FlatOut!
Image default
Projetos Técnica

Destrinchando os segredos mecânicos do BMW M3 e M4

A BMW rompeu com uma tradição de quase 30 anos ao anunciar que o BMW M3 cupê passaria a se chamar M4, enquanto o sedã manteria o nome antigo. Mas esta foi só uma das várias mudanças — a mais marcante delas sendo a adoção de um motor de seis cilindros biturbo no lugar do V8 aspirado. Para ver algumas evoluções técnicas, porém, você precisa colocar o carro em um elevador e olhar por baixo dele. E foi exatamente isto que o polonês por trás do canal do YouTube Marek Drives, que atende apenas por "Marek", fez ao entrevistar Michael Wimbeck, o engenheiro-chefe do projeto que resultou na mais nova geração do lendário esportivo alemão — embaixo do carro. Eles discutiram detalhes sobre o eixo cardã, diferencial, suspensão, escapamento, direção e rigidez da estrutura. Não é todo dia que podemos ouvir explicações detalhadas sobre um carro direto de quem liderou seu desenvolvimento — não é o tipo de coisa que se acha em uma simples pesquisa na internet, por exemplo. Por isso, l