vou contar um segredo para voces correr de chevette e uma forma de nunca passar vergonha se voce perder e o esperado agora se por uma sorte qualquer ganhar es um super heroi [caption id= attachment_378176 align= aligncenter width= 923 ] porsche 908/03; 1970[/caption] assim foi a porsche durante uma boa parte de sua historia corria com carros abaixo do limite da categoria; quando um carro de 2 ou 2 2 litros ganhava de outros com 2 5 litros bem a porsche era um davi que matava os golias era uma posiçao confortavel os americanos chamam isso de underdog um competidor que se acredita ter pouca chance de vencer uma luta ou competiçao e que por isso mesmo e automaticamente um bravo capitao horacio no portao enfrentando inimigos muito superiores imediatamente um heroi [caption id= attachment_378175 align= aligncenter width= 999 ] o 908 spyder[/caption] por outro lado ha o overdog tambem uma pessoa que e dominante esta no comando ou tem uma vantagem significativa a porsche portanto foi de underdog para overdog exatamente na virada dos anos 1960 para 1970 quando começou a desenvolver carros para vencer le mans nas ultimas semanas contamos como o porsche 917 foi o principal instrumento desta mudança de sua apariçao em 1969 ate sua vitoria le mans e sua transformaçao num monstro de 1500 cv chamado 917/30 [caption id= attachment_378197 align= aligncenter width= 999 ] le mans 1969 a mais acirrada disputa da historia [/caption] mas pouca gente lembra que a porsche quase ganhou le mans em 1969 nao com o 917; este era pouco desenvolvido entao e nao acabou a prova a porsche quase ganhou em 1969 com o 908; um carro de oito cilindros e tres litros e embora nao tenha ganho em 1969 o carro em sua ultima evoluçao o 908/03 foi instrumental na dominaçao que a porsche mostraria naquela epoca se em pistas velozes o 917 era rei em pistas truncadas existia o mais sensacional roadster que a porsche ja criara o 908/03 um roadster impossivelmente leve e potente que para sempre estara liga a sicilia e a targa florio oito cilindros e tres litros [caption id= attachment_378189 align= aligncenter width= 999 ] 908 longtail 1968 segundo lugar em le mans[/caption] logo depois de le mans 1967 e a segunda vitoria da ford com seus carros de sete litros a fia começa a discutir a reduçao do limite de deslocamento para o campeonato de carros esporte endurance a ideia era limitar os motores a tres litros igualando se com a f1 da epoca e reduzindo as velocidades alcançadas nas pistas no fim este limite de 3 litros entraria em vigencia so em 1972; um periodo intermediario a partir de 1968 permitiria um deslocamento de ate cinco litros mas antes disso em 1967 ainda a porsche resolve desenvolver um novo carro de tres litros o motivo era pragmatico imaginava nao um novo motor de corrida como era o anterior 8 cilindros de f1 tipo 771 ou o novo 12 cilindros do 917 imaginava algo que derivasse da unidade de rua do 911 e assim no futuro pudesse ser entao um motor de rua de tres litros sim se planejava uma evoluçao de oito cilindros e tres litros para o 911 ja em 1967 o que acabou acontecendo foram versoes maiores do seis cilindros do 911 como sabemos; chegaria ate 3 6 litros nos anos 1990 uma oportunidade perdida o novo motor de corrida entao e basicamente um motor de 911 de 2 litros com dois cilindros a mais e 3 litros nao o motor sohc do 911 de rua porem; a versao dohc de competiçao usada no 911 r e com 2 2 litros nos 910 de motor central traseiro o novo carro de corrida que levaria este motor era na verdade um 910 com oito cilindros chamou se porsche 908 aumentado no meio a frente do motor era a mesma com os mesmos acessorios e ate o desenho basico do ventilador de arrefecimento com o alternador em seu eixo tudo 911 r sem tirar nem por o cabeçote dohc era tambem o mesmo duas valvulas por cilindro quatro valvulas por cilindro se mostravam impossiveis com arrefecimento a ar com valvulas de admissao a 33° da vertical e 38° nas de escape a pressao do sistema de lubrificaçao aumentou 30 psi para o motor maior para total de 100 psi e o ventilador de arrefecimento era de fluxo maior e consumia 12 cv ao limite de 9000 rpm mas era basicamente o mesmo motor agora com mais dois cilindros [caption id= attachment_378174 align= aligncenter width= 999 ] o 908/02 spyder em nurburgring[/caption] claro que a bomba de injeçao mecanica era de 8 injetores e o distribuidor para um oito cilindros ao contrario do motor de oito cilindros anterior o de f1 de 1 5 e 2 litros este tinha virabrequim com 90° entre as manivelas o de f1 era plano e o motor era bem maior os cabeçotes individuais eram de aluminio os cilindros tambem de aluminio com superficies de cilindro cromadas as bielas eram de titanio e as valvulas recheadas com sais de sodio a carcaça do virabrequim era de magnesio como eram as tampas externas de valvula medindo 84 x 66 mm e 2 926 cm³ o motor pesava 180 kg e com taxa de 10 3 1 dava ate 340 cv a 8500 rpm [caption id= attachment_378169 align= aligncenter width= 999 ] le mans 1969[/caption] o novo porsche 908 tanto na versao cupe longtail ou normal ou spyder seria um sucesso nas pistas em le mans 1969 com os 917 fora de combate gerard larrouse no 908 e jackie ickx num ultrapassado ford gt40 cinco litros travaram uma epica batalha ate a ultima curva da prova a todo momento um aparecendo na frente do outro e ambos acelerando ate mais de 300 km/h nas retas do circuito frances numa das mais epicas ediçoes da classica prova a vitoria ficou com o ford a ultima vez que ele ganharia mas o porsche 908 estava poucos metros atras [caption id= attachment_378168 align= aligncenter width= 999 ] le mans 1969 quase [/caption] mas ja no ano seguinte o 917 se mostraria imbativel neste tipo de prova a historia do 908 terminaria nao fosse uma ideia genial criar um carro de corrida especialmente para as provas onde a agilidade e baixo peso fossem mais importante que velocidade final este carro que seria chamado pelos pilotos de kombi pela posiçao que ficavam nele em relaçao ao eixo dianteiro seria a ultima evoluçao dos bergspyder da porsche e uma evoluçao direta do 909 bergspyder que e ainda hoje o mais leve dos porsche aos 385 kg https //flatout com br/os segredos do porsche mais leve da historia/ o 908/03 o carro era basicamente aquele 909 com o novo e maior oito cilindros de 3 litros o motor em si fora melhorado ate ali 1970 com por exemplo um acionamento hidraulico do ventilador de arrefecimento necessario para absorver trancos nas trocas de marcha que estavam estourando correias em 1970 ja fornecia regularmente 370 cv como o 909 o piloto estava quase sentado no eixo dianteiro e pernas adiante como uma kombi; parecia ate mais a frente do que no 909 por causa do motor maior mas era um carro curto com rodas enormes e uma delas em cada canto se mostrou um dos mais benignos carros de corrida criados pela empresa ate ali os italianos na targa florio impressionados com a velocidade o chamaram de porsche milagroso foi o primeiro carro de corrida realmente bem equilibrado disse gerard larrousse o primeiro carro completamente moderno exceto pela falta de downforce de acordo com paul frere ele se comportava lindamente e podia ser arremessado nas curvas com o maximo abandono sendo especialmente bom em curvas em s onde a reaçao imensamente rapida as mudanças de direçao era maravilhosa [gallery ids= 378181 378180 378184 378191 378185 ] os designers de carros de corrida sob hans mezger trabalharam duro para reduzir o peso do 908/03 consistente com a confiabilidade e produziram um carro que estava na vanguarda da tecnologia de materiais sua estrutura tubular era de liga de aluminio e titanio e pesava somente 35 kg os furos nos discos ventilados radialmente nao eram para arrefecimento; eram para reduçao de peso; mas viraram mania desde entao a carroceria tambem era em fibra de vidro tao fina que parecia transparente; pesava inacreditaveis 12 kg as bitolas eram largas mais de duas polegadas mais largas que as do 908 normal mas mesmo assim o carro ficou 100 kg mais leve que o ja levissimo 908/2 spyder 544 kg lembre se e um carro de 370 cv https //www youtube com/watch v=haipaqg9n6w como nao correria a noite o 908/03 nao tinha farois; apenas uma grade que escondia dutos para os freios e o radiador de oleo mas como a legislaçao pedia tinha estepe macaco a caixa regulamentar de porta malas e um banco de passageiro vestigial pintados em azul e laranja as cores da gulf os quatro 908/03 de 1970 eram todos diferentes todos desenhados por tony lapine no design da porsche todos eles coloridos e faceis de identificar ficaram para sempre gravados nas mentes dos espectadores sicilianos da targa florio os 908/03 nem tomaram conhecimento dos ferraris 512 s em 1970; ficaram em primeiro e segundo na famosa prova os 1000 km de nurburgring outra prova onde os 908/03 foram considerados ideais no lugar dos 917 tambem foi vencida por eles de novo dobradinha primeiro e segundo lugar a porsche ganhou o campeonato de construtores em 1970; nao somente por causa do famoso 917 mas tambem por causa deste carro com a combinaçao do poderoso 917 e do leve 908 em varias variantes inscrevendo duas equipes apoiadas pela fabrica a porsche dominou o campeonato internacional de marcas a cada ano de 1969 a 1971 com novas regras em vigor em 1972 carros esportivos de motor grande como o 917 nao eram mais permitidos e um alto peso minimo para prototipos anulou a principal vantagem que o 908/03 tinha todos os 908 foram vendidos e nao mais fizeram parte dos esforços da companhia continuaram vencendo e sendo modificados claro mas nas maos de outros nunca mais veremos um carro como o 908/03; um carro de corrida sim mas um que andava pelas ruas e estradas de uma sicilia que nao acreditava na sua capacidade de velocidade e seu berro estridente de oito cilindros a ar e no qual o piloto sentava no eixo dianteiro nem havera uma prova tao louca e perigosa como a targa florio nos anos 1970 onde monstros como este 908/03 atingiam velocidades inimaginaveis ao lado de senhoras estendendo roupas na janela o carro permanece em fotos e na lembrança um exemplo de uma epoca em que eramos muito mas muito mais corajosos que hoje um mundo que reputo melhor morrer parece um preço pequeno a pagar para se ter tanta cor velocidade barulho e gloria um mundo definitivamente que nao existe mais
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