A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

911 GT1: o último Porsche a vencer as 24 Horas de Le Mans

Com dezesseis vitórias em 28 anos, a Porsche foi a equipe que mais venceu edições das 24 Horas de Le Mans — uma era e ouro que começou em 1970 e terminou em 1998. Hoje, vamos contar a história do carro que deu à fabricante sua derradeira vitória na corrida de longa duração mais importante do mundo: o Porsche 911 GT1, que apesar do nome era mais uma mistura de carro de rua com protótipo do que qualquer outra coisa. Depois que o Porsche 962C encerrou a década de 80 dominando todos os outros rivais, a FIA decidiu mudar as regras para o Campeonato de Turismo eliminando motores turbinados e determinando que os protótipos usassem motores aspirados de até 3,5 litros. Na verdade, o plano era desviar o foco das corridas de endurance e atrair as equipes para a Fórmula 1 — história que já contamos em alguns dos posts desta série. Contudo, em 1994 um novo campeonato surgiu: o BPR Global Series, que era disputado com versões modificadas de superesportivos, como o McLaren F1 GTR e o Jaguar XJ2

Matérias relacionadas

The Power of Dreams: a incrível trajetória de Soichiro Honda, parte 2

Dalmo Hernandes

Este cara fez um Honda Civic del Sol de motor central-traseiro turbinado de 400 cv

Dalmo Hernandes

Por que o Porsche 918 Spyder tem as saídas de escape em cima do motor?

Dalmo Hernandes