todo mundo tem uma historia com uma kombi e a propria volkswagen sabe disso a campanha de deslançamento da kombi usou exatamente esta premissa para despedir se do modelo a propria kombi contava algumas destas historias interpretada pela atriz maria alice vergueiro e se despedia dizendo que voltaria para casa de uma vez por todas quando nos referimos a kombi estamos falando das duas primeiras geraçoes com motor arrefecido a ar na traseira feitas sobre a base mecanica do fusca para muita gente esta e a unica kombi possivel e somos inclinados a concordar existiram outras geraçoes la fora mas nenhuma delas por mais populares que tenham sido atingiu o mesmo nivel de carisma na verdade nunca se quis tanto uma kombi das antigas como agora voce provavelmente ja andou pesquisando os preços da kombi por ai pode admitir todo mundo ja pensou em comprar uma kombi e percebeu que elas estao carissimas especialmente os primeiros modelos as chamadas corujinhas por causa do friso na dianteira uma kombi dos anos 1960 ou 1970 em estado razoavel pode custar ate r$ 40 mil enquanto os melhores exemplares chegam facilmente ao dobro disto e um fenomeno que ja podemos observar ha algum tempo e nao apenas em sites de classificados do brasil se voce curte acompanhar os leiloes de classicos de alto nivel que acontecem la fora certamente ficou ainda mais surpreso com os valores de arremate estimados pelas agencias nao e preciso mais que uma busca no google para dar exemplos a kombi abaixo por exemplo foi vendida por absurdos us$ 235 mil quase r$ 750 mil em um leilao na alemanha em 2014 trata se de um exemplar de 1955 do modelo samba bus 23 window versao luxuosa com pintura em dois tons acabamento mais caprichado um enorme teto solar de lona e 23 janelas esta outra fabricada em 1963 e restaurada a perfeiçao tambem e um modelo de 23 janelas e foi vendida pela barrett jackson em 2011 por us$ 217 000 ou o equivalente a r$ 690 mil e muita grana nao por mais que voce seja capaz de listar todos os defeitos inerentes ao projeto da kombi e tenha jurado a si mesmo que jamais se sentara ao volante de um veiculo no qual os ocupantes do banco da frente sao as zonas de deformaçao em caso de impacto nao da para dizer este exemplar nao e belissimo mas e uma kombi cara por que custou tanto esta questao ja vem nos intrigando ha algum tempo aqui no qg do flatout e por isto decidimos analisa la em busca de respostas eis nossas conclusoes projeto simples e robusto a kombi foi lançada em 1950 usando como base o conjunto mecanico do fusca no entanto em vez de carroceria sobre chassi a van usava construçao monobloco tornando se mais leve rigida e simples do que o besouro o entre eixos de ambos e identico 2 4 m mas o formato de pao de forma da kombi e o fato de o motorista sentar se sobre o eixo dianteiro ajudam a aumentar muito a area util do veiculo que pode ser usado como lotaçao ou para levar ate 1 000 kg de carga o motor boxer arrefecido a ar utilizado por grande parte de sua existencia e um projeto bastante antigo mas tambem de manutençao simples e de componentes abundantes e baratos nao e dos mais fortes mas cumpre sua funçao com louvor esta e a receita para a longevidade e significa que quem procura um veiculo antigo de manutençao relativamente simples e barata tem nao apenas na kombi mas em qualquer vw a ar um bom candidato carisma ja citamos o carisma aqui algumas vezes mas e impossivel nao faze lo de novo o visual da kombi com farois redondos proporçoes amigaveis e a indefectivel identidade visual da vw em seus primeiros anos tem um grande papel no modo como ela foi aceita pelos entusiastas ela e inconfundivel e mesmo depois que perdeu o caracteristico v na dianteira continuou simpatica [youtube id= v9faqm4mcj8 width= 620 height= 350 ] a musica e nova mas o som e antigo e a estetica e totalmente inspirada nos anos 1960 ela foi adotada pelos hippies da decada de 1960 e hoje faz parte de toda a estetica daquela epoca aparecendo em ilustraçoes ensaios fotograficos retro clipes de bandas do revival do rock psicodelico tatuagens e camisetas na decada de 1970 ela teve sua participaçao na cultura dos surfistas californianos ao lado do proprio fusca das picapes datsun e das woodies as peruas de madeira usadas para transportar pranchas de surfe o que nos leva a nosso proximo ponto nostalgia dissemos que nao e apenas no brasil que os vw incluindo a kombi estao ficando mais caros procurando respostas para a recente valorizaçao topamos com alguns topicos antigos em foruns dedicados a estes carros pela internet como o vw vortex e o thevsamba por la ja se questiona este boom da velha senhora ha quase dez anos topicos de 2008 2009 ou 2010 questionam o valor altissimo de mais de us$ 100 mil de alguns exemplares da kombi especialmente as versoes 23 window samba bus e as camper vans da alema westfalia equipadas com camas armarios e mesas estas pessoas envelheceram e deixaram a kombi cara demais em mais de uma ocasiao encontramos uma explicaçao bastante plausivel nostalgia pessoas que na decada de 1960 tinham uma kombi e visitavam festivais de musica acampavam e faziam longas viagens envelheceram amadureceram e ganharam dinheiro quatro ou cinco decadas depois ja com a vida feita e uma conta bancaria gorda estas pessoas decidiram reviver a juventude e curtir a aposentadoria na estrada comprando kombis iguais as que tinham quando eram jovens so ha um probleminha bastante obvio a kombi nao e mais fabricada oferta e demanda a wikipedia diz que nos periodos em que a oferta de um bem ou serviço excede a procura seu preço tende a cair ja em periodos nos quais a demanda passa a superar a oferta a tendencia e o aumento do preço e uma das leis basicas do mercado quanto mais raro mais caro entre 1950 e 1979 periodo de produçao das duas primeiras geraçoes da kombi ambas com motor arrefecido a ar mais de cinco milhoes de exemplares foram fabricados e claro mas nem todas elas sobreviveram a muitos anos de uso intenso e por incrivel que pareça muitas delas foram veiculos de trabalho ao longo de toda a sua vida sendo dirigidas ate acabar [youtube id= dcng4z 7cj8 width= 620 height= 350 ] a kombi classica deixou de se produzida nos eua e na europa em 1979 mas a westfalia seguiu produzindo exemplares de seus modelos camper ate 2003 utilizando inclusive unidades fabricadas no brasil e exportadas para a europa como base com isto o brasil tornou se uma especie de fornecedor de kombi para o mercado internacional existem empresas especializadas na compra e importaçao de exemplares brasileiros para qualquer lugar do planeta incluindo outros modelos de vw arrefecidos a ar na maioria das vezes nao sao veiculos prontos e sim carros precisando de uma restauraçao ou ao menos uma boa reforma o site brazilian classic cars e um destes novos negocios e oferece classico brasileiros sob encomenda para a europa as kombi mais baratas exemplares integros porem visivelmente cansados custam € 15 mil ou r$ 52 mil aparentemente este e um mercado aquecido que acaba causando especulaçao sabendo que sao veiculos requisitados por colecionadores os proprietarios anunciam suas kombi por preços cada vez maiores pois sabem que encontrarao alguem disposto a pagar e o fenomeno ficou ainda mais evidente depois de 2013 com o fim da produçao da kombi no brasil
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.