se voce ja curtia carros nos anos 1990 dificilmente tera muitas lembranças dos modelos amg da mercedes na epoca os esportivos alemaes que faziam sucesso de verdade aqui eram os porsche os bmw m e os audi s e rs a mercedes era so um carro que seu avo gostaria de ter nao e para menos foi so em 1993 que a amg se tornou uma divisao da mercedes e diferentemente dos bmw m3 e m5 e dos audi s2 rs2 e s4 s6 e s8 que aportaram no brasil ja nos primeiros anos apos a abertura das importaçoes os amg chegaram de forma mais discreta com menos opçoes e em numeros muito menores que seus rivais e como se nao bastasse eles eram oferecidos somente com cambio automatico em uma epoca em que isso era sinal de maior consumo e menor desempenho visual de vovo cambio automatico e impossiveis de se ver na rua nao era o tipo de carro que um moleque de 14 anos sonharia ter os bmw eram muito mais legais e os audi eram os esportivos escolhidos pelo ayrton senna ao menos era o que a gente achava naquela epoca desculpe mercedes mas este era o superseda fodastico dos anos 1990 o primeiro mercedes que chamou a atençao de verdade foi o clk gtr um dos poucos carros de homologaçao da categoria gt1 da fia que foi produzido e vendido de verdade mas ai tambem era covardia o negocio era praticamente um prototipo do antigo grupo c com grade lanternas e farois do clk com um motor v12 na traseira e o maior preço ja visto para um carro zero ate entao era um supercarro que voce gostava por ser diferente de todos os mercedes e nao por que era um mercedes essa historia so começou a mudar de verdade quando a amg inventou a black series e decidiu que seus carros nao deixariam de ser um mercedes se eles os transformassem em algo menos tiozinho de repente os mercedes tinham um visual agressivo um motor sociopata e se tornaram algo que seu avo acharia barulhento e exagerado foi nessa epoca que comecei a prestar mais atençao aos amg embora tenha começado a me interessar pelos mercedes em 1996 ou 1997 quando soube que um tio havia arrematado um e320 novinho foi essa guinada que ajudou a transformar os modelos amg em algo desejavel para o publico mais jovem que cresceu admirando os bmw e audi esportivos ao mesmo tempo em que promoveu os modelos do passado a um certo status de cult cars como a amg esta completando 50 anos neste ano decidi compartilhar com voces meus amg favoritos de cada uma das cinco decadas de estrada da divisao inspirado por este post do gt spirit die rote sau 300sel 6 8 amg dos anos 1970 nao poderia ser outro carro o red sow um dos carros de corrida mais improvaveis da historia ele nunca foi vendido nem inspirou uma versao de rua oferecida aos clientes interessados em mais potencia para seus mercedes este classe s de chassi longo foi escolhido simplesmente por ter um enorme v8 de 6 3 litros que na epoca era maior motor oferecido pela marca nas maos da amg o v8 de 250 cv originais ganhou novos comandos de valvulas retrabalhados com balanceiros modificados bielas aliviadas valvulas de admissao maiores aumento da taxa de compressao novos coletores de admissao borboleta de corpo duplo e escape de competiçao radiador de oleo e virabrequim balanceado deveriam garantir a durabilidade ao longo das 24 horas resultado aumento da cilindrada para 6 8 litros 428 cv de potencia e 60 7 kgfm de torque para reduzir o peso as portas originais foram trocadas por outras de aluminio e a mercedes emprestou um jogo de rodas de liga leve do c111 o resultado foi uma reduçao para 1 650 kg melhor do que antes mas ainda bem pesado o peso e o entre eixos longo nao ajudavam muito nas curvas de menor velocidade mas seu v8 6 8 compensava nos trechos mais velozes de spa francorchamps a confiabilidade mecanica fez o carro resistir por 24 horas de corrida sem grandes problemas e terminar a prova em segundo lugar geral colocando a amg no mapa [youtube id= s9ukaq94ece width= 620 height= 350 ] o modelo continuou disputando provas de endurance ate 1973 quando o regulamento limitou a cilindrada a 5 000 cm³ o 300sel 6 8 amg entao foi vendido a matra onde testava pneus aeronauticos e depois simplesmente desapareceu o modelo que a amg exibe hoje e uma recriaçao the hammer 300ce amg se o 300sel colocou a amg no mapa foi o 300e/300ce amg dos anos 1980 que tornou a marca conhecida mundialmente e a aproximou oficialmente da mercedes benz ele foi o primeiro modelo comercializado e garantido pela fabricante ainda que fosse produzido de forma totalmente independente usando como base o modelo 300e ou 300ce originalmente equipado com um 3 0 de seis cilindros a amg decidiu colocar o v8 de cinco litros e 32 valvulas no cofre do 300e substituindo o robusto seis em linha de 180 cv por um monstro de 340 cv nos anos seguintes o 5 0 foi substituido por um 5 4 de 355 cv e mais tarde por um 5 6 de 360 cv e um 6 0 de 375 cv [youtube id= 2mzqnn8kjqq width= 620 height= 350 ] nesta ultima versao o 300e era mais rapido que o lamborghini countach na aceleraçao de 100 a 195 km/h segundo a amg a afirmaçao nunca foi medida mas e plausivel dependendo das relaçoes de marchas o que ja foi medido e nao foi contestado e que o hammer foi o primeiro seda a chegar aos 300 km/h embora nao fosse um modelo produzido em serie mais tarde a mercedes chegou a fazer sua propria versao do modelo o 500e w124 fabricado pela porsche mas ele nao tinha nenhuma ligaçao com a amg o segredo bem guardado c55 amg w202 chegando aos anos 1990 a amg se tornou a divisao oficial de esportivos da daimler benz e começou a lançar versoes esportivas para praticamente todos os modelos — do c36 amg ao s70 e sl73 amg foi nessa decada tambem que a amg construiu o clk gtr mas apesar de ser um carro de corrida com placas e radio ele nao e meu favorito desta epoca minha escolha e o obscuro c55 amg w202 nao tem erro nenhum o c55 era uma opçao ao c43 amg voce despejava um caminhao de dinheiro na conta da mercedes e eles faziam a gentileza de substituir o motor 4 3 pelo v8 5 4 do e55 amg quem ja viu um w202 de perto sabe que ele nao e maior que um honda civic nem muito mais pesado imagine entao o que este v8 de 347 cv faz em um seda ou perua de 1 495 kg resposta zero a 100 km/h em 5 5 segundos e velocidade maxima de 300 km/h slk55 black series quando falamos nos black series o ultimo modelo que a maioria das pessoas lembra e justamente o primeiro de todos eles o slk55 black series ele nao tem a carroceria larga dos demais modelos nem um v12 como o sl65 mas e o meu favorito por uma serie de razoes começando pelo porte compacto sao apenas 4 09 metros de comprimento e 2 43 metros de entre eixos numeros de hot hatch dos anos 1990 o entre eixos curto pode ate ser um ponto fraco quando se fala em velocidade em linha reta mas e um ponto forte onde interessa nas estradinhas sinuosas que so voce conhece depois tem o peso que e dos mais baixos possiveis com um v8 de 5 4 litros 1 506 kg com os 400 cv do v8 5 4 aspirado temos uma relaçao peso/potencia semelhante a do amg 63 s atual porem com menos peso se tem menos inercia polar o que torna o carro mais agil nas mudanças de direçao e tudo aquilo que colin chapman ja provou em 30 anos de formula 1 depois tem o fato de as quatro saidas de escape estarem logo ali a menos de um metro das suas orelhas com uma simples camada de vidro para filtrar a experiencia sonora poucos amg terao uma experiencia tao organica quanto esse carinha de quem ninguem lembra sls amg como representante da quinta decada da amg eu poderia ter escolhido o gt r que e o carro de traçao traseira mais rapido em nurburgring tem um v8 potente economico e roncador apesar dos dois turbos e na minha opiniao conseguiu reproduzir a silhueta do 300sl com mais fidelidade que o sls amg mas nessa decada minha opçao seria mesmo o sls amg as portas asa de gaivota por si seriam um bom motivo mas ele ainda tem o v8 que e o auge da tecnologia aspirada da amg o 6 2 m159 com 591 cv e um bom desempenho em pista considerando que sua volta em nurburgring nordschleife levou exatos 7 min e 30 s mas acima de tudo ele foi o primeiro modelo desenvolvido do zero pela amg alem de ser um carro especial por suas caracteristicas tecnicas e seu design ele e um marco na historia da amg e da mercedes sua maior semelhança com o 300sl nao sao as portas asa de gaivota mas o status do carro como inicio de um novo tempo o amg gt e um supercarro incrivel mas foi o sls amg que ensinou o caminho a ele
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