nos ultimos meses explicamos os sistemas de nomenclaturas da mercedes benz da bmw e da ferrari se voce nao leu pode ver aqui aqui e aqui sao sistemas relativamente complexos e podem ser bastante confusos se voce nao tiver um guia a mao para explicar todos eles logicamente elas nao sao as unicas marcas a adotar um padrao para batizar seus carros a diferença e os outros fabricantes decidiram fazer isso de forma mais simples e solta sem a confusa mistura de engenharia e marketing como na mercedes na ferrari e na bmw alguns bons exemplos sao a lancia a peugeot e a lotus que sempre batizam seus carros seguindo as mesmas regras por serem simples decidimos juntar os tres em um post unico que ira explicar cada um deles lancia a moribunda marca italiana nasceu em 1906 e logo em seu primeiro modelo adotou um sistema de nomenclatura que a acompanha ate hoje — apesar de produzir um unico modelo atualmente trata se do uso de letras e palavras gregas para batizar seus carros alfa beta gamma delta hypsilon grafado como ypsilon zeta theta kappa e lambda sao alguns dos modelos com nomes de letras o uso da tematica grega contudo nao foi continuo nestes 111 anos entre 1932 e 1970 a lancia decidiu mudar o tema e escolheu um dos mais legais possiveis para homenagear suas raizes e a mobilidade em si lancia fulvia seus carros passaram a ser batizados com nomes de antigas estradas romanas appia fulvia aurelia flaminia artena augusta ardea aprilia astura e flavia parecem nomes de mulher mas tratam se na verdade dos nomes das mais famosas vias romanas da antiguidade lancia aurelia em 1971 a marca lançou a unica exceçao as suas regras o 2000 e ja no ano seguinte voltou a tematica grega com o beta e passou a adotar tambem palavras gregas como stratos thema thesis phedra lybra prisma dedra e musa lotus quando colin chapman começou a construir carros ele adotou o sistema mais simples possivel para batizar suas criaçoes deu a eles o numero do projeto assim seu primeiro carro — que foi na verdade seu sexto projeto era o lotus mark vi depois vieram o lotus mark viii o lotus mark ix em 1956 na hora de fazer o mark xi ele achou que o carro poderia ser confundido com o mark ix nao o culpe numeros romanos sao confusos para quem nao esta habituado chapman entao cogitou usar os algarismos arabicos mas ficou com receio de que o carro fosse chamado de one one ou i i eu eu em portugues a soluçao foi usar o numero por extenso eleven chapman gostou da tanto sonoridade do el que dois anos mais tarde ao lançar seu primeiro modelo de rua em vez de batiza lo como lotus 14 ou fourteen resolveu chama lo de elite dando inicio a tradiçao dos carros iniciados com a letra e depois do eleven e do elite vieram o elan o europa mais um elite o esprit o eclat o excel o elise o exige outro elan o europa s e o evora as unicas exceçoes sao o lotus seven que foi lançado depois do eleven mas foi projetado antes dele e os sedas cortina e carlton/omega que eram modelos de outras marcas ford e gm respectivamente modificados pela lotus e por isso tiveram seus nomes originais mantidos peugeot a peugeot mantem uma das tradiçoes mais duradouras quando se trata de sistema de nomenclatura de carros em 1929 a marca decidiu adotar o padrao numerico de tres algarismos no qual o primeiro numero indica a familia do carro e seu posicionamento na linha da marca baseado em seu porte 1 para o menor 9 para o maior o segundo numero e sempre o zero um algarismo neutro que segundo a peugeot foi usado para unir os outros dois numeros ha uma outra versao sobre a origem do zero que diz que ele foi usado para disfarçar o orificio da alavanca de partida nos modelos mais antigos e essa versao que voce deve conhecer mas talvez esta historia nao seja como se conta por ai 201 o primeiro peugeot com o zero no meio primeiro porque a propria peugeot diz que o zero foi um algarismo neutro de ligaçao depois porque o primeiro carro a usar este sistema o 201 tinha seu emblema bem longe do orificio veja a foto acima o mesmo vale para o 301 e o 401 o 402 por sua vez usava o zero como disfarce em algumas versoes porem so foi lançado seis anos depois da adoçao do sistema por ultimo nos modelos anteriores o orificio da alavanca ficava na parte inferior da grade em um lugar nada convencional para se instalar o emblema com o nome de um carro alem disso as alavancas de partida eram comuns na epoca nao havia motivo para tentar esconde las seria como tentar esconder os retrovisores do carro hoje em dia peugeot vd2 coupe de ville 1915 sem zero e com alavanca o terceiro numero por sua vez indicava a geraçao do modelo ate 2012 o sistema foi modificado quando a peugeot chegou ao 308 e na hora de lançar seu sucessor decidiu manter o mesmo nome pois o numero 309 ja havia sido usado nos anos 1980 para designar uma variante de tres volumes do 205 a marca decidiu entao que os nomes passariam a usar sempre o numero 8 no final a peugeot tambem se viu obrigada a criar variantes do seu sistema quando começou a produzir suvs crossovers e variaçoes de seus modelos regulares tudo começou em 2004 quando a marca lançou um monovolume baseado no 107 que recebeu o nome 1007 no inicio seu nome era pronunciado um zero zero sete mas os produtores dos filmes de james bond pressionaram a marca para mudar a pronuncia e desde entao os nomes destes modelos 00 sao pronunciados por extenso — o que resultou no confuso peugeot 2008 que na verdade foi lançado em 2013 2008 ou 2016 antes de terminar e preciso esclarecer uma segunda lenda envolvendo o zero dos peugeot dizem que a marca francesa patenteou todos os nomes com zero no meio e que por este motivo em 1964 a porsche foi pressionada a mudar o nome de seu novo modelo de 901 para 911 na verdade o que aconteceu foi um ato de cavalheirismo da porsche que visando evitar problemas com a peugeot decidiu mudar o nome do 901 por iniciativa propria sem interferencia dos franceses outra prova de que a peugeot parece nao se importar que outras marcas usem nomes com um zero no meio e que a ferrari lançou dois modelos 308 e dois 208 sem nenhum tipo de conflito ou sera que o relacionamento entre a peugeot e enzo ferrari falou mais alto
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