando essa sequencia de spa quando perdeu a traseira do carro no fim da subida e foi arremessado violentamente contra a barreira de proteçao do lado externo da curva um p*** acidente que espalhou pedaços do carro para todos os lados mas do qual villeneuve saiu ileso sair de um acidente desses ileso e como vencer uma briga disse o filho de gilles a imprensa na epoca acontece que vencer a briga contra a eau rouge/radillon nao era suficiente para jacques ele queria destruir aquela bendita curva e assim chegamos a 1999 pouco antes dos treinos de sexta feira jacques trocando uma ideia com ricardo zonta seu colega na bar desafiou o brasileiro vamos ver quem consegue fazer a radillon de pe embaixo era uma ideia estupida e o motivo nos ja explicamos aqui resumidamente a sequencia de curvas faz com a sua suspensao o que uma roda de pogo faz com voce num show de punk rock apesar disso ja faz algum tempo que elas sao contornadas de pe embaixo mas em 1999 era preciso aliviar o acelerador para manter o carro controlado para vencer o trecho final da sequencia mas voce sabe que em algum lugar da cabeça de todo homem ainda vive um menino de oito anos — que se manifesta em momentos bem inconvenientes as vezes como quando seu colega te desafia a fazer a eau rouge/radillon de pe embaixo em um carro sem downforce para isso e o menino de oito anos que vivia em algum lugar da cabeça de ricardo zonta topou a aposta o primeiro troux digo o primeiro piloto a tentar a façanha foi jacques no topo da curva ele perdeu a traseira do bar 01 de novo e bateu com força na barreira externa de novo o acidente foi uma copia perfeita do ano anterior ele nao teria conseguido reproduzir com tanta exatidao nem mesmo se fosse um duble de hollywood em ambiente controlado como no ano anterior ele saiu andando ileso e ainda fez graça acho que o impacto foi mais fraco mas agora eu capotei entao foi um bonus disse a imprensa que ficou confusa com essa historia de bonus como assim bonus cerca de 15 minutos depois tudo ficou claro com a pista limpa para arrumar a bagunça de jacques a sessao foi retomada e zonta saiu para a pista ele entrou insanamente rapido na eau rouge o carro deu batente logo de cara e foi lançado contra a barreira interna o carro ainda voltou para a pista capotou e seguiu girando ate parar na caixa de brita um acidente visualmente impressionante do qual ricardo saiu andando ileso enquanto isso nos boxes o chefe da bar craig pollock ria nervosamente dois carros em sequencia no fim das contas o jurado das batidas foi o engenheiro jock clear que declarou zonta o vencedor aqui e brasil mano o padre que definiu a prova jarno trulli estava liderando o gp da gra bretanha de 2003 quando na 11ª volta um ex padre chamado neil horan conseguiu entrar na pista e saiu correndo pela reta do hangar de silverstone com mensagens religiosas em cartazes diante da situaçao o safety car foi acionado e um fiscal retirou o maluco da pista https //www youtube com/watch v=okcwryeedhg so que a entrada do safety car embaralhou todo o negocio aproveitando a situaçao a maioria dos pilotos entrou nos boxes jarno trulli que liderava desde a largada caiu para sexto cristiano da matta e olivier panis subiram para a primeira e segunda colocaçao rubens barrichello que vinha em terceiro caiu para quinto atras de kimi raikkonen schumacher e alonso foram parar no pelotao do fundao a corrida ficou imprevisivel quando as coisas começaram a se organizar kimi estava liderando a prova com barrichello na sua cola pressionando o finlandes em certa altura a pressao de barrichello funcionou e kimi errou abrindo o caminho para o brasileiro que assumiu a ponta e nao saiu mais de la foi a sexta vitoria de rubens na f1 e a primeira das duas naquela temporada infelizmente o ex padre doidao neil horan deu as caras de novo no ano seguinte durante a maratona da olimpiada de atenas quando empurrou o lider da corrida o brasileiro vanderlei cordeiro de lima fazendo o perder o ritmo de prova e a vantagem sobre os outros competidores https //www youtube com/watch v=xsugz43nrh0 horan acabou imobilizado por um grego que assistia a prova liberando vanderlei para retornar a corrida apesar de voltar na liderança ele perdeu metade da vantagem que tinha sobre os demais competidores e somado a quebra do ritmo de prova acabou ultrapassado pelo segundo e pelo terceiro colocado nos quilometros finais mesmo assim vanderlei entrou no estadio olimpico radiante e comemorando o terceiro lugar teria eu eu mesmo e meu carro esta tambem aconteceu em 2021 lewis hamilton sozinho no grid de largada do gp da hungria — ironicamente na prova seguinte ao incidente com max verstappen em silverstone no qual os dois se tocaram logo na primeira volta na segunda largada do grande premio forçada pela bandeira vermelha apos os acidentes que eliminaram valtteri bottas sergio perez lando norris charles leclerc e lance stroll logo na primeira curva todos os pilotos entraram para trocar os pneus intermediarios pelos pneus de pisca seca exceto lewis hamilton com isso todos os pilotos largaram dos boxes e somente hamilton estava no grid a estrategia contudo acabou prejudicando o britanico que teve de entrar nos boxes na volta seguinte para trocar os pneus e caiu para o ultimo lugar ele ainda conseguiu chegar em segundo mas a vitoria ficou com esteban ocon da alpine arrefecimento por grama no começo de 1958 stirling moss descolou um cooper climax e se inscreveu para o grande premio da argentina a primeira etapa daquele campeonato o carro em questao era nada menos que o cooper climax t43 um dos primeiros com motor central traseiro na f1 hoje o carro e lendario por ter sido o primeiro com essa configuraçao mecanica a vencer um gp de formula 1 e o gp foi justamente este da argentina com moss ao volante agora tao lendaria quanto a vitoria foi a forma com a qual ela foi conquistada primeiro porque moss largou em setimo depois porque fangio estava na corrida com um maserati 250f o carro que lhe deu seu quinto titulo em 1957 — poucos meses antes daquela corrida mas a historia começou a se desenhar antes mesmo do inicio da corrida por ser disputada no verao a temperatura estava muito alta e a direçao da prova decidiu encurta la de 400 km para 313 km com isso a equipe de moss considerou fazer a prova inteira sem parar para trocar os pneus o motivo e que o cooper t43 ainda usava quatro prisioneiros para prender as rodas enquanto a ferrari e a maserati usavam cubo rapido por isso a troca de pneus de moss duraria quase duas voltas dos rivais jean behra largou na dianteira mas logo foi passado por mike hawthorn na volta 10 a dianteira foi assumida por juan manuel fangio que ja era seguido por moss foi quando a estrategia de moss começou a ser aplicada os pit stops começaram fangio parou luigi musso parou hawthor parou moss assumiu a ponta mas ninguem deu muita bola para isso porque afinal os pneus na epoca duravam 30 no maximo 40 voltas a corrida teria 80 voltas por isso tambem a ferrari nao se preocupou em imprimir um ritmo mais forte moss teria que parar mas ele chegou a volta 50 e nao tinha parado mais 10 voltas e nada de moss entrar nos boxes a cerca de 10 voltas para o final a ferrari finalmente percebeu que moss tentaria terminar a prova mas aquela altura era tarde demais moss com os pneus exibindo sua estrutura metalica chegou em primeiro lugar venceu a prova e colocou o t43 na historia https //www youtube com/watch v=bdyt3jsblte agora como ele conseguiu manter os pneus por tanto tempo quando os pneus ja estavam na lona ele começou a passar com o carro pelo gramado que margeava a pista como o gramado estava menos quente que o asfalto sob o sol de verao ele conseguiu controlar a temperatura fazendo com que os pneus resistissem ate o ultimo giro fui corajoso ou estupido ate hoje nao sei porque as duas coisas sao muito parecidas so sei que fiz tudo o que normalmente nao faço para vencer uma prova explicou ao jornalista will buxton anos mais tarde troca troca esta e curta mas divertida jacques laffite sempre usou lentes de contato e lentes de contato sempre precisaram de lubrificantes ele tambem sempre usou capacetes em corridas afinal e obrigatorio e as viseiras dos capacetes tambem precisam de um fluido limpador agora imagine o que acontece quando voce deixa o lubrificante das lentes perto do limpador de viseira e nao presta muita atençao ao que esta fazendo sim jacques laffite nao participou do gp dos eua de 1975 em watkins glenn porque lubrificou as lentes de contato com limpador de viseira e limpou a viseira com lubrificante de lentes de contato seus olhos ficaram tao irritados que eles simplesmente nao conseguia enxergar direito e por isso nao pode largar a corrida que quase ninguem terminou ja imaginou como seria uma prova de f1 em que todos os pilotos abandonam por acidentes quebras e panes foi o que quase aconteceu no gp de monaco de 1982 https //www youtube com/watch v=csekirmymwa a previsao era de chuva mas a prova começou seca e com o ceu nublado rene arnoux saiu na dianteira seguido por giacomelli patrese prost e pironi e de cesaris que tinha saltado a frente de rosberg e alboreto logo na segunda volta prost passou patrese e giacomelli começou a ter problemas com uma das semi arvores de seu carro na terceira volta prost o passou e na quarta giacomelli abandonou foi a primeira baixa assim prost se posicionava em segundo seguido por patrese e pironi sendo uma corrida em monaco as posiçoes se mantiveram praticamente inalteradas ate a volta 15 quando arnoux rodou e deixou seu motor apagar entregando a liderança de bandeja para prost foi a segunda baixa da prova a ordem passava a ser prost patrese pironi de cesaris e rosberg que se mantiveram assim praticamente ate as voltas finais da corrida nesse meio tempo no pelotao intermediario eliseo salazar abandonou na volta 22 com problemas no motor depois na volta 27 eddie cheever perdeu o oleo de seu carro e tambem encerrou a participaçao dois giros mais tarde foi o march de lafitte que parou com problemas na direçao mais duas voltas e winkelhock abandona com o diferencial quebrado na volta 35 e john watson que encosta seu mclaren com problemas eletricos e nao retorna na volta 49 o turbo do brabham de piquet decide parar de funcionar na 56 o motor de niki lauda estoura na volta 64 rosberg abandona depois de bater sozinho restam 10 carros na pista 11 voltas para o fim da prova e a previsao do tempo se confirma a chuva molha o asfalto e começa a escrever um dos episodios mais bizarros da historia da formula 1 rosberg roda e bate no muro na volta 64 enquanto derek daly perde a asa traseira depois de rodar na tabac o finlandes abandonou mas daly segue em frente do jeito que estava cinco voltas depois e alboreto quem deixa a prova com uma quebra na suspensao restam oito carros na ponta patrese começa a pressionar prost que acaba rodando na tabac bate o carro e entrega a liderança de bandeja para o italiano a tres voltas do fim vitoria garantida nao tao rapido patrese estava na ponta quando rodou na loews por sorte o motor nao apagou mas na rodada acabou ultrapassado por pironi e de cesaris e agora estava em terceiro lugar na penultima volta mas vejam a ironia logo na entrada do tunel pironi encosta o carro sem gasolina fim de prova para o frances em seguida derek daly que havia assumido a dianteira encosta com o cambio definitivamente quebrado e de cesaris assume a liderança mas na descida da mirabeau tambem sofre uma pane seca encosta sem poder fazer nada assim patrese recupera a posiçao completa o giro final e recebe a bandeirada a frente de apenas quatro carros — nenhum deles na mesma volta do italiano quando patrese cruzou a linha o cenario estava tao confuso e o publico tao incredulo que nem mesmo ele sabia o que estava acontecendo tanto que ele mesmo parou para dar uma carona a pironi antes de seguir para os boxes os outros quatro carros na pista eram de nigel mansell elio de angelis brian henton e marc surer — mansell e de angelis com uma volta a menos henton a quatro voltas do lider e surer a seis voltas isso significa que mesmo tendo abandonado por pane seca pironi e de cesaris terminaram em segundo e terceiro pelo numero de voltas que ja haviam completado assim daly prost e alboreto tambem entraram na classificaçao final no fim patrese foi o unico a ter completado as 76 voltas da prova mais insolita da historia da formula 1 como disse james hunt comentando a transmissao temos esta situaçao ridicula na qual estamos sentados na linha de chegada esperando pelo vencedor e nao parece que teremos um a corrida que quase ninguem disputou na sexta feira 17 de junho de 2005 durante a sessao de treinos da tarde para o gp dos eua daquele ano ralf schumacher entrou na curva 13 e saiu dela com tres rodas quebradas arrastando seu carro no muro externo o motivo uma falha no pneu traseiro esquerdo fez com que ele estourasse tirando o controle do carro das maos de ralf a batida aconteceu na mesma curva e da mesma forma que no ano anterior ralf schumacher entrou na curva com seu williams o pneu traseiro esquerdo estourou e ele acabou no muro https //youtu be/km30ts8qc1g a curva 13 de indianapolis e uma curva de alta e inclinada e isso resulta em uma carga muito maior sobre os pneus se comparada com as outras curvas do circuito a michelin que fornecia os pneus para a toyota analisou o pneu danificado causador do acidente e inicialmente declarou nao ter entendido as razoes da falha do pneu desde 2001 quando o regulamento permitiu a entrada de um segundo fornecedor de pneus a michelin nao havia tido problemas em indianapolis contudo em 2005 o regulamento mudou e proibiu a substituiçao de pneus durante a corrida e com isso os carros equipados com os pneus michelin acabariam descalços a partir da decima volta diante desta situaçao ate entao inimaginavel os franceses anunciaram que enviariam um lote de pneus com especificaçoes diferentes para os eua emergencialmente os pneus eram da mesma especificaçao do gp da espanha mas continuaram apresentando o problema na curva 13 no sabado 18 de junho os engenheiros chefes da michelin enviaram uma carta ao diretor de prova charles whiting dizendo que ainda nao haviam identificado a causa das falhas e que se a velocidade de contorno da curva 13 nao fosse reduzida de alguma forma a marca nao poderia garantir a segurança dos pneus por mais de 10 voltas no mesmo dia os engenheiros da michelin enviaram uma nova carta a whiting na qual diziam que nao permitiriam que os carros largassem sem alteraçoes na curva whiting respondeu dizendo que tal alteraçao nao seria possivel mas que as equipes deveriam limitar a velocidade de seus carros de acordo com o recomendado pela michelin alem disso whiting disse que a substituiçao dos pneus por um novo composto poderia ser interpretada como uma brecha no regulamento e que uma alteraçao no traçado estava fora de questao varias propostas foram feitas para contornar a situaçao — desde a chicane ate a realizaçao de uma prova extra campeonato todas foram rejeitadas no domingo os 20 carros alinharam atras da faixa de tijolos de indianapolis e partiram para a volta de formaçao antes da 13ª curva que dava acesso a reta de largada os carros com pneus michelin entraram nos boxes deixando apenas os seis carros equipados com pneus bridgestone na pista o que resultou em uma das imagens mais constrangedoras da historia da f1 — aquele grid esvaziado da foto acima
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