ja faz alguns dias que perguntamos aos leitores quais eram os carros widebody — isto e com carroceria alargada — mais bacanas que ja existiram as sugestoes de voces foram tao boas que ja fizemos uma lista em duas partes que voce pode conferir aqui e aqui agora veja so chegamos a terceira vamos dar uma olhada subaru wrx sti 22b o subaru wrx original de 1992 podia ate ser mais potente e divertido de guiar que o modelo comum — afinal ele tinha um flat four de dois litros com turbo e 240 cv e traçao integral e tambem era um carro bonito mas nao da para dizer que ele era mais robusto visualmente falando do que os impreza mais pacatos agora da uma olhada no 22b ai em cima — ele fica bem mais imponente com carroceria widebody nao acompanhando seu crescente sucesso nos ralis durante a decada de 1990 o wrx foi evoluindo em 1994 foi lançado o wrx sti com 275 cv em 1995 foi lançada a carroceria cupe mais para um seda de duas portas na verdade e em 1996 vieram a primeira reestilizaçao com novos farois e para choque dianteiro e um novo aumento de potencia para 280 cv mas foi em 1998 que o mais lendario dos wrx de primeira geraçao surgiu o sti 22b aquele ano marcou os 40 anos da subaru como fabricante de automoveis e tambem trouxe o terceiro titulo do wrc consecutivo para a equipe de rali para celebrar as duas importantes ocasioes a marca resolveu lançar uma ediçao limitada do wrx sti baseada em um conceito apresentado no ano anterior o motor era um boxer como de costume mas no caso do 22b ele era especial o ej22 que tinha deslocamento ampliado para 2 2 litros de 1 994 cm³ para 2 212 cm³ a potencia declarada era a mesma do wrx comum de 280 cv na pratica estava mais perto dos 300 cv porem era entregue 400 rpm antes — 6 000 rpm contra 5 600 rpm ja o torque aumentava de 29 6 mkgf para 36 7 mkgf e chegava antes aos 3 200 rpm ante os 4 000 rpm do modelo normal graças a um retrabalho no modulo de controle do motor [youtube id= a535xyidmf0 width= 620 height= 350 ] foi planejada a produçao de 400 unidades para o mercado japones custando tres vezes mais do que um wrx comum na epoca isto nao impediu que o fas disputassem o carro a tapa — os mais devotos ate dispostos a pagar o equivalente a 7 mil dolares por um certificado de autenticidade para se ter ideia de como o carro foi cobiçado e do tamanho do culto ao wrx no japao saiba que todas elas foram vendidas em questao de dias — alguns relatos dizem ate que os carros estavam esgotados meia hora depois do lançamento o que nos parece exagero mas nao impossivel — olha so esse carro ferrari 288 gto mas flatout a ferrari 288 gto e widebody e sim meu amigo que ela era fodastica voce ja sabe a 288 gto foi o primeiro flagship da marca a ter o tradicional layout dos supercarros iniciado de acordo com especialistas com o lamborghini miura em 1966 motor em posiçao central traseira traçao nas rodas de tras e formato de cunha na carroceria foi tambem o primeiro carro produzido em serie a ultrapassar os 300 km/h e a primeira ferrari produzida em serie a usar turbos no motor esta bom ou quer mais ok ela foi um especial de homologaçao para o grupo b de rali ainda que jamais tenha competido ela era uma evoluçao da 308 gtb algo que fica evidente ao observar suas linhas mas a real e que pouca coisa sobrou da 308 — os para choques eram diferentes a 288 gto tinha splitter frontal e asa traseira maiores e os paineis dos para lamas eram mais largos para acomodar os pneus bem mais borrachudos componentes de kevlar capo e fibra de carbono teto alem de uma boa dieta no interior reduziram o peso de 1 360 kg para 1 160 kg [youtube id= ukm wcxkl5u width= 620 height= 350 ] este video de novo flatout sim este video de novo ate o motor era posicionado de forma diferente o v8 3 0 aspirado da 308 gtb tinha o diametro dos pistoes reduzido em 1 mm reduzindo o deslocamento para 2 8 litros e um turbocompressor ihi e era instalado em posiçao longitudinal em vez de transversal como na 308 entregava 405 cv e 50 6 mkgf — força o bastante para chegar aos 100 km/h em cinco segundos e a velocidade maxima era de 306 km/h trd 2000gt o toyota mr2 foi um esportivo de motor central traseiro produzido entre 1984 e 2007 ao longo de tres geraçoes por toda sua vida ficou conhecido por ser um esportivo compacto economico barato e divertido — caracteristicas que naturalmente o tornaram muito popular — especialmente na segunda geraçao lançada em 1989 que pode ser considerada seu auge em estilo desempenho e dinamica tanto que durou dez anos sem alteraçoes significativas mesmo completamente original o mr2 de segunda geraçao era um carro bem atraente com linhas suaves proporçoes muito bem acertadas e estilo que rendeu lhe o apelido de ferrari de pobre com dianteira em forma de cunha e farois escamoteaveis ficava ainda mais legal se fosse na versao gt s com motor 2 0 turbo de 245 cv e cambio manual de cinco marchas como unica opçao de transmissao mas sabe como ele ficava ainda mais legal em sua versao widebody criada pela trd — toyota racing developments a preparadora in house da companhia japonesa criado em homenagem aos mr2 que conquistaram para a toyota o titulo o campeonato japones de turismo jgtc em 1998 o body kit da trd alargava o mr2 em mais de dez centimetros e dava a ele um stance muito mais agressivo eram usados componentes de fibra de vidro — para lamas tampa do porta malas tampa do bocal do tanque de combustivel e uma asa traseira de tres peças a ideia era garantir exclusividade e por isso apenas 35 carros foram convertidos alem disso cada um dos proprietarios podia escolher as modificaçoes que queria na suspensao motor rodas e interior — ha boatos de que um trd2000 gt foi preparado para render mais de 500 cv enquanto outros sequer tiveram mudanças mecanicas nao se sabe quantos carros sobrevivem ate hoje ford festiva shogun nos eua ter um ford festiva — compacto de origem mazda lançado nos eua em 1987 — e um dos sinais de que voce e um fracassado na vida o festiva nao era um carro ruim na verdade e so mais um hatch pequeno e quadrado feito para a cidade contudo o desempenho pifio de seu quatro cilindros de 1 3 litros e 58 cv e seu visual sem graça fizeram dele o simbolo da derrota sobre quatro rodas existe contudo um festiva capaz de conquistar qualquer entusiasta o ford festiva shogun o conceito e simples pegar um festiva livrar se do motor 1 3 e colocar algo bem mais forte em seu lugar quer dizer nao exatamente em seu lugar porque o shogun tem o motor em posiçao central traseira como os especiais de homologaçao do grupo b e olha esses para lamas o motor escolhido justifica tambem seu nome trata se do v6 encontrado debaixo do capo do ford taurus sho de primeira geraçao produzido entre 1989 e 1991 a pedido da ford a japonesa yamaha começou a desenvolver o motor sho sigla para super high output ou potencia super alta em uma traduçao livre a partir do v6 vulcan em 1984 o festiva shogun de jay leno com direito a um cilindro de nos para injetar animo no motor o fato e que na virada dos anos 80 para os anos 90 um homem chamado rick titus queria transformar o festiva em um carro rapido e divertido ele ja havia sido editor da revista motor trend piloto de corridas e atualmente e porta voz da ford mas em 1990 ele foi o cara que teve a ideia de criar o ford festiva shogun — inspirado por shogun titulo dado aos generais do exercito japones entre os seculos xii e xix os freios tambem vinham do taurus — discos ventilados de 10 polegadas nos quatro cantos envoltos por rodas de 15×8 polegadas na dianteira e 16×10 polegadas na traseira [gallery columns= 4 link= file ids= 16431 16432 16433 16430 ] por dentro o carro recebia novos instrumentos no painel bancos recaro e revestimento de couro com o novo motor o que antes era um pacato festiva se tornou um monstrinho capaz de acelerar ate os 100 km/h em 4 6 segundos e fazer o quarto de milha em 12 9 segundos a 160 km/h nada mal para um carro de gente fracassada nao artz golf 928 ok a gente falou em widebody mas estes caras levaram a coisa um pouco a serio demais olha so isto na verdade e um porsche 928 mas recebeu a carroceria alargada de um golf de primeira geraçao carroceria alargada wide body sacou nao se sabe ao certo como surgiu a ideia — o caso e que em 1978 uma autorizada vw na alemanha chamada nordstadt de colocar pegar toda a estrutura do porsche 928 incluindo o motor e o cambio e colocar sobre ela a carroceria modificada de um golf — praticamente um engine swap ao contrario nossa aposta por que eles podiam na verdade todas as peças da carroceria tiveram que ser modificadas para encaixar perfeitamente — alem da grade dos para choques e dos vidros que tiveram que ser feitos sob medida o resultado foi um carro que era mais longo ainda que a plataforma do 928 tivesse sido encurtada mais alto e principalmente mais largo do que um golf comum talvez sem um golf original por perto nao desse para perceber mas na estrada em alta velocidade nao temos duvida de que ele colocasse um ponto de interrogaçao piscante sobre a cabeça dos motoristas que aceleravam seus sedas esportivos pelas autobahnen e quando falamos alta velocidade nao estamos brincando dados de testes da epoca indicam que o carro ia de 0 a 100 km/h em 7 6 segundos e chegava aos 230 km/h — cortesia do v8 de 4 5 litros com comando duplo nos cabeçotes e 240 cv do 928 que naturalmente tinha sua força levada para as rodas traseiras o interior do 928 tambem foi mantido e se querem saber se encaixava feito uma luva no carro o tornando mais confortavel e luxuoso — ainda que o banco traseiro fosse mais apertado do que o do golf mas sinceramente ao volante deste carro voce iria se importar com o conforto de quem estivesse atras opel astra opc x treme todo mundo lembra dos carros que competiram na dtm e nunca tiveram presença forte no brasil como o bmw m3 e o mercedes benz 190e cosworth no entanto ha outros nomes importantes no campeonato alemao de turismo que conhecemos muito bem como o opel astra de segunda geraçao quer dizer a dtm original acabou em 1996 por causa dos altos custos com um titulo do opel calibra em 2000 a dtm voltou agora chamada deutsche tourenwagen masters a opel inscreveu uma versao de competiçao do chevrolet astra coupe — versao de duas portas e tres volumes que lembrava muito um calibra menor e infelizmente jamais foi vendida aqui em 2001 o conceito astra opc x treme baseado no carro de corrida — incluindo e claro a carroceria alargada — foi apresentado no salao de genebra o motor era um v8 de quatro litros e 444 cv acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas na verdade um transeixo que levava a força do motor para as rodas traseiras o chassi era tubular e a carroceria usava diversos componentes reforçados com fibra de carbono a suspensao era independente por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas e os freios usavam discos de fibra de carbono o detalhe e que pelo menos metade dos componentes do carro era adaptado para uso nas ruas — e a ideia era exatamente construir uma serie limitada de carros de rua para ajudar a divulgar o carro de corrida muita gente se interessou por aquele astra capaz de chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 330 km/h — tanto que muita gente demonstrou interesse em compra lo e ali mesmo no salao de genebra a opel recebeu dez encomendas no entanto por questoes de custo o projeto jamais virou realidade
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