se voce pesquisar a respeito da turismo carretera vai encontrar diversos resultados dizendo que se trata da categoria de automobilismo mais antiga do planeta ainda em atividade mas e as 24 horas de le mans talvez voce se pergunte de fato as 24 horas de le mans acontecem desde 1923 mas so passou a fazer parte do calendario de uma categoria em 1953 quando foi inaugurado o wsc world sportscar championship ou campeonato mundial de prototipos esporte sendo assim talvez nao seja so o egocentrismo dos argentinos falando ok brincadeira — aqui no flatout a gente nao fica com esse negocio de bairrismo e de qualquer forma os argentinos tem que se orgulhar mesmo da turismo carretera porque o bagulho e loco mesmo imagine so carros com chassi tubular bolhas que lembram carros dos anos 1970 e motores de seis cilindros em linha carburados girando a quase 8 900 rpm precisa mais [youtube id= 8hes8tvyti width= 620 height= 350 ] as raizes da turismo carretera podem ser traçadas ate 1910 quando o aca automovil club de argentina realizou uma corrida de quase 700 km entre as cidades de buenos aires e cordoba por vias publicas os vencedores juan casoulet e de dio bouton cumpriram o trajeto em 30 horas e 42 minutos a uma media de 24 km/h como sabemos o automovel evoluiu bastante nas primeiras decadas do seculo xx assim como o automobilismo nos anos 1930 as corridas de automoveis ja eram bastante populares e em 1937 foi criado o campeonato argentino de velocidade a ideia era realizar corridas de longa duraçao em estradas ou em espanhol carreteras — dai seu nome os percursos espalhados pelo pais deveriam ter mais de 1 000 km e atingir velocidades superiores a 120 km/h era um dos objetivos alem e claro de vencer a corrida so poderiam participar carros de carroceria fechada — nada de conversiveis — com mecanica original e os cupes ford e chevrolet da epoca dominaram as provas ate os anos 1960 foi neste periodo que um certo juan manuel fangio começou a se destacar em 1940 aos 29 anos de idade ele conquistou seu primeiro titulo com a os 30 anos de idade ele venceu seu primeiro titulo na turismo carretera pela chevrolet em 1941 fangio repetiu o feito e tornou se o primeiro bicampeao da categoria no ano seguinte porem ele acabou indo para a europa disputar a formula 1 la como sabemos fangio foi bom o bastante para conquistar seu lugar entre os melhores de todos os tempos [youtube id= i4o1pff7hto width= 620 height= 350 ] um dos carros mais conhecidos desta epoca e o cupe ford conhecido como la galera que em 1963 ficou famoso por ser o primeiro carro de turismo carretera a ultrapassar os 200 km/h [youtube id= u2krccaxar0 width= 620 height= 350 ] a formula seguiu praticamente inalterada ate a decada de 1970 quando os carros dos anos 1930 ja bastante gastos e cansados começaram a ser substituidos por modelos mais modernos como o ford falcon o modelo argentino o chevrolet chevy como o chevrolet nova era chamado na argentina e o dodge gtx modelo endemico do mercado argentino cuja historia contamos aqui alem do ika torino modelo argentino fabricado pela renault com plataforma amc e motor seis em linha willys esta epoca contudo foi marcada mesmo pelos primeiros prototipos esporte a competir na turismo carretera começou em 1967 quando o regulamento passou a permitir todo tipo de modificaçao nos carros — algumas equipes começaram a construir carros com chassi tubular projetado sob medida utilizando mecanica de modelos conhecidos os motores mais populares eram os seis em linha ford e chevrolet [youtube id= xmbu_fyx8ie width= 620 height= 350 ] nos anos 1980 foi fundada a actc a asociacion corredores turismo carretera com isto a categoria começou a ficar mais profissional e foi tambem nesta epoca que começaram as primeiras manifestaçoes de preocupaçao com a segurança dos pilotos — algo que em 1990 ocasionou a migraçao definitiva dos circuitos de rua para autodromos fechados e claro que os mais tradicionalistas chiaram mas no fim das contas as provas continuaram sendo um sucesso absoluto de publico na verdade foi justamente depois da mudança que a rivalidade entre ford e chevrolet — mais alguem ai lembrou dos australianos e sua v8 supercar a rixa chega ate as torcidas — nao e raro fas de marcas rivais chegarem as vias de fato mas brigas entre torcidas as chamadas hinchadas sao seriamente desencorajadas pela organizaçao os carros dos anos 1970 ainda eram utilizados mas com o passar dos anos deram lugar a bolhas cujo desenho imitava as carrocerias antigas debaixo delas ha estruturas tubulares mais modernas e seguras que sao utilizadas ate hoje [youtube id= 7ycsrdhmdpw width= 620 height= 350 ] mecanicamente porem a turismo carretera ateve se a velha escola ate hoje sao usados motores de seis cilindros em linha carburados em 2008 as equipes ainda acertavam os motores na estrada e ate 2014 eles ainda tinham valvulas atuadas por varetas — so em 2015 e que passaram a usar comando duplo no cabeçote atualmente os motores tem deslocamento unico de 3 2 litros e potencia em torno de 450 cv com curso dos pistoes reduzido eles giram rapido beliscando as 9 000 rpm e o ronco produzido e um deleite para ouvidos gearheads saca so [youtube id= ya4onnm7bso width= 620 height= 350 ] nao e a toa que os argentinos gostam tanto dessa brincadeira mas a gente nao tem inveja ok agradecemos a milton pecegueiro rubinho pelas informaçoes
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