ha tres ou anos havia uma boa quantidade de carros que ja tinham decadas de vida mas resistiam bravamente ao avanço da engenharia automotiva e continuavam em produçao carros como o fiat uno 1983 2013 a vw kombi 1949 2013 e o lada laika 1970 2012 todos com mais de trinta anos de existencia seguiam a mesma receita basica de quando foram lançados isto e admiravel sem duvida mas vamos aos fatos por mais carismaticos e eficientes no cumprimento de sua proposta que fossem estes carros ja eram bastante ultrapassados e seu descanso foi merecido exceto no caso do land rover defender descontinuado este ano que para nos ainda merecia uma sobrevida o exemplo mais recente e o nissan tsuru que nada mais e do que a segunda geraçao do sentra lançada em 1990 e tambem conhecida como nissan sunny de acordo com o site automotive news deixara de ser fabricado em maio de 2017 tsuru significa cisne em japones lançado no mexico em 1991 o tsuru utilizava motores de 1 6 8v e 2 0 16v muito parecido com o motor sr20 do nissan silvia diga se e nao teve alteraçoes significativas nestes 25 anos com exceçao de algumas mudanças esteticas ergonomicas e de acabamento para quem e jovem demais para lembrar direito da epoca em que o fusca era o carro mais popular do mexico e o tsuru quem ocupa este posto tanto que poucos anos depois do lançamento o tsuru ja era quase tao popular quanto o besouro entre os taxistas e claro a maioria deles esta na ativa ate hoje nestes 25 anos a nissan vendeu nada menos que 2 4 milhoes de unidades do tsuru o motivo para tira lo de linha nao tem a ver com seu desempenho nas vendas porem e sim com as novas normas de segurança automotiva mexicanas que deram ao tsuru zero estrela no teste de colisao ele nao tem airbags e nem freios abs e a nissan acredita que as modificaçoes necessarias para instalar o sistema simplesmente nao compensam de qualquer forma a nissan vai lançar uma serie especial comemorativa de 1 000 unidades para marcar o fim do tsuru mas ainda existem alguns carros veteranos isto e com vinte anos ou mais em produçao no mundo eles estao cada vez mais raros mas ainda existem vamos dar uma olhada neles agora mercedes benz g wagen diferentemente do land rover defender o mercedes benz gelandewagen que significa veiculo cross country ou simplesmente g wagen continua sendo produzido mais do que isto vendendo muito bem desenvolvido na decada de 1970 para uso militar o g wagen ganhou uma versao civil em 1979 e desde entao nao parou mais ate 1990 eram utilizados apenas motores de quatro cinco e seis cilindros em linha a gasolina ou a diesel depois disso motores v6 e v8 foram introduzidos e foram adotados freios abs traçao integral permanente e tres diferenciais com bloqueio eletronico a parte de modificaçoes esteticas e de novas versoes de acabamento o g wagen nao mudou quase nada desde entao agora a mercedes benz planeja sua primeira grande atualizaçao flagras do g wagen 2018 porem mostram que o visual nao vai mudar quase nada e vai continuar quadrado robusto e old school por baixo da carroceria porem sera adotado um novo sistema de suspensao e uma estrutura mais leve com materiais mais resistentes porem ainda baseada na original em time que esta ganhando afinal nao se mexe lada niva desde 1977 quando começou a ser produzido pela autovaz o lada niva nao mudou quase nada e ele nem precisa na russia seu maior mercado em todos os sentidos a formula jamais precisou de mudanças radicais para mante lo capaz de enfrentar as piores estradas cobertas por neve durante boa parte do ano estruturalmente o niva compartilha componentes com nosso adorado laika enquanto diversos elementos mecanicos e de acabamento vem de outros modelos da linha fiat como o 127/147 o sistema de traçao integral e a suspensao porem foram desenvolvidos pela propria autovaz com isto o niva foi o primeiro utilitario produzido em massa a usar estrutura monobloco em vez de carroceria sobre chassis suspensao dianteira independente e molas helicoidais em vez de feixes de molas — o principio basico de quase todo suv e crossover moderno sao produzidas varias versoes desde 1977 — entre eixos longo entre eixos curto picape furgao — mas a mais conhecida e a de entre eixos curto e duas portas no ano passado o niva passou por modificaçoes esteticas bem discretas e atualizaçoes mecanicas como a substituiçao do motor 1 6 carburado por um 1 7 com injeçao monoponto nos anos 90 e a partir de 2004 a adoçao da injeçao multiponto e… basicamente e isto e por isso mesmo ele e incrivel chevrolet nexia a historia deste cara e complicada e voce talvez nao o reconheça a primeira vista mas o chevrolet nexia e nada menos que o nosso conhecido kadett vendido no brasil entre 1989 e 1998 no nosso post sobre o aniversario do kadett falamos sobre a versao seda que nao tivemos por aqui lembra pois o chevrolet nexia que era vendido como daewoo nexia ate 2012 e um kadett seda com nova dianteira nova traseira e novo interior mais uma versao de 1 6 litro e 110 cv do motor gm familia 1 largamente empregado no brasil ate a aposentadoria do classic neste ano o chevrolet nexia e vendido no uzbequistao desde 1996 e ganhou o visual que tem hoje em 2008 vamos ser sinceros nao e um carro bonito e talvez por isso a chevrolet nao tenha uma so foto do carro inteiro em seu site apenas de detalhes isolados peugeot 405 no brasil o peugeot 405 e um importado cult da decada de 1990 um carro que custa pouco e entrega muito especialmente se voce tiver um ponto fraco por automoveis franceses no ira e no egito porem ele ainda pode ser comprado zero quilometro como peugeot pars como no caso do kadett ele tambem recebeu uma nova dianteira e uma nova traseira de desenho mais moderno e continua utilizando os motores 1 6 1 8 e 2 0 empregados pela peugeot na decada de 1990 no brasil inclusive quer algo ainda mais curioso o iran tambem tem o peugeot roa um carro que e uma copia exata na carroceria e no interior do 405 antigo porem e feito sobre a plataforma do paykan carro popular iraniano lançado vendido entre 1965 e 2005 o detalhe e que ele tem traçao traseira toyota comfort e toyota century a toyota pode ate ser uma das fabricantes que mais investem em inovaçoes atualmente e so lembrar do hibrido toyota prius e de sua quase vitoria em le mans com um prototipo hibrido mas veja so eles tambem sao responsaveis por manter vivos dois dos automoveis mais tradicionais do japao o toyota comfort e um simpatico seda quadradinho que desde 1997 e fabricado para frotistas a simplicidade da receita encanta motor a diesel de dois litros na dianteira traçao traseira e apenas o minimo para ser considerado confortavel e honrar o nome o toyota comfort e mais comumente utilizado como taxi e veiculo de autoescola e pode levar ate seis pessoas graças ao banco dianteiro inteiriço e ao cambio com alavanca na coluna de direçao existiu ate mesmo uma versao esportiva em 2003 a toyota fez 59 unidades do trd comfort gt z supercharger equipado com motor de 160 cv e cambio manual de cinco marchas alem de um visual bem interessante ja o toyota century e o carro mais luxuoso da fabricado pela toyota voltado a executivos e representantes do governo — sendo em versao limusine o carro oficial do imperador do japao a fabricante faz questao de manter o mesmo estilo desde 1967 quando a primeira geraçao foi lançada a segunda e atual geraçao foi apresentada em 1997 e permanece a mesma ate hoje a primeira geraçao do toyota century o detalhe mais legal e que enquanto a primeira geraçao utilizava motores v6 e v8 o century atual e movido por um motor v12 na verdade o unico v12 japones feito para um carro produzido em serie dotado de comando variavel vvt i nos cabeçotes e taxa de compressao de 10 5 1 o chamado 1gz tem 310 cv
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