na postagem anterior da nossa serie lendas de le mans vimos como a ford desenvolveu o gt40 e deu o troco a enzo ferrari por se recusar a vender sua scuderia aos americanos mas enquanto as atençoes estavam voltadas a briga ford vs ferrari a porsche começava a dar seus primeiros passos para vencer em le mans com um carro que se tornaria um de seus maiores icones o 917 o porsche 917 veio ao mundo em 1968 quando a fia mudou o regulamento para impedir carros dominantes como ele mesmo se tornaria o ford gt40 e o lola t70 tornaram se tao dominantes nas provas de endurance do grupo 4 esportivos de 5 litros que a fia decidiu reduzir o numero de homologaçao de 50 para 25 unidades como forma de atrair mais construtores a divisao de corridas da porsche ja havia construido 25 prototipos em 1965 e assim seria facil para a marca disputar a principal categoria de le mans alem disso eles poderiam vender os carros para equipes independentes para ajudar a bancar o investimento a apenas 10 meses do inicio da temporada eles começaram o desenvolvimento do carro partindo do 908 abaixo o baixo peso era a prioridade por isso o chassi foi refeito em aluminio e pesava apenas 42 kg bem mais leve — e mais fraco — que o do 908 por esse motivo para identificar quebras na estrutura o chassi space frame foi preenchido com gas pressurizado outras soluçoes para reduzir o peso do carro incluiram um sistema de arrefecimento do oleo do motor que usava os tubos da estrutura do proprio carro para leva lo ate o radiador na dianteira e a manopla do cambio feita de madeira balsa um tipo de madeira super leve usado em aeromodelos o motor era um flat 12 de 4 5 litros arrefecido a ar dizem ate que a volkswagen bancou a maior parte do desenvolvimento so para promover os motores a ar derivado do flat 8 do 908 e com aspiraçao natural produzia nada menos que 580 cv a traseira do 917 era destacavel permitindo as equipes escolher entre baixo arrasto ou mais downforce e suspensao era do tipo duplo wishbone nas quatro rodas e usava molas de titanio com menos de 10 meses para desenvolver o carro inteiro — o motor inclusive — quando os fiscais da fia visitaram a fabrica da porsche eles encontraram apenas tres 917 completos 18 montados e sete em pedaços o chefe da porsche na epoca ferdinand piech tentou sem sucesso convencer a entidade a homologar os carros mas as regras eram claras 25 carros funcionando ou nada feito em apenas tres semanas a porsche conseguiu terminar os carros e apresentou os 25 exemplares alinhados em frente a fabrica como eles conseguiram isso alguns carros foram maquiados para parecer terminados havia pinças de freio de madeira peças coladas motores sem miolo etc piech ate ofereceu um test drive aos fiscais da fia mas eles recusaram mesmo assim o jeitinho alemao funcionou e o 917 foi homologado isso contudo nao significou que ele era um carro de corridas pronto para vencer o comportamento dinamico dele era desastroso e ate mesmo os pilotos profissionais se recusavam a pilotar o carro o piloto da fabrica brian redman lembra que era preciso usar toda a pista em alta velocidade alguns achavam que o motor era forte demais para o baixo peso do carro afinal ele destracionava a 300 km/h [youtube id= hj39mman1hg width= 620 height= 350 ] contudo os engenheiros descobriram mais tarde que a cauda longa do carro gerava sustentaçao positiva — o que afeta a estabilidade direcional do carro deixando a traseira solta como se quisesse passar a frente do carro — e retrabalharam a aerodinamica do modelo para as retas mais longas da temporada como em spa monza e le mans voce achava que o 917 era um carro grande o 917 estreou em le mans em 1969 seu primeiro ano nas pistas e foi o mais rapido nos treinos mas logo apos largada viriam as primeiras consequencias da dinamica desastrosa do carro somada a inexperiencia de um dos pilotos o britanico john woolfe bateu seu 917 na maison blanche logo na primeira volta e morreu no acidente ele estava sem cinto de segurança devido a classica largada de le mans na qual os pilotos correm ate os carros e dao a partida por esse motivo esse tipo de largada foi proibido pela fia os outros dois carros inscritos pela equipe de fabrica foram alem mas nao terminaram a prova — o numero 14 teve um problema no sistema de lubrificaçao e perdeu seu oleo e o numero 12 liderava a prova por 80 km quando seu cambio quebrou na 21ª hora abrindo espaço para a vitoria do ford gt40 de jacky ickx o destino do 917 mudaria no ano seguinte decepcionada com o desempenho do carro em 1969 a porsche se aliou a equipe jwa gulf que se tornou a equipe oficial da fabrica e parceira de desenvolvimento tecnico durante os primeiros testes no autodromo hoje conhecido como red bull ring na austria os pilotos da fabrica notaram que o carro continuava com o comportamento instavel entao o engenheiro chefe da equipe john horsman notou um fato curioso o carro estava coberto de insetos esmagados que revelavam o fluxo de ar sobre a carroceria e nao havia bichinhos esmagados na cauda isso significava que nao havia fluxo aerodinamico ali resultando na sustentaçao aerodinamica que abalava a estabilidade do carro na epoca a downforce ainda nao era plenamente compreendida mas o descolamento da camada aerodinamica naquela parte da carroceria significava alguma coisa importante sem duvida entao horsman pegou umas folhas de aluminio fez uma traseira mais curta para o carro os pilotos conseguiram resultados muito melhores nos testes e a nova traseira foi adotada pela equipe dando origem ao 917 k — a letra k significa kurzheck ou cauda curta em alemao foi com essa modificaçao que a porsche chegou a mans em 1970 apesar da parceria oficial com a gulf a equipe porsche de fato era a porsche salzburg que era controlada por membros da familia porsche e por isso tambem correu com apoio oficial da fabrica alem das duas a porsche tambem apoiou a martini racing apostando em varias frentes para ganhar a corrida como se nao bastasse ter tres equipes a porsche tambem desenvolveu uma versao de baixo arrasto aerodinamico a 917 lh — ou lang heck cauda longa em alemao e usou o novo motor 4 9 em quatro carros no total havia sete 917 no grid das 24 horas de le mans de 1970 um 917 k 4 5 e um 917 l 4 9 pela porsche salzburg; um 917 l 4 5 pela martini racing; e tres 917 k pela john wyer/gulf — dois com motor 4 9 e um com motor 4 5 a john wyer/gulf ainda tentou inscrever um quarto carro que seria pilotado por steve mcqueen e jackie stewart para o filme as 24 horas de le mans estrelado por mcqueen mas a inscriçao nao foi aceita e o filme usou cenas reais da corrida do 917 k numero 20 de brian redman e jo siffert [youtube id= grde7gi5pqi width= 620 height= 350 ] deu certo o 917 lh 4 9 da porsche salzburg pilotado por vic elford e kurt ahrens jr conquistou a pole com a ferrari 512s coda lunga em segundo lugar em terceiro largou o 917 k da john wyer/gulf com jo siffert e brian redman seguidos por outra ferrari 512 e outro 917 k 4 9 da gulf no começo da corrida as ferrari de fabrica abandonaram a prova apos um acidente as duas equipes da porsche gulf e salzburg continuaram a brigar entre si mas todos os carros da gulf abandonaram depois de 12 horas de prova no fim das 24 horas o 917 k numero 23 com o motor menos potente de 4 5 litros e sua cauda curta com mais arrasto aerodinamico chegou em primeiro lugar com hans herrmann e richart attwood ao volante sob forte chuva o 917 lh da martini veio logo atras em segundo lugar apenas sete carros completaram as 24 horas de corrida entre eles um 908 em terceiro um 914 em sexto e um 911s em setimo intercalados apenas por duas ferrari 512s em 1971 a porsche voltou a mans com o 917 desta vez somente com duas equipes — a martini racing que entrou com um 917 k um 917 lh e um 917/20 uma variaçao experimental que tentava combinar a estabilidade do k e a fluidez aerodinamica do lh; e a gulf/john wyer que correu com um 917 k e dois 917 lh todos eles equipados com o motor 4 9 mais potente [youtube id= mjsnnokekmw width= 620 height= 350 ] o 917 lh de pedro rodriguez e jackie oliver da gulf conquistou a pole seguido pelo 917 lh de vic elford e gerard larrouse da martini e pelo 917 lh de jo siffert e derek bell tambem da gulf em terceiro lugar rodriguez e oliver lideraram a corrida nas primeiras horas mas acabaram abandonando e abriram caminho para o porsche numero 22 da martini racing pilotado por helmut marko sim o chefao da red bull racing e gijs van lennep que completaram 397 voltas e um recorde de distancia de 5 335 313 km que so foi superado em 2010 pelo audi r15 ao final da temporada de 1971 a fia decidiu banir a categoria sport forçando a aposentadoria do 917 nos anos seguintes a porsche so participou de le mans com versoes modificadas do 911 mas voltaria com um novo prototipo em 1976 o 936 que se tornaria o segundo vencedor da porsche em le mans mas a historia nao acaba ai dez anos depois de seu banimento uma equipe particular ainda conseguiu competir com o turbopanzer em 1981 as regras para o grupo 6 nao permitiam mais que carros de cockpit fechado participassem da prova mas uma brecha no regulamento permitiu que a kremer pudesse competir com seu porsche 917 que eles haviam acabado de montar a kremer racing era uma das muitas equipes privadas que competiam no grupo 5 de le mans usando o porsche 935 uma das razoes que levaram a porsche a retirar sua equipe de fabrica da categoria foi justamente evitar a competiçao com seus clientes fieis acontece que a kremer ja estava adquirindo peças para construir um 917 eles eram bem relacionados e nao foi muito dificil conseguir patrocinadores para o novo carro alem disso a propria organizaçao de le mans o automobile club de l’ouest ou simplesmente aco gostou da ideia pois o ano nao prometia muita coisa e talvez um 917 no meio dos outros carros pudesse tornar as coisas mais interessantes a ideia era pegar o projeto original e atualiza lo construindo um carro novo do zero na oficina da kremer a porsche ate ajudou nisso permitindo que os irmaos erwin e manfred kremer utilizassem os desenhos originais em troca a fabrica teria acesso aos dados dos testes aerodinamicos dos prototipos que poderiam ser utilizados mais tarde em seu 956 do grupo c so havia um problema o grupo 6 nao permitia carros com cockpit fechado por sorte no inicio da decada de 80 as regras para le mans estavam em transiçao e uma brecha no texto do regulamento permitiu que com uma abertura no teto para que o piloto pudesse enxergar o retrovisor que ficava montado do lado de fora o carro fosse considerado um spyder e nao fosse desclassificado jeitinho alemao dos irmaos kremer a estrutura do 917 k81 nome de batismo do carro da kremer ainda era um chassi tubular em aluminio porem pesava cerca de 65 kg — quase 20 kg a mais do que os 47 kg do 917 original o aumento se devia no entanto a reforços diagonais que ajudariam a melhorar a rigidez do carro que se sujeitaria a mais downforce devido as melhorias aerodinamicas o carro pronto pesava 893 kg no dia da inspeçao pela organizaçao da prova tinha tudo para dar certo nao e mesmo afinal estamos falando de um dos carros mais lendarios e dominadores da historia de le mans contudo uma relaçao de marchas mal escolhida deixou a velocidade final muito baixa — apenas 300 km/h na reta mulsanne o que resultou em um mero 18º lugar na classificaçao geral e 9º na sua classe no dia da corrida o carro estava nas maos de bob wollek guy chasseuil e xavier lapeyre na primeira hora sob o comando de wollek o carro aguentou firme e sem problema algum e foi passado para lapeyre tres horas depois ja com chasseuil ao volante o carro estava em nono foi quando lapeyre retomou a direçao e ao tentar ultrapassar um retardatario perdeu o controle e saiu da pista no processo uma mangueira de oleo quebrada deu origem a um vazamento que acabou forçando o carro a ser retirado da competiçao antes de completar sete horas de prova foi a verdadeira aposentadoria do porsche 917 em le mans — e foi bem menos glamourosa do que o bolido merecia depois de uma ultima corrida que ocorreu em setembro daquele ano o 917 k81 foi enviado de volta a sede da kremer e foi vendido a um colecionador este post foi originalmente publicado em 9 de junho de 2014 e foi reeditado com novas informaçoes e conteudo de midia para a serie lendas de le mans
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