a noticia de que uma das comissoes da camara aprovou o projeto de lei que pretende banir os estepes temporarios alimentou uma discussao calorosa nos comentarios do flatout em nossas redes sociais e entre os entusiastas em geral um lado defende a proibiçao que nao e bem uma proibiçao mas uma obrigaçao como veremos mais adiante por nao gostar dos estepes temporarios por diversos motivos o outro lado nao ve problemas em comprar um carro com estepe diferente e alguns ate acham que essa intromissao do governo nao faz sentido algum muitos leitores perguntaram qual a opiniao do flatout quanto a isso entao vamos falar sobre o assunto mas antes de analisar os pros e contras precisamos fazer algumas observaçoes sobre o projeto de lei o que diz o projeto como dissemos anteriormente nao se trata de uma tentativa de proibiçao dos estepes temporarios o que a lei quer fazer e obrigar os fabricantes a fornecer estepes com identicas dimensoes as das demais rodas e pneus que equiparem o veiculo porem exclui os veiculos que por incorporarem novas tecnologias dispensem o fornecimento de pneus e rodas sobressalentes aqui cabe uma explicaçao todo projeto de lei precisa ser enviado as comissoes permanentes das camaras do congresso nacional a camara baixa que e a camara dos deputados; e a camara alta que e o senado federal estas comissoes sao uma especie de orgaos tecnicos que discutem e votam as propostas que serao apresentadas essas comissoes se manifestam emitindo opiniao tecnica sobre o assunto por meio de pareceres sao 25 comissoes permanentes que abrangem todas as areas da sociedade neste caso do projeto de lei 82/2015 ele sera submetido a cinco comissoes das quais ja foi aprovado por duas em seguida ele tera que passar por mais duas antes de ser enviado ao senado que tambem tem suas comissoes permanentes no senado o projeto passara pelas mesmas cinco comissoes porem agora formadas por senadores e precisa ser aprovado por todas elas passando pelas comissoes o projeto vai a plenario onde e votado pelos parlamentares presentes exceto se estiver tramitando em carater conclusivo quando precisa ser apenas enviado ao gabinete da presidencia para ser sancionado ou vetado em 30 dias caso nao seja vetado ele e automaticamente aprovado portanto este projeto ainda tem nove etapas pela frente as vantagens do estepe temporario pneus furados sao um problema bem menos comum hoje em dia que no passado ao menos e essa a justificativa dos fabricantes para a adoçao dos estepes temporarios os motivos reais sao outros o estepe temporario e mais barato mais leve e ocupa menos espaço tanto que no reino unido e em outros paises de lingua inglesa ele e chamado de space saver tire algo como pneu economizador de espaço em alguns carros — geralmente projetados em paises onde o estepe nao e obrigatorio — o nicho do estepe sequer tem profundidade para acomodar um estepe de tamanho normal um bom exemplo e o volkswagen golf gl de terceira geraçao que foi vendido no brasil entre 1993 e 1998 na europa ele era oferecido com estepe temporario mas ao chegar no brasil a volkswagen decidiu instalar um estepe identico as quatro rodas o resultado foi um calombo no porta malas que so foi resolvido com a adoçao de uma base para nivelar o fundo ainda hoje muitos carros vendidos no brasil adotam esta soluçao que quase sempre e adaptada como porta ferramentas considerando que um estepe temporario tem entre 115 e 135 mm de largura e que a maioria dos carros usam pneus de 165 a 255 mm de largura estamos falando de uma reduçao de 3 cm a 12 cm na altura do porta malas parece pouco supondo que voce tenha um porta malas de 60 cm de largura por 60 cm de profundidade estamos falando de 11 a 40 litros a menos so para levar um pneu sobressalente igual aos demais depois tem o peso um conjunto de pneu e roda de aço de 15 polegadas pode chegar facilmente aos 20 kg enquanto um conjunto temporario correspondente pesa entre 10 kg e 13 kg — uma diferença de 7 kg a 10 kg ou aproximadamente duas caixas de 12 latas de cerveja ou dois sacos grandes de arroz transportados o tempo inteiro na traseira do seu carro e ainda que pareça pouco demais para afetar o consumo ou o desempenho esse peso faz diferença na hora mais importante de um estepe quando voce vai monta lo no carro quando voce precisa segurar com uma so mao a roda centralizada enquanto gira o parafuso com a outra estes sete ou dez quilos fazem muita diferença no brasil o estepe temporario ainda tem uma outra vantagem ele e menos sujeito a roubos por nao servir para nada alem de levar o carro ate a borracharia ele tem pouco valor e consequentemente e pouco ou nada visado por ladroes os contras o estepe temporario so deve ser usado pelo tempo e distancia necessarios para chegar a uma borracharia ou a um lugar seguro ele tem durabilidade inferior e por isso so pode ser usado a ate 80 km/h nas cidades isso nao e um problema grave mas em viagens longas um pneu furado pode representar quase metade do caminho em velocidades baixas devido a limitaçao do pneu alem disso ele nao tera a mesma capacidade de frenagem e de traçao nem a mesma aderencia dos demais pneus o que exige ainda mais cuidado na conduçao outra critica frequente e que ele nao pode entrar no rodizio de pneus nem formar par com um pneu novo na hora de trocar os pneus velhos do carro — nesse caso o motorista compra somente um ou tres pneus novos e coloca o estepe para completar o par ou o jogo e um dos pneus usados vai para o estepe o rodizio com o estepe nao e recomendado porque voce acabara com pneus com diferentes niveis de desgaste em um mesmo eixo ja a formaçao de par com um pneu novo na hora da troca nao faz sentido se um pneu nao e seguro para rodar ele tambem nao e seguro para servir como estepe e na melhor das hipoteses devera ser usado com a mesma cautela necessaria com o estepe temporario e qual a opiniao do flatout [youtube id= hph90ynx my width= 620 height= 350 ] nos tres — eu dalmo e juliano — nao vemos muito problema em usar um estepe temporario em troca dos seus pontos positivos reduçao de peso mais espaço e facilidade de uso mas tambem nao achamos que ele deva ser o padrao da industria muito menos proibido por uma lei diferentemente de uma geladeira ou de uma motosserra um carro tem diferentes usos e utilidades por isso agora falando por mim leo a situaçao ideal seria ter na hora da compra a opçao do tipo de estepe ou kit de reparo que ira acompanhar o carro temos um nicho para as concessionarias aqui nao quem viaja e nao tem seguro certamente ira preferir levar um estepe convencional no porta malas quem tem seguro ou nao se importa em correr o risco de ter que fazer metade da viagem em baixa velocidade e com cuidado ira se contentar com o pneuzinho ou com um kit de reparo
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