senhoras e senhores gearheads bem vindos ao project kombao #348 uma novela da pesada cheia de emoçoes com momentos de tensao recheadas de tretas e felicidades e vamos parar com este bla bla bla e começar logo com isso e ah meu nome e tobita matsuki codinome flatouter japones voador um ex projetista mecanico estudante de jornalismo feliz propertario de um ford kapeta e kombao e agora um comerciante ambulante de alimentos ou food truckeiro de qualquer forma e um ambulante so que mais chique no urtimo na boa quem ainda usa o termo da pesada e chique no urtimo como peguei a doença ‘gearhead’ calma djow depois eu conto sobre o kombao primeiro quero contar sobre o meu grave problema ser um gearhead desde criança ate antes acreditava que foi por causa do desenho lokasso speed racer franquia gran turismo miniaturas tomica tipico matchbox japones e uma miniatura 1 43 da ferrari f50 que era linda demais ate que um dia a minha mae pegou carona no meu ford kapeta e ela disse e voce nao tem jeito mesmo muleque desde quando voce era bebe eu ficava louca voce ficava correndo e fazendo drift pra la e pra ca com o andador agora fica ai forçando o motor do pobre coitado depois dessa conclui que essa doença ja e de nascença saudades do meu nsx tomica ah mae na boa nem tava correndo tanto assim o kapetinha e barulhento ta com o escapamento furado so isso ja a paixao sobre os fusquinhas kombao brasa sp2 puma e outros aircooled vw eu nao sei explicar talvez seja por causa do meu avo que era gerente de vendas da volks nos anos 70 e 80 e ouvi que ele era muito sacana — quando ele tinha que entregar uns sp2 para os clientes primeiro dava um role levava pra casa botava as filharadas pro rolezao de sp2 e dai sim depois entregava para o cliente se esse cara vendeu o sp2 pra voce saiba que o possante foi para uns roles antes de ir na sua casa e isso pode ter acontecido tambem com o seu fusca brasilia ou passat agora sim começa a historinha do kombao ok mas primeiro quero contar a minha indignaçao que a agua com gas e 30 centavos mai ok parei os editores ja devem estar p*** da vida ok vamos começar pois bem primeiro vou contar sobre a aquisiçao do kombao que foi mais louco do que vender balinha no aviao mais pra frente conto sobre como surgiu essa ideia de ter um food kombao episodio 1 a aquisiçao no começo do ano ja estava com a ideia pronta so faltava um kombao para começar a trabalhar por meio das buscas no olx apareciam varios kombao de qualquer tipo e naureza era corujinha caro pra cacete ou todo zuado food kombi clipper cabritinha motorhome com apzao e uns ja fui uma kombi conforme a necessidade precisava de um com caramujo aquele troço enorme que a coitada carrega pelo o resto da vida com cozinha revestida de inox pia reservatorio de agua entre outras coisas que a vigilancia sanitaria pede mas o problema e que com tudo isso sao caras pra caramba um estudante lascado como eu nao tinha como pagar 30 mil em uma dessas mesmo juntando o fundo de garantia meu e do meu pai que ajudou pra carvalho ate que um dia no meio das buscas achei um exemplar perfeito kombao ‘86 com caramujo com tudo que a vigilancia sanitaria pede e o melhor com um preço muito mas muito camarada so que tava bem feinha tao feinha que pelas fotos do anuncio achei que fosse uma bomba mas pensei melhor e decidi marcar uma visita e de fato estava bem feinha toda enferrujada cheio dos buracao e com os pneus mais carecas do que slicks de formula 1 ja a mecanica bom ate que tava boa fiz o teste da pocinha tava pingando um pouquinho de oleo mas nada grave da folga da polia do virabrequim a direçao com uma ferias secular mas dirigivel entre outros testes que foram bem sucedidos a cozinha entao otima no geral valia muito a pena pelo o preço que o cara estava pedindo entao logico acertamos as contas apertos de maos e teve os choros do ex dono pois a kombinha ajudou bastante a vida da familia dele e ate conseguiu um ponto fixo graças a ela e da uma dor no coraçao quando vendemos aquele carrinho que nos acompanhou a vida inteira episodio 2 a bendita correia e o santo borracheiro eu nao lembro exatamente o dia que eu peguei esta maravilha de kombi acho que foi num sabado de suzano saiu meu pai erick um funileiro e serralheiro opaleiro que tem experiencias em dirigir carros grandes e eu fomos para itaquera onde estava o kombao chegamos la no local pelas 16 00 e la estava a kombinha numa piramba bem inclinada com as rodas viradas para atingir a calçada e engatada na primeira pois ela estava sem freio de mao acertamos os documentos pegamos as chaves conversamos com o ex proprietario sobre como manusear uma kombi e o caramujo umas 16 30 ja era hora de partir na hora que erick e eu ia entrar no kombao o ex dono fez questao de botar o cambio no ponto morto entao erick pisou no freio e embreagem e deu a partida que beleza o bichao roncava bonito digno som de boxer vw na hora de engatar a primeira nao engatava de jeito nenhum tentei engatar tambem mas nao consegui o ex proprietario rachando o bico ao ver os nossos sofrimentos para entender o cambio da kombi chegou e disse po e facin e so ter as manhas e assim ele mostrou como engatava a primeira e eu ficava como um besta sem entender nada pensando pu** mer** fud** isso nao e aquele cambio sequinho e curto como o do meu kapetinha mas para o cara era facinho de qualquer forma arreguei pois se eu nao engatar direito engatando a terceira ao inves da primeira o kombao iria morrer descer a piramba e atingir uns tres carros la em baixo deixei pro erick que foi o primeiro quem pegou as manjadas do cambio estranho da kombi quem dirigiu uma kombi sabe do que estou falando na primeira vez voce fica perdido nao da pra saber se engatou alguma coisa e qual marcha o cambio e molenga e tem que fazer percurso de 2 metros com o braço pra engatar alguma marcha lembrei na hora do post do barata sobre como dirigir carros antigos como um piloto de ford kapeta carrinho moderno hi tech que o cambio e curtinho e seco me senti migrando de um macbook para uma maquina de datilografar tudo ali e mais duro e parece ser mais complicado mas requere costume e manjaçoes depois de alguns minutos finalmente saimos de la as vezes arranhando as marchas tentando engatar a segunda so que na verdade estava engatando a marcha re no meio do caminho fomos abastecer o kombao so para ter a garantia que iria chegar em suzano sem problemas quando cheguei no posto pedi pra colocar 50 conto de gasosa e fui pegar a chave do tanque de combustivel mas esqueci do detalhe que os antigos tem uma chave para cada porta enquanto os carros modernos hi tech usam uma chave para tudo o kombao tem um bolao de chaves uma para cada uma porta e funçao eu nao sabia o que fazer e nem lembrava qual chave era entao entreguei as chaves com o plastico preto mas nenhum deu certo entao tive que entregar aquele outro monte de chaves e o coitado do frentista teve que descobrir qual era uns 10 minutos depois ja na entrada da av radial leste meu pai começa a buzinar feito louco pra avisar que alguma coisa de errado nao esta certo entao encostamos num canto e vimos que de fato tinha alguma coisa errada ali uma fumaceira dos infernos pu** que o pariu fundiu o motor entao abrimos a tampa do motor e deparamos com a correia no canto que escapou no meio do caminho pra quem nao sabe a correia do alternador/virabrequim dos vw aircooled serve nao apenas para o alternador mas tambem para a refrigeraçao do motor essa correia vai fazer que a ventoinha de tras gire e resfrie o oleo do motor note no oil cooler refrigerador de oleo fan ventoinha e generator alternador ou dinamo colocamos a correia ali de volta esperamos alguns minutos para o motor resfriar rezamos para que o motor nao tenha fundido fica legal se tirar a letra n do fundido demos a partida e funcionou bora pra suzano hoje nois chega la no meio do caminho com muita fe que ia chegar em suzano em 1 hora conversamos sobre opalas erick e um opaleiro do @#$/& caravan seis canecos swap de motor de opalao no chevette e questionamentos sobre o por que eu gosto de fuscas e derivados depois de meia hora na av radial leste meu pai volta a buzinar baralho o que foi dessa vez pensei adivinha a bendita correia escapou denovo la vai o mesmo processo anterior que pelo menos deu certo quando finalmente saimos do lugar continuamos conversando sobre opala e carav ooooo cara*** denovo dessa vez vimos a fumaceira pelo o retrovisor agora sim lascou de vez para nao dizer a outra palavra digo fu#$& de vez a bendita correia estourou e agora perdidos no meio da avenida todos os comercios fechados pode crer era num sabado mesmo nenhum mecanico e autopeças por perto entao ligamos a cobrar para o nosso mecanico e perguntamos se podiamos andar sem a correia ate suzano ou o que fazer logico que a resposta foi um sonoro nao mas sugeriu que a gente ande um pouco e depois para pra resfriar o motor ou chamar um guincho o problema e que ninguem tinha grana pra pagar o guincho e nem creditos no celular alias ninguem conhecia algum guincho pra chamar entao optamos pela a primeira opçao esperamos esfriar o motor demos a partida e prosseguimos continuamos conversando sobre opal ok ok eu ja sei ta fumaçando essa bendita meu pai ficou buzinando feito louco novamente e tsc o pneu furou ah mas calma tem o estepe vamos pegar o estepe tsc e o estepe tava pior do que o pneu furado pra ter uma ideia os arames estavam todos soltos parecendo uma vassoura lagrimas foram escorridas cheirao de tabaco pairando no ar todo mundo olhando deprimido pra baixo no meio do clima depressivo comecei a lembrar dos choros do ex proprietario foi ai que caiu a ficha o proximo dono se lasca lindamente quando compra um carro que teve muito apego do dono anterior e o erick vem com a ideia em dizer cara por que voce nao pega um opala ai eu fiquei mais chateado ainda ate que avistei uma certa autopeças de longe putz nao estamos perdidos olha tem uma autopeças aberta ali e o meu pai disse entao vai logo antes que feche ja sao 17 50 quando cheguei no suposto lugar era uma autopeças e oficina para motos snif mas nao desanimei snif perguntei para o funcionario se tinha alguma autopeça de carros por perto ou se ele tinha alguma correia para o kombao mano tem uma aqui perto voce desce essa tal rua ate o final mas corre porque ja vai fechar ou acho que ja fechou hein corri igual um desgramento pra chegar num lugar que estava fechado voltei deprimido comprei 3 latas de coca cola so pra amenizar a tristeza ai sim hein nao tem correia mas tem coca cola pra refrescar sorrimos por alguns segundos e logo ficamos deprimidos olhamos para o chao e a lata vazia de coca cola aprendi que a coca cola foi feito com uma porrada de açucar sal e lagrimas dai erick e ai ce acha que esse estepe vai aguentar quantos quilometros eu 2 metros erick bora trocar essa roda trocamos demos a partida e la vamos nos embora que de fato o pneu so aguentou 2 metros mas tocamos o fo** se e andamos assim mesmo ate que achamos um abençoado um borracheiro aberto as 18 30 num sabado foi o momento dessa foto abaixo alguem ali teve que fazer uma pergunta besta pro borracheiro esse estepe ai iria durar mais quantos quilometros 2 metros pegamos um pneu meia vida coffee break antes de ter o kapetinha eu usava o fiat palio g1 que eu apelidava como batata cervero batata porque o palio g1 tem um formato estranho pra cacete opiniao minha e cervero por causa do farol esquerdo que esta meio caido sacou a referencia tenho um amigo que e mestre das prassodia sempre aviso para ele ir logo para o ‘praça e nossa’ antes que o ‘zorra total’ chame logico que o palio batata cervero nao escapou das piadas se liga nessa conversa ei cara falta mais um carro na sua garagem qual um puma gt ne nao ta faltando o strogonoff porque batata palio ja tem chorei muito naquele dia sinto muito mas so tenho essa foto que acabei de tirar a batata palio perdeu os freios e agora ta ai no canto deprimida ps a foto esta borrada por causa da funçao night shot da camera episodio 3 obra de ninja e o kombao fazendo cosplay de vip cosplay = sabe aquela galera que fica se vestindo de personagens de anime e jogos isso e cosplay vip= very important person no anda e para por causa da falta de correia tinha que improvisar e ser criativo quando tinha uma ladeira a gente desligava o motor e descia sem do e sem freio so que no caminho que tinha bastante descidas nao tinha luz no poste e algumas tinham curvas acentuadas isso aconteceu por volta das 20 30 que ja estava bem escuro entao imagina um kombao lokasso descendo a ladeira no escuro sem farol com motor desligado e sem freios foi demais finalmente chegamos em poa/sp umas 21 00 por la pedimos o arrego e deixamos a kombi em frente a uma casa aleatoria erick e eu pegamos a batata palio do meu pai e fomos para suzano pra pedir socorro pro pai do erick que tem uma caravan seis canecos chegamos na casa contamos toda a historia ouvimos um monte de puuuutz e pedimos a força do caravan seis canecos pra rebocar o kombao voltamos para poa de batata palio e caravan e advinha o kombao ali urrando com uma correia novinha e o meu pai com um sorrisao na cara 5 segundos depois a correia escapa mas tudo bem tem mais quatro de reserva wow carvalho na boa pai onde ce arrumou essas correias esse dai e ninja lembre se que paramos a kombi em frente a uma casa aleatoria nessa casa morava um senhor que mexe com manutençao de maquinas de costura praticamente o cara deu as correias para maquinas de costura mas que tem a medida quase igual para o motor vw boxer no fim nem acabou precisando do reboque entao fizemos o seguinte a caravan foi na frente o kombao no meio e a batata palio atras pra observar se a correia vai escapar ou nao deixamos a tampa do motor aberta no titulo desse episodio usei essa apelaçao so pra chamar atençao mesmo ao inves de parecer um vip na verdade a kombi parecia aqueles corredores de maratona que tem as motos seguranças perseguindo por perto o destino e linha de chegada e suzano ate que fim chegamos em suzano por mais que a correia escapou umas 30x no trajeto poa suzano chegamos em casa umas 23 00 e foi loko mermo e ja vou agradecendo novamente o erick o pai dele e o meu pai por ter encarado esse role e peço desculpas por nao ter as imagens das pirambas do pneu fazendo cosplay de vassoura e momentos da kombinha atrapalhando o transito na marginal o meu celular e um cabassauro ele conseguiu bugar justamente agora e perdi uma boa parte das fotos desse dia mas por sorte tenho outras guardadas aqui no meu computador e caso voce estava no dia que o kombao parou na sua frente sinto muito foi a kombi quem começou com essa brincadeira toda o que eu aprendi com a kombi carro antigo e carro antigo e eles tem alma kombi nao e boa de perfomance ela conseguiu demorar mais ou menos sete horas num trajeto que normalmente demora no maximo 1 hora e meia ela e mais temperamental do que eu imaginava ate antes so sabia que se nao cuidar dela direitinho ela pega fogo e explode nao importa o estado e natureza da kombi sempre vai ter aquele cheirinho de kombi dentro da kombi clipper e mais fresco do que um carro com ar condicionado graças a grade que chamo de monosselha que cria um ar condicionado movido ao movimento da kombi tambem conclui que a kombi foi feita pra cabra macho para aquele que chega no drive thru do mcdonalds e pede um prato de feijoada no proximo capitulo vamos contar sobre como começou essa ideia toda o porque do nome corujinha fritas voadoras e um pouco dos reparos na lataria nao percam e bom por tobita matsuki project cars #348
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.