ninguem quer descobrir na pratica o que acontece quando voce fica sem oleo no motor do carro e temos certeza voce certamente toma o cuidado de verificar a situaçao do lubrificante regularmente realizando as trocas no tempo necessario e escolhendo o oleo adequado para seu motor e assim nao e mas nada impede que a gente descubra atraves do maravilhoso e as vezes assustador mundo da internet os caras do car throttle descolaram um mercedes benz c180 1994 por nada mais que £200 cerca de r$ 790 em conversao direta retiraram todo o oleo do carter e levaram o carro para a pista a fim de ver quanto tempo o motor duraria em funcionamento ou melhor quanto tempo levaria para que alguma coisa saisse voando pelos ares [youtube id= cfiprxooctm width= 620 height= 350 ] a resposta mais ou menos dezessete minutos agora o que aconteceu nestes mais ou menos dezessete minutos para que o motor começasse a falhar cada vez mais antes de literalmente explodir e o que a gente vai destrinchar neste post primeiro vamos falar um pouco sobre o carro trata se de um mercedes benz c180 da geraçao w202 o sucessor do mercedes 190e e o primeiro a ser chamado de classe c estes carros tem fama de indestrutiveis em qualquer lugar do mundo e de fato apesar de ter sido comprado por £200 e ter mais de 200 mil milhas no hodometro o que da mais de 320 mil km o quatro cilindros de 1 8 litro com cabeçote de 16 valvulas e 122 cv funcionava razoavelmente bem eles ate conseguiram fazer drift com o carro [youtube id= cu6ulg5wvac width= 620 height= 350 ] depois de mostrar que era possivel derrapar de lado com o mercedes os caras decidiram acabar com o carro nao foi um fim muito digno para um tanque de guerra alemao como este por mais que ele estivesse bastante cansado mas tudo pelo bem da ciencia nao e pois bem a experiencia consistiu em drenar todo o oleo do carter cerca de 4 5 litros que foi descrito pelo car throttle como preto e com uma aparencia muito ruim deixando claro que o oleo era velho e que ja havia passado da hora de troca lo ja explicamos detalhadamente a funçao e as propriedades do oleo lubrificante em uma serie especial de posts vale recapitular atuar como um fluido resfriador removendo calor produzido pela fricçao e outras fontes manter se estavel de forma a garantir um comportamento regular durante o periodo de uso proteger as superficies contra elementos agressivos formados pelo funcionamento do motor dispersar e limpar residuos formados durante o funcionamento limalhas sujeira carbonizaçao isto quer dizer que na pratica proteger os componentes internos de um motor do desgaste causado pelo atrito e so parte da funçao do oleo tao importante quanto e sua açao resfriadora absorvendo o calor gerado por este atrito e o dissipando enquanto circula pelo sistema de lubrificaçao sem oleo mais do que se desgastar as peças do motor esquentam demais e se dilatam para alem de suas especificaçoes recomendadas a partir dai começa a espiral da morte o motor passa a apresentar funcionamento aspero e barulhento a partir dos 3 30 do video depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem oleo isto fica bem perceptivel e o motor da ate algumas travadas e uma pena que a musica alta encubra boa parte dos sons do motor que caso pudessem ser ouvidos com mais clareza nos ajudariam a acompanhar a evoluçao dos danos ate porque no caso deste carro os tuchos das valvulas sao hidraulicos sem o oleo do motor uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando e criada resultando em barulho e mais atrito minutos depois o esperado acontece uma explosao no motor do carro uma nuvem de fumaça e algumas peças de metal saindo do motor instantes depois a peça e exibida na tela um pino de pistao o que significa que foi um dos conjuntos de biela e pistao que nao resistiu a dilataçao excessiva dezessete minutos ate parece um tempo razoavel nao e chegamos ate a pensar que o motor era um daqueles que usam camisas de alusil uma liga aluminio e silicio que gera menos calor e fricçao usada em alguns motores da mercedes mas nao e o caso ocorre que na verdade o car throttle ainda foi gentil com o carro em certos aspectos por exemplo ao dizer que o carro esta rodando com zero oleo os caras na verdade querem dizer que todo o oleo do carter foi drenado [youtube id= oaaohsdr8to width= 620 height= 350 ] ainda existe contudo uma pelicula de lubrificante sobre alguns componentes chave como as camisas de cilindro que ate possuem um padrao de ranhuras em x justamente para ajudar a reter um pouco de oleo e bronzinas esta pelicula ajuda a retardar o processo de desgaste por calor e fricçao e caso o carro tenha chegado rodando ao autodromo o que significa que o motor ja estava bem lubrificado quando o oleo foi removido do carter se esta remoçao tivesse sido realizada com o carro parado em uma garagem certamente a pelicula de oleo sobre os componentes seria bem fina e o teste duraria menos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.