A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

O Gurgel Supermini com motor de Suzuki Bandit 600 dá sua primeira volta na rua!

Você certamente lembra de Joselito Tridapalli, também conhecido como Joselito Fotógrafo, e de seu engenhoso projeto — um Gurgel Supermini com motor de Suzuki Bandit 600. A gente falou dele aqui há algum tempo e prometeu que, quando o carro andasse, voltaríamos a fazê-lo. Bem, aí está: o Gurgel Supermini 600 deu sua primeira volta na rua. E que ronco esta coisinha tem, meu amigo!

Desde que falamos do carro pela última vez, bastante coisa mudou — acabamentos foram feitos, sistemas foram instalados e mais adaptações criativas e eficientes foram feitas, e o carro até já deu umas voltinhas pela oficina:

Como dissemos no início de maio, além de fazer o motor funcionar, Joselito tem como prioridade aliviar o peso do carro ao máximo. Como se o Supermini já fosse muito pesado, não é? Segundo seus últimos cálculos, ele já tirou 220 kg do carro somando todas as modificações — mas isto já faz tempo e ele parou de tomar nota. Segundo Joselito, só saberemos quantos quilos o Supermini perdeu quando ele estiver pronto e for para a balança.

gurgel-street (14) gurgel-street (12) gurgel-street (7)

gurgel-street (8)

Entre as modificações estão a instalação de faróis de moto, que pesam quase a metade dos originais; a substituição da vareta de aço do capô por uma de alumínio e até a instalação de um pote de maionese (sério) como reservatório de água do pára-brisa. Não é por acaso que Joselito é conhecido como “Magaiver”…

O que importa é que tudo está funcionando, como podemos conferir no vídeo abaixo, feito pela 83Films:

A primeira coisa que se nota é o ronco nervoso do Gurgel, cortesia dos coletores e do escape feito sob medida — e, claro, da redline a mais de 10.000 rpm do quatro-cilindros com comando duplo no cabeçote. Dá para ver as pessoas entortando o pescoço enquanto o pequeno berra pelas ruas de Brusque, em Santa Catarina. Também vemos que o painel recebeu um indicador de marcha digital, muito útil quando se tem um câmbio sequencial de seis velocidades.

gurgel-street (19)

De acordo com Joselito, o carro responde muito bem, mas ainda precisa de alguns acertos na suspensão e de freios mais potentes. Além disso, falta finalizar a parede corta-fogo para melhorar a eficiência do isolamento térmico e acústico — afinal, barulho é bom mas ninguém quer ficar surdo com 10.000 rpm a centímetros da orelha, não é?

Desde que o vídeo foi gravado, parte destas questões começou a ser resolvida. O Gurgel agora tem amortecedores feitos sob medida pela STA Suspensões e uma parede corta-fogo de alumínio e fibra de vidro. Outras novidades incluem o kit com estepe, triângulo e chave de roda devidamente instalado no porta-malas dianteiro, bancos restaurados com o “Supermini” bordado nos encostos, tanque de combustível de 30 litros (com boia adaptada do Chevette) e um esticador de corrente feito de alumínio — novamente a fim de aliviar peso.

gurgel-street (13) gurgel-street (15) gurgel-street (16) gurgel-street (18)

É muito bacana ver este projeto indo de vento em popa. Como já dissemos, é o tipo de coisa que a gente costuma ver em fóruns e sites gringos, porém com ingredientes que só temos no Brasil. Sem dúvida vamos continuar acompanhando Joselito e seu Gurgel Supermini. Quem sabe não damos uma volta nele quando estiver pronto?

Matérias relacionadas

Este Porsche 911 GT1Evo já venceu corridas e agora pode rodar nas ruas – só precisa de um novo dono

Dalmo Hernandes

BMW E36: tudo o que você precisa saber antes de comprar (323i, 325i e 328i)

Marco Antônio Oliveira

Simplicidade, leveza e diversão: duas décadas de Elise, o carro que salvou a Lotus

Dalmo Hernandes