nao e preciso ser um fa fervoroso do porsche 911 para admirar um dos esportivos mais deliciosamente ariscos ja feitos na historia da humanidade o porsche 930 versao turbinada que estreou em 1975 como especial de homologaçao para a fia ele tinha um flat six arrefecido a ar sobrealimentado que nos primeiros modelos entregava 260 cv tanta força assim para a epoca somada a um turbo lag assassino ao entre eixos curto e ao peso do motor localizado na traseira tornavam o porsche 930 extremamente desafiador de se pilotar rapido era preciso sangue frio para domar aquela traseira especialmente porque os controles de traçao e estabilidade eram as maos os pes e os instintos de quem se sentava ao volante quando chegou a hora de transforma lo em um carro de corrida a porsche seguiu duas receitas a do grupo 4 da fia que deu origem ao porsche 934 um 930 com para lamas alargados e um flat six de tres litros com turbo e quase 500 cv; e o porsche 935 que seguia as regras mais liberais do grupo 5 e com isto era praticamente um prototipo quer uma evidencia entao tome logo varias estas fotos sao do porsche 935 de bob akin que competiu com ele nas 24 horas de le mans de 1982 o porsche 935 era o mais proximo que se podia chegar de um prototipo sem abandonar todos os elementos do porsche 911 se voce leu sua historia aqui no flatout sabe que um 935 foi o vencedor das 24 horas de le mans de 1979 e sabe tambem que o seu motor era um pouco menor que o do 930 pois o regulamendo do grupo 5 definia que motores naturalmente aspirados poderiam deslocar ate quatro litros no caso dos sobrealimentados multiplicava se o deslocamento por 1 4 para manter as coisas justas sendo assim de tres litros o boxer passou a 2 85 litros multiplicados por 1 4 o resultado era 3 99 a potencia ia de 560 cv a mais de 800 cv dependendo da pressao do turbo que variava entre 1 35 e 1 55 bar o cambio era manual de quatro marchas com diferencial blocante o regulamento do gupo 5 ja permitia modificaçoes muito mais radicais que o grupo 4 o que acabou dando origem ao flatnose nariz chato do 935 como tambem ja foi comentado aqui no flatout no carro de bob akin porem as coisa ficaram ainda mais extremas deve ser o flatnose mais flat que ja vimos um nariz tao baixo tinha sua razao de ser aerodinamica apesar de ter competido em 1982 o carro de bob akin foi concebido nos anos 1970 a era da aerodinamica no automobilismo a regra era cortar o ar com mais facilidade e assim conseguir mais velocidade nas retas e so lembrar do efeito solo na f1; os winged warriors de daytona plymouth superbird e dodge charger daytona tao velozes que foram banidos das pistas e claro os prototipos de le mans no caso deste carro tem algo especial o nariz nao e porsche e sim enxertado de um lola t600 prototipo britanico do grupo c o mesmo do porsche 962 mas nem da para ficar bravo com esta heresia da e alem de tudo o radiador tao baixo ajuda a deixar o centro de gravidade mais proximo do chao instalada a carenagem e possivel ver os dutos de ventilaçao e o escoador aerodinamico atras do radiador esta soluçao começou a ser adotada na decada de 1960 e o exemplo mais conhecido provavelmente e o ford gt40 caminhando pela lateral podemos perceber o recorte atras do pneu dianteiro nao e so para deixar o visual bacanudo e sim uma tentativa de reduzir o arrasto aerodinamico naquela regiao o problema e que ao utilizar como base a plataforma antiga do 911 ficam evidentes as limitaçoes provenientes da idade o monobloco original e estreito demais a carroceria alargada ao extremo e o resultado de uma espiral os turbocompressores e seu sistema de dutos adiciona ainda mais peso a traseira e tambem e responsavel pelo torque monstruoso do flat 6 que tambem tem um lag aterrorizante as consequencias sao duas aumento da inercia e por isso da transferencia lateral de peso; e a necessidade de pneus extremamente largos para lidar com todo o toque e tracionar o maximo que for possivel so que os pneus largos tambem ajudam a aumentar a transferencia lateral de peso o que exigiu bitolas extremamente largas por isso os pneus ficam quase 100% para fora da linha das janelas ainda na traseira note como ela e longa ja tratamos deste assunto aqui e uma soluçao para reduzir o descolamento das camadas aerodinamicas em alta velocidade evitando turbulencias e aumentando o downforce tambem e uma caracteristica tipica de varios carros de corrida da decada de 1970 como o 935 moby dick e o porsche 917 langheck com tantas adaptaçoes a real e que restou muito pouco da plataforma original do 911 aqui apenas o para brisa o teto e as colunas e ainda assim o angulo do para brisa com o teto foi modificado tambem por razoes aerodinamicas dito isto ainda e possivel enxergar um 911 por baixo de toda esta armadura pois sua silhueta caracteristica e inconfundivel alias tantos aparatos aerodinamicos nos fazem lembrar de outra categoria praticamente sem limites neste quesito a stock car nos fim dos anos 1980 o carro abaixo quase irreconhecivel e o chevrolet opala com o qual ingo hoffman correu em 1988 mas voltando ao porsche 935 bob akin competiu nas 24 horas de le mans de 1982 com ele mas durou apenas duas horas teve de abandonar a corrida por um problema no tanque de combustivel auxiliar o carro ainda competiu em algumas provas de endurance naquele ano antes que akin decidisse encosta lo em um canto de sua oficina ate vende lo em 1999 o novo dono jacques rivard mandou restaurar e refazer motor e cambio e ate recentemente corria com o 935 em provas historicas entao decidiu vende lo mas primeiro o enviou para a canepa para uma boa revisao e uma caprichada sessao de detailing e por isso que ele esta tao bonito e anunciado no site de classificados james edition por singelos us$ 1 2 milhao ou quase r$ 4 milhoes em conversao direta
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