a gente ja disse por aqui que jay leno e o maior gearhead do planeta mas ha quem chegue muito muito perto disso um exemplo e james jim glickenhaus — diretor de cinema investidor da bolsa de valores e principalmente dono de uma das coleçoes de ferrari e outros carros mais espetaculares que o mundo conhece jim glickenhaus ficou famoso pela primeira vez como diretor de cinema tendo sua carreira alavancada pelo polemico o exterminador the exterminator 1980 que contava a historia de um veterano da guerra do vietna que se torna um justiceiro nas violentas ruas de nova york o filme ganhou notoriedade por ser bastante violento e pelo sucesso que fez conseguindo uma boa bilheteria mesmo com um orçamento relativamente baixo — us$ 2 milhoes cerca de r$ 4 5 milhoes antes disso porem ele ja era um entusiasta seu primeiro carro foi um studebaker champion coupe 1954 com motor v8 pontiac de 421 pol³ 6 9 litros e cambio de corvette que aos 15 anos ele usava para disputar corridas de arrancada depois ele teve um beetle 1962 — e foi com ele que jim conheceu sua esposa cameron o charme do besouro funcionou e os dois estao casados ha 43 anos [youtube id= o6qpq7hyqly width= 620 height= 350 ] ele nao tem mais o studebaker nem o beetle e sua coleçao atual de carros nao e das mais numerosas — nao tem os quase 100 carros de ralph lauren e muito menos chega perto dos quase 1 000 carros de jay leno mas ela e sem duvida uma das mais fantasticas que existem pela qualidade de cada um dos integrantes jim glickenhaus tem uma predileçao por carros raros — modelos unicos no mundo que competiram em corridas historicas ha cinco ou seis decadas e que normalmente estariam em uma garagem climatizada e hermeticamente fechada mas ele prefere modifica los para andar nas ruas e aumentar a contagem de seus hodometros nas ruas e nas pistas um exemplo e um de seus primeiros carros uma ferrari 275 gtb longnose que ele restaurou e rodou mais de 100 mil km com ela — para so depois descobrir que o carro havia competido na lendaria targa florio uma das corridas mais longas e desafiadoras disputada nas estradas estreitas e sinuosas do interior da italia [gallery columns= 4 link= file ids= 14089 14088 14087 14086 14085 14083 14090 14095 ] jim tenta dirigir todos os seus carros revezando os em passeios de fim de semana sendo assim nao e raro ve lo ao volante de sua ferrari dino berlinetta prototipo competizione feita como um exercicio de design pela pininfarina em 1967 e que permaneceu em um museu durante tres decadas ou de seu lola t70 que competiu e venceu em varios eventos nos eua na decada de 60 ou ainda de seu ford gt40 mkiv amarelo que chegou em quarto nas 24 horas de le mans de 1967 com bruce mclaren e mark donohue ao volante — e rodou mais de 100 mil km nas maos de glickenhaus seu daily driver contudo e um carro mais moderno — nada menos do que um alfa romeo 8c competizione um dos 1 000 fabricados pela alfa entre 2007 e 2010 mas a maior paixao de jim glickenhaus sao mesmo as ferrari ele e dono de alguns exemplares preciosos como a ferrari mais antiga em existencia — uma 159s construida em 1947 e ja citada dino prototipo competizione e uma ferrari p3/4 — o terceiro na vitoria tripla da ferrari nas 24 horas de daytona de 1967 e foi justamente este o carro que inspirou glickenhaus naquele que talvez seja seu carro mais incrivel a ferrari p4/5 by pininfarina mas a ideia nao veio dele — na verdade foi o estudio quem o procurou em março de 2005 dizendo que sua coleçao era espetacular e perguntando se jim gostaria de adicionar um carro unico projetado especialmente para ele feito pela pininfarina ele aceitou — e sabia exatamente o que pedir ele queria um carro para homenagear sua ferrari p3/4 entao ele comprou a ultima ferrari enzo fabricada ainda com plasticos nos bancos e depois de confirmar a pininfarina que sim tinha certeza de que queria que aquela heresia fosse levada a cabo e os primeiros rascunhos começaram a ser feitos pelo designer jason castriota em setembro de 2005 mais de 200 componentes foram projetados especificamente para o carro enquanto o motor v12 de seis litros e 660 cv e a transmissao vieram da enzo — com algumas modificaçoes a carroceria mais aerodinamica e uma clara homenagem a p3/4 e ao mesmo tempo dizem ter influenciado o desenho da laferrari — ainda que a marca nao admita [gallery columns= 4 link= file ids= 14084 14077 14078 14080 ] a p4/5 acelera ate os 100 km/h em 3 segundos 0 14 segundos mais rapida do que a enzo e chega aos 374 km/h e ficou conhecida como a besta de turim — cidade onde foi construida ficando pronta em 2006 depois de um acordo entre luca de montezemolo presidente da ferrari jim glickenhaus e o estudio pininfarina ficou decidido que a p4/5 era um modelo oficial da ferrari o mesmo nao aconteceu com a p4/5 competizione que correu nas 24 horas de nurburgring em 2011 e 2012 o carro e baseado em uma ferrari 430 scuderia e sua carroceria e bastante parecida com a da p4/5 by pininfarina porem o motor e um v8 de 450 cv em 2011 o carro competiu na categoria de prototipos experimentais nas 24 horas de nurburgring e chegou em segundo no ano seguinte com a adoçao de um sistema kers que a tornou efetivamente um carro hibrido a p4/5 competizione foi a vencedora em sua categoria e ficou com o 12º lugar na classificaçao geral ah e ela tambem e legalizada para as ruas [youtube id= tjbjctkywso width= 620 height= 350 ] o carro contudo nao recebeu apoio nenhum da ferrari — na verdade a companhia se recusou ate mesmo a vender peças essenciais para a manutençao do carro — o que irritou jim glickenhaus e fez com que ele retirasse todos os emblemas da ferrari do carro e os substituisse por emblemas de sua propria companhia a scg —scuderia cameron glickenhaus que leva o nome de sua esposa para 2015 o plano de glickenhaus e colocar para correr um novo carro — o sgc 003 que esta sendo desenvolvido desde 2013 e tera um motor v6 biturbo ele nao revela mais informaçoes sobre o carro limitando se a dizer que ele podera rodar nas ruas e sera apresentado no salao de genebra do ano que vem jim glickenhaus diz que nao dirigir uma ferrari e como nao fazer sexo com sua namorada — so vai torna la mais desejavel para o proximo namorado mas suas açoes mostram que isto nao vale so para suas joias de maranello e este o espirito de um verdadeiro entusiasta [ via jalopnik us / foto de abertura brad trent ]
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