FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Zero a 300

Porsche 935L: o monstruoso 911 disfarçado de protótipo – e com mais de 800 cv

Não é preciso ser um fã fervoroso do Porsche 911 para admirar um dos esportivos mais deliciosamente ariscos já feitos na história da humanidade: o Porsche 930, versão turbinada que estreou em 1975 como especial de homologação para a FIA. Ele tinha um flat-six arrefecido a ar sobrealimentado que, nos primeiros modelos, entregava 260 cv. Tanta força assim (para a época), somada a um turbo lag assassino, ao entre-eixos curto e ao peso do motor localizado na traseira tornavam o Porsche 930 extremamente desafiador de se pilotar rápido. Era preciso sangue frio para domar aquela traseira, especialmente porque os controles de tração e estabilidade eram as mãos, os pés e os instintos de quem se sentava ao volante. Quando chegou a hora de transformá-lo em um carro de corrida, a Porsche seguiu duas receitas: a do Grupo 4 da FIA, que deu origem ao Porsche 934 – um 930 com para-lamas alargados e um flat-six de três litros com turbo e quase 500 cv; e o Porsche 935, que seguia as regras mais