de fala simples direta e sempre rindo em alto e bom som pedro testa e o tipo de entusiasta sem filtros sem frescura conforme voce olha para os detalhes do seu palio de track days fica facil de ver como ele reflete a personalidade de seu dono humor amizade e franqueza estao espalhados em todos os poros do fiat nascido originalmente como um dos 50 carros da copa palio que foram preparados pela greco competiçoes em 1997 para a categoria que por muitas vezes abriu as provas da stock car [ clique nas fotografias para ampliar ] os veiculos de competiçao da copa palio eram extremamente simples em sua receita de preparaçao mas dinamicamente muito intensos graças ao relativo baixo peso abaixo dos 900 kg combinado a um comportamento bastante traseiro com muita cambagem e caster na dianteira pressao de pneus altissima na traseira e suspensao com carga a rodo era normal que seus pilotos fizessem quase todo o traçado de lado frequentemente contra esterçando ao longo de toda a curva as provas eram marcadas por disputadas eletrizantes e equilibradas as vezes com tres ou quatro carros disputando a mesma freada a uniao entre pedro testa e este carro aposentado da copa palio que em suas maos foi repintado com uma homenagem aos mclaren da decada de 1980 foi trilhada por um caminho de tres palavras amor as pistas como muitos de sua geraçao testa teve esta paixao esculpida por muitas provas de arrancada em interlagos assistidas da arquibancada com o seu pai dezenas de episodios de overhaulin’ e os primeiros filmes da franquia velozes e furiosos sua primeira experiencia em interlagos foi com o seu segundo carro um fiat 500 com upgrades na suspensao escape bancos concha e personalizaçoes do 500 abarth em uma prova de regularidade mas o batizado nao exatamente facil na penultima volta um mercedes benz c63 amg me cortou por dentro na junçao nao segurou a linha e me acertou em cheio no pe da porta me jogando na grama fiquei frustrado achando que nada daquilo era pra mim logo na primeira vez bati o carro afirma absorvendo a culpa nao pelo acidente em si mas pelo dano que seu carro acabou sofrendo mas era tarde demais para querer tirar a pista de seu sangue o autodromo ja fluia em suas veias e uma serie de coisas lentamente cimentariam o seu caminho em direçao ao palio apenas seis meses depois um honda civic si vermelho rally entrava em sua garagem foi o carro que o levou a conhecer marcio mastroianni da way motorsport oficina de preparaçao especializada em honda e toda a turma dos track days entre eles o piloto de drift raphael panigalli que acabou se tornando quase um irmao num flash todo o receio desapareceu pedro estava de volta aos autodromos como cereja do bolo seu amigo jose santiago fundador da crazy for auto que organiza varios track days principalmente em sao paulo o ajudou a conseguir um curso de pilotagem na alpie o golpe final veio algum tempo depois quando ele e o marcio da way foram para o autodromo de piracicaba para que marcio testasse um honda civic lx 1999 do campeonato de marcas nada de outro mundo mas um carro preparado para uso definitivo em pista todo aliviado gaiola suspensao feita motor b16 com modulo hondata na hora que eu provei o veneno que e um carro de pista conclui na hora que precisava de uma ratoeira daquelas principalmente quando comparamos os custos entre usar um carro do marcas e um esportivo de rua no autodromo e assim o palio surgiu na vida de pedro era um dos carros que estavam em posse do sr antonio da antiga escola de pilotagem interlagos veja como era a sua pintura antes de ser personalizada por testa bem como o inicio da preparaçao para o tema atual o proprio marcio mastroianni acabou indicando aquele que se tornou um grande amigo e que e o preparador do fiat ate hoje o eloy canteras da ck motorsport transparente e direto como pedro ele disse ao novato meu negocio sempre foi arrancada eu nunca andei na vida com um carro desses voce esta começando tambem entao vamos descobrir juntos vamos desenvolver juntos botar a cara a tapa e ir descobrindo se deu certo basta olhar a quantidade de carros de circuito que estao em volta do palio ate mesmo o epico gol turbo de eloy e o primeiro carro a esquerda do palio de testa na foto acima conhecido nas pistas de arrancada e que chegou a rodar com 730 cv nas rodas acabou banhado dessa cultura e aos poucos esta sendo convertido para a atividade em circuitos tres meses depois em janeiro de 2015 o palio fazia a sua estreia em interlagos abaixo fotos de rafael micheski ja com sistema de injeçao fuel tech ft350 bancos bride e volante nardi ao recordar da experiencia pedro mistura empolgaçao e receio eu estava morrendo de medo fiz o santiago descer pra pista comigo depois o pani carro de pista tem uma dinamica que assusta quem nunca esteve dentro e muito solto muito traseiro voce tira o pe do acelerador e o bicho ja quer atravessar comecei conservador ao extremo com 35 libras na traseira e ao longo de um ano e oito etapas em piracicaba e que fui chegando as atuais 75 libras calibragem fora da especificaçao de fabrica usada em competiçoes para deixar a traseira solta ao longo desse processo muitas rodadas e atravessadas quando pilotados no limite carros de corrida sao bem mais traiçoeiros que automoveis de rua travei as rodas e rodei pra caramba em interlagos no lago no laranjinha no mergulho em tudo quanto e lugar o santiago me ajudou muito a refinar e a evoluir a pilotagem hoje o palio e conhecido entre os amigos do meio dos track days de piracicaba como o terrorista dos civic si golf gti e citroen ds3 por causa dos tempos de volta baixo e da alta velocidade obtida nas curvas do circuito o autodromo traz como caracteristicas retas curtas e curvas longas em sequencia o que reduz bastante a vantagem de potencia de esportivos maiores em janeiro deste ano chegou a cravar 1 21 0 no autodromo no miolo estou dando trabalho ate para os audi dtcc se orgulha todo de lata 890 kg apenas com paineis internos removidos e vidros laterais e vigias substituidos por peças em lexan a receita do fiat preserva a sua essencia bloody roots da copa palio sem componentes ou soluçoes exoticas com 121 cv nas rodas 14 mkgf de torque e corte de giro a 8 250 rpm o motor apresenta corpo de borboleta do tempra 2 0 taxa de compressao de 11 5 1 que deve subir para 12 5 1 com a adoçao dos pistoes forjados que pedro deve instalar em breve cabeçote retrabalhado com taxa guia e sede de valvulas coletor de escape dimensionado 4x1 com saida na lateral greco polia variavel comando de valvulas especificaçao argentina da carlini competizione coletor de admissao original e um sistema de captaçao de ar frio digamos que bloody roots o cambio usa carcaça do 1 6 16v mas relaçoes do uno mille fire o conjunto dinamico e tambem direto ao ponto molas curtas e amortecedores bilstein originais da copa palio buchas de borracha originais correntes de amarraçao na suspensao traseira uma especie de barra estabilizadora old school limita a rolagem ao conectar a suspensao a carroceria com potencia relativamente baixa e peso pena os freios sao tao pouco usados no autodromo que o sistema permanece o original com a remoçao do hidrovacuo para melhorar a modulaçao e a adoçao de fluido pentosin como unicas modificaçoes os carros de competiçao do campeonato de marcas usam pressoes de pneu e angulos de cambagem pouquissimo ortodoxos para fazer a traseira deslizar o maximo possivel se a pressao dos pneus dianteiros fica em aceitaveis 27 libras a cambagem no eixo e de nada menos que oito graus negativos e a pressao nos pneus traseiros e de inacreditaveis 75 libras com esta receita a traseira do veiculo começa a apontar para dentro da curva automaticamente do meio para o fim do processo de frenagem permitindo que o piloto acelere muito antes do que num acerto convencional sempre deslizando de lado e muitas vezes contra esterçando o piloto pode manter o pe cravado nas curvas sem lidar com a escapada de frente tradicional de um veiculo de traçao dianteira o palio de pedro testa calça um jogo de dunlop sp touring t1 uma das opçoes de melhor custo beneficio da marca com baixo indice de resistencia ao rolamento e orientado para veiculos compactos e medios que rodam bastante originalmente eu usava os pneus de rua que boa parte dos carros do marcas usavam na hora de troca los pesquisei com alguns pilotos da propria categoria e a turma estava falando dos dunlop que viravam tempo similar mas eram quase 50% mais em conta minha estreia com eles foi sob chuva pesada no autodromo de curitiba e chamou a minha atençao a performance e a confiabilidade na chuva andei com 28 libras nos quatro pneus gosto da comunicabilidade do limite de aderencia e da capacidade de escoamento com piso molhado esta durando bastante e olha so de nao ter descamado os ombros numa sessao de vinte voltas a moda da casa ja da pra saber que o pneu e bom porque tem muito pneu que nao aguenta esse uso intenso em uma das etapas cheguei a dar 97 voltas com ele na porta do palio chama a atençao o tributo postumo ao seu amigo e piloto de drift e de track days raphael panigalli bastante conhecido na cena dos entusiastas de sao paulo e que faleceu ha pouco mais de um ano por complicaçoes respiratorias pedro e raphael eram muito proximos e o carro acabou ficando como um elo dessa sinergia o pani era meu irmao de verdade passava muito tempo em casa quando o conheci ele ja estava fazendo alguns dos tratamentos viajamos juntos para orlando onde ele fazia um curso de aviaçao e isso abriu muitos horizontes na minha vida vi carros de drift pela primeira vez em daytona graças a ele nos seus ultimos treinos de drift eu manobrava o seu carro um toyota chaser mk ii ate a saida de box porque ele ja nao tinha muita força nas maos por algum motivo ele decidiu adotar o palio ele vivia no eloy vendo o carro comprava as peças e nem me avisava as vezes ficava a tarde toda instalando numa de suas viagens ele comprou dois volantes nardi e me deu um deles que e o que eu uso ate hoje o palio foi o ultimo carro de corrida em que ele andou guardo tudo isso como uma otima lembrança este e o fiat palio de track days de pedro testa um carro que nao apenas reflete o bom humor e a franqueza de seu piloto mas que tambem carrega muitas historias e amizades dentro e fora das pistas dunlop sp touring t1 clique aqui para acessar a pagina deste pneu no site oficial da dunlop onde comprar clique aqui para acessar a lista de distribuidores de varejo da dunlop em todo o brasil voltado ao uso em veiculos compactos e populares que rodam dezenas de milhares de quilometros por ano o sp touring t1 introduz em seu composto uma combinaçao de polimeros para estender a sua longevidade e reduzir a resistencia ao rolamento aprimorando a eficacia energetica do automovel para garantir maxima segurança em piso molhado o sp touring t1 emprega quatro grandes sulcos de escoamento mas os blocos incorporam um desenho que busca otimizar o conforto ao rodar e a reduçao do ruido de rodagem algo importante em veiculos populares que possuem forraçao acustica menos privilegiada
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