em quatro de agosto de 2014 a bmw anunciou que iria restaurar o bmw 507 de elvis presley por que veja bem so nesta primeira frase temos dois bons motivos alem de ser um dos carros mais bonitos ja feitos pela marca bavara ele pertenceu ao rei do rock quando este ainda era jovem e estava na europa a serviço do exercito americano elvis serviu por tres anos de 1958 a 1960 ele ja era um idolo naquela epoca — sua carreira deslanchou em 1956 e sua chegada ao exercito com apenas 23 anos de idade foi um verdadeiro acontecimento para a midia o entao jovem cantor disse estar ansioso para servir a seu pais e afirmou que nao queria ser tratado de forma diferente o exercito pode fazer o que quiser comigo ele declarou na epoca elvis presley pode ate nao ter sido tratado de forma diferente mas sua estadia no exercito passou longe de ser normal no dia 1º de outubro de 1958 elvis foi enviado para friedberg na alemanha la ele começou a aprender karate que mais tarde incorporou em suas apresentaçoes no palco e conheceu priscilla beaulieu que tinha entao 14 anos de idade — e sete anos e meio mais tarde se tornaria priscilla presley por mais que nao tenha se apresentado ao vivo durante seu periodo no exercito elvis conseguiu ficar ainda mais famoso — sua gravadora a rca tinha uma boa quantidade de material inedito e soltou foi soltando aos poucos assim entre sua entrada no exercito e seu desligamento elvis emplacou nada menos que dez musicas entre as 40 mais tocadas nos eua assim era natural que ele tivesse grana para bancar um bmw 507 zero quilometro o roadster foi apresentado pela primeira vez no salao de frankfurt de 1955 e começou a ser vendido em 1956 a ideia era conquistar o mercado americano e nada melhor para isto do que um conversivel esportivo com motor v8 na dianteira o motor era um v8 de 3 2 litros 150 cv e 24 mkgf de torque que era capaz de levar o 507 ate os 100 km/h na casa dos dez segundos uma marca otima para 60 anos atras e maxima de 220 km/h tinha tudo para ser um sucesso nao fosse por um fator o preço enquanto a bmw planejava que o carro custasse no maximo us$ 5 000 cerca de us$ 44 mil ou r$ 142 mil em dinheiro de hoje os custos de desenvolvimento e da produçao artesanal acabaram por elevar o preço final para us$ 10 500 us$ 93 mil ou por volta de r$ 300 mil em dinheiro de hoje voce pode ler mais sobre a historia do bmw 507 neste post assim em vez das 5 000 unidades anuais previstas pela bmw apenas 262 carros foram fabricados entre 1956 e 1960 os americanos preferiam o corvette e os alemaes ficaram no prejuizo de qualquer forma o bmw 507 tambem foi vendido na europa — e elvis presley comprou um enquanto morava na alemanha mas ele nao comprou novo e sim de segunda mao de um cara chamado hans stuck sim o piloto quer dizer nao foi exatamente das maos de hans stuck o carro foi fabricado em 13 de setembro de 1957 e da linha de montagem foi direto para o salao de frankfurt onde ficou em exibiçao antes de entrar para a frota de imprensa da bmw stuck comprou o carro no mes seguinte e depois de leva lo pessoalmente a outros saloes e participar de exposiçoes passou a correr com ele o piloto venceu algumas provas de subida de montanha na alemanha na austria e na suiça com o 507 entre maio e agosto de 1958 depois de cada prova o carro passava por uma revisao cuidadosa na bmw entao algumas semanas depois o carro teve o motor e o cambio substituidos antes de ir parar em uma concessionaria de frankfurt o jovem elvis passava por la ficou impressionado depois de fazer um test drive e decidiu comprar o carro o bmw 507 recebeu placas de exportaçao como mostram fotos da epoca e ate que elvis terminasse o serviço militar foi registrado em nome do exercito com um numero que mudava a cada ano foi apenas com uma apolice de seguro no nome de elvis aaron presley que veio a confirmaçao de que o carro era mesmo do rei elvis dirigia o carro todos os dias de sua casa a base do exercito americano conta se que o assedio das fas era muito grande e frequentemente o rei tinha que limpar recados deixados a caneta e marcas de batom da carroceria cansado disso elvis decidiu pintar o carro de vermelho e ficou com ele ate março de 1960 quando foi dispensado do exercito a partir dai as coisas foram ficando meio nebulosas — e so quando o 507 foi recuperado ha poucos anos e que foi se descobrindo o resto da historia elvis decidiu vender o conversivel vermelho a uma concessionaria chrysler que o vendeu para um cara chamado tommy charles este por sua vez colocou debaixo do capo um motor chevrolet e foi disputar corridas com o bmw entao em 1963 ele o vendeu [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112606 112608 ] outras duas pessoas nao identificadas foram proprietarias do carro antes que em 1968 jack castor o comprasse ele era engenheiro espacial na epoca e adquiriu o 507 em um primeiro momento para uso diario depois descobrindo sua conexao com hans stuck decidiu restaura lo e devolver a ele sua forma original — e para isso entrou em contato com a bmw group classic divisao da marca responsavel por restaurar modelos antigos [gallery columns= 4 link= file ids= 112610 112616 112617 112615 ] foi um trabalho complicadissimo aquela altura o carro nao tinha mais motor ou cambio o eixo traseiro era de outro carro de origem desconhecida e apenas a estrutura estava integra foi preciso separar a carroceria de aluminio do assoalho de aço remover toda a pintura e dar um banho de acido em tudo [gallery columns= 4 link= file ids= 112618 112628 112619 112612 ] o interior precisou ter diversos componentes fabricados novamente como o painel de instrumentos comandos e revestimento de couro dos bancos — usando componentes e fotografias de epoca como referencia acabamentos do exterior foram impressos em 3d e um novo motor foi refeito utilizando uma mistura componentes de epoca e peças novas boa parte delas acumuladas por jack castor o ultimo dono do carro ao longo de decadas e entao exatamente dois anos depois de ter sua restauraçao anunciada o bmw 507 que foi de hans stuck e elvis presley acaba de ser revelado pela bmw em uma bela sessao de fotos a proxima parada sera o concours d elegance pebble beach que acontecera no dia 21 de agosto durante o monterey car week na california para a bmw o 507 de elvis e a obra prima do bmw group classic — e uma homenagem nao apenas ao legado de hans stuck e do rei do rock mas tambem a jack castor que morreu em novembro de 2014 aos 77 anos de idade meses depois de a restauraçao do carro ter sido anunciada e uma pena que ele um dos maiores responsaveis pelo sucesso da restauraçao nao possa ve lo como sempre sonhou
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.