agora que voces ja conhecem a claudia chegou a hora de apresentar o projeto que tenho para ela ele e bem simples pretendo apenas deixar minha vespa mais usavel no dia a dia — o que os entendidos chamam de restomod qual o estado dela hoje a parte da ciclistica ja ta feita coloquei amortecedores pressurizados e regulaveis bitubo e freio a disco hidraulico na dianteira ela agora faz curva e freia como uma moto normal fazer isso como uma moto moderna seria pedir demais mas toda a parte mecanica e eletrica permanece original o proximo passo e a performance quero ter potencia suficiente para abrir distancia quando alguem colar na minha traseira e pra subir ladeiras ingremes com garupa sem sofrer pra fazer tudo isso o problema nao e exatamente a mao de obra a mecanica e simples e existem otimos tutoriais no youtube tirando uma coisa ou outra nao existem peças de performance no brasil quase tudo tem que vir de fora mas pra ser justo aqui se encontra quase tudo pra fazer uma restauraçao no padrao original por incrivel que pareça as lojas e oficinas mais legais ficam na alemanha nao na italia a sip por exemplo e a summit racing das vespa la tem tudo que a gente precisa sonha ou nem sabe que existe seja pra envenenar ou pra deixar como tivesse saido da fabrica tambem tem umas oficinas pequenas que sao a pura ignorancia se eu ganhasse na mega sena provavelmente mandaria a claudinha pra algumas dessas a inglaterra tambem tem coisas bem interessantes mas os preços em libras acabam sendo meio proibitivos pra nossa realidade eu tenho consciencia que meu projeto nunca tera fim mesmo que eu chegue no meu ideal de preparaçao hoje amanha podem lançar coisas mais legais a claudia tambem e um veiculo de uso diario portanto sempre tera um detalhe a se fazer ou eu posso simplesmente surtar e resolver colocar algo como um chevy 350 small block nela nunca se sabe a imaginaçao nao tem limites mas dinheiro tem entao pensei em tres cenarios que tambem servem como etapas a parte facil a primeira parte do meu projeto e relativamente simples preciso fazer a funilaria em algumas partes da lateral direita na saia pedana e paralama ha alguns meses indo para o trabalho num dia de chuva freei pra reduzir a velocidade e na hora perdi o controle era uma mancha de oleo que nao havia visto foi um horror a vespa e eu deslizamos e paramos na contra mao sorte que nao vinha ninguem tambem quero colocar a lanterna traseira do modelo europeu que acho mais bonita e o banco interiço original coisas faceis de se encontrar na internet ou ate por aqui mesmo a parte mecanica passa por um engine swap pelo motor da px200 essa modificaçao e comum muito simples e facil de fazer os pontos de fixaçao do motor sao os mesmos nao exige quase nenhuma adaptaçao so nessa brincadeira a potencia salta dos 7 cv originais pra uns 10 ou 12 cv e o sistema eletrico e atualizado pra 12v o que vai exigir um novo chicote eletrico ou seja luzes mais fortes e maior facilidade de pegar tambem me livro do platinado ganho em economia de combustivel e o freio traseiro fica um pouco mais forte o mais provavel aqui a coisa começa a ficar mais divertida a sip vende o prato feito da potencia e um kit com pistao e cilindro malossi pra aumentar a cilindrada pra 210 cm³ cabeçote mmw escapamento esportivo discos de embreagem mais parrudos pra aguentar o tranco e umas tranqueirinhas a mais so instalar o pistao cilindro e cabeçote ja da um ganho bem legal o pulo do gato ta em abrir as janelas no bloco do motor que aumenta bastante o fluxo de gases e faz toda a diferença a vespinha tambem vai respirar melhor com um carburador dell’orto maior um filtro de ar esportivo e um coletor dimensionado pra ter tudo sob controle quero pegar um velocimetro moderno da propria sip o visual e bem parecido com o antigo so que terei conta giros e temperatura do motor a minha disposiçao assim ja da pra passar dos 15 cv e melhorar bastante o torque sem precisar vender um rim mas ainda nao e meu cenario ideal o que seria ideal esse e meu sonho de consumo nao e nem de longe a preparaçao mais extrema que existe mas pras ruas combina muito bem performance e confiabilidade pra complementar as modificaçoes anteriores começo com um virabrequim polini de biela mais curta pra aumentar o curso a vespinha passa a ter 221 cm³ com um bom aumento no torque ha duas maneiras de compensar o aumento de curso uma e subindo o cilindro que deixa ela mais giradora e nervosa em alta a outra e levantando so o cabeçote que prioriza o torque em baixa com uma curva mais plana e essa que eu busco ja que o motorzinho dois tempos so mostra seu torque quando ta berrando e ela fica mais civilizada pra cidade outro upgrade bem interessante e colocar a admissao por valvula de palheta igual nas miticas yamaha rd350 ate existem kits pra usar peças da propria viuva negra o que facilitaria bastante a vida a admissao por valvula de palheta melhora bastante a entrada da mistura ar combustivel e evita que haja retorno pro carburador a queima fica mais eficiente ainda no motor depois disso tudo a vespa merece um escape dimensionado de competiçao que a propria sip fabrica alem de ter um barulho animal e um visual bacana da um ganho bem interessante de potencia ja que a camara de expansao em motores dois tempos e no proprio escapamento existes opçoes alemas e inglesas tambem a ver eu nao vou esquecer da transmissao pra lidar com a força extra quero pegar um kit de embreagem reforçado tambem existe um kit pra alterar a relaçao final do cambio quero deixar ele um pouco mais longo pra compensar o ganho de torque e girar um pouco menos em velocidades altas com tudo isso estimo que a potencia fique entre 20cv 30cv isso pra uma moto de uns 90kg pra parar tudo isso acho bom tambem colocar freio a disco traseiro da grimeca a cereja do bolo e algo que nem e necessario seria algo de puro fetiche e ostentaçao na verdade mas la fora existe o bloco novo reforçado pra preparaçao com todas as janelas trabalhadas nao e algo absurdamente necessario para o projeto mas seria bem legal ter essa nem e a preparaçao mais extrema que existe entre os entusiastas la fora e uma receita relativamente comum se fosse pra pirar existem cilindros e blocos com refrigeraçao a agua volantes aliviados de competiçao kits para aumentar as rodas pra 12 acionamento hidraulico da embreagem as possibilidades sao infinitas mas sao todos focados pra competiçao acabam sendo meio inviaveis e se usar no dia a dia alem de ser bem mais caros no proximo post vamos ver o quanto eu consegui evoluir no projeto e outras novidades na manda que quero contar pra voces ate la por marcelo druck project cars #83
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