todo mes de agosto acontece a monterey car week evento de uma semana com corridas de classicos exposiçoes apresentaçao de conceitos e leiloes em pebble beach na california o que significa tambem que todo mes de agosto os carros mais valiosos e raros do planeta tem a chance de trocar de dono pois as agencias de leilao mais requintadas do planeta aguardam o momento ansiosamente o ano inteiro agora os resultados dos leiloes foram divulgados e com isto sabemos quais foram os dez carros mais caros arrematados no total foram arrecadados nada menos que us$ 102 245 000 o equivalente a r$ 323 860 000 em conversao direta somando o preço dos dez carros como de costume as ferrari marcaram forte presença curiosamente sem nenhuma ferrari 250 gto mas os nao ferrari sao tao interessantes quanto ou ate mais ferrari 166m/212 export uovo by fontana 1950 preço us$ 4 510 000 r$ 14 260 000 parece um shelby cobra meio distorcido mas e uma ferrari com formato de ovo uovo em italiano o carro foi feito pela carrozzeria fontana e sua silhueta era assim por questoes aerodinamicas ao menos de acordo com os principios da epoca o carro foi feito para os irmaos vittorio giannino paolo e umberto marzotto sendo que giannino era um dos favoritos do proprio enzo ferrari [youtube id= t9ikbdalbo8 width= 620 height= 350 ] o carro usava um chassi ferrari combinado a uma estrutura tubular carroceria que usava uma liga de aluminio e cobre e por isso era mais leve que as outras ferrari e um v12 de 2 6 litros com tres carburadores e 190 cv o carro foi leiloado pela rm sotheby s depois de 30 anos com seu ultimo dono ferrari 250 gt series i cabriolet 1959 preço us$ 4 840 000 r$ 15 300 000 no fim dos anos 1950 as ferrari estavam mais imponentes retilineas e luxuosas afinal nem todo mundo que comprava uma ferrari queria um carro de corrida para as ruas a 250 gt series i seguia esta tendencia ainda que fosse feita sobre a estrutura da ferrari 250 e utilizasse o mesmo v12 de tres litros tinha um interior de acabamento mais caprichado e rodar mais macio e confortavel este carro foi o ultimo dos 40 produzidos pela pininfarina em 1959 o que ajudou a ser vendido por quase us$ 5 milhoes pela gooding & company ferrari 410 superamerica series iii coupe 1959 preço us$ 5 335 000 r$ 16 870 000 a serie superamerica da ferrari como o nome diz foi feita pensando no mercado norte americano que exigia carros maiores mais espaçosos de entre eixos mais longo e com motores mais potentes no caso estamos falando de um v12 colombo de 4 9 litros e 400 sim 400 cv o cupe de capo longo e traseira curta e um dos 12 fabricados e o unico com carroceria verde british racing green com finas faixas amarelas nas laterais ferrari 121 lm spider by scaglietti 1955 preço us$ 5 720 000 r$ 18 100 000 poucas cores fora o vermelho claro caem tao bem a uma ferrari quanto o azul e este exemplar e especial nao apenas por ter participado da mille miglia e das 24 horas de le mans de 1955 mas tambem por ser uma das poucas ferrari da epoca com um motor seis em linha em vez do famigerado v12 com 4 4 litros de deslocamento e 360 cv era mais potente que os motores da jaguar na epoca a 121 lm spider leiloada pela rm sotheby s nunca foi restaurada e contava com motor e cambio originais o que ajudou a coloca la entre os carros mais caros do leilao aston martin db4 gt prototype 1959 preço us$ 6 765 000 r$ 21 400 000 parece que estamos falando so de ferrari mas nao e bem assim este aston martin foi o primeiro prototipo do db4 gt e competiu nas 24 horas de le mans de 1959 antes de ser levado de volta para a fabrica e convertido para rodar nas ruas em 1989 o carro passou por uma restauraçao leve encomendada pela propria aston martin que procurou manter tantos componentes originais quanto fosse possivel e preservar a originalidade do carro sendo assim virtualmente todos os paineis da carroceria sao originais assim como o motor de seis cilindros 3 7 litros e 240 cv ferrari 250 gt swb berlinetta by scaglietti 1961 preço us$ 8 305 000 r$ 26 260 000 de visual extremamente atraente e com poucas unidades em tao bom estado no mundo a ferrari 250 gt swb berlinetta by scaglietti ja tem seu potencial em leiloes bem conhecido e no caso deste carro nao foi diferente o carro passou 40 anos nas maos do mesmo colecionador foi restaurado na decada passada e em 2008 recebeu o certificado do ferrari classiche departamento responsavel por inspecionar restauraçoes e garantir que elas foram feitas nos padroes da fabrica e com qualidade inquestionavel porsche 917k 1970 preço us$ 14 080 000 r$ 44 450 000 como dissemos nem so de ferrari vivem os leiloes de monterey definitivamente e no caso deste porsche 917k 1970 com pintura da gulf oil estamos falando de uma lenda das pistas que tambem se transformou em um icone das telas ao aparecer no filme as 24 horas de le mans le mans 1971 a ode de steve mcqueen a corrida de longa duraçao mais importante do mundo [youtube id= pt59amora78 width= 620 height= 350 ] o monstro equipado com um flat 12 de cinco litros e 630 cv a 8 000 rpm nao venceu corridas e foi usado pela porsche apenas em testes mas sua apariçao no cinema e a caprichosa restauraçao realizada pela canepa garantiram que ao ser arrematado por mais de us$ 14 milhoes este tenha se tornado o porsche mais caro ja vendido em um leilao na historia ferrari 275 gtb/c 1966 preço us$ 14 520 000 r$ 46 000 000 fabricada na segunda metade dos anos 1960 a ferrari 275 gtb/c e vista como o auge evolutivo das ferrari berlinetta da epoca equipada com um motor v12 de 3 3 litros e 333 cv ela tem carroceria mais aerodinamica que uma gt swb por exemplo tem transeixo traseiro com diferencial de deslizamento limitado e participou ativamente de competiçoes na europa entre 1966 e 1970 alem de existirem apenas 12 exemplares este aqui tem carroceria motor cambio e chassi originais e foi restaurado com a supervisao de historiadores da ferrari mclaren f1 1995 preço us$ 15 620 000 r$ 49 500 000 o segundo carro mais caro desta lista tambem e o mais recente este mclaren f1 1995 que foi o 37º exemplar produzido e rodou apenas 15 000 km jamais foi restaurado apenas teve componentes trocados por conta do desgaste natural como borrachas e plasticos ressecados e esta exatamente como era quando saiu da fabrica some a isto o fato de desde que completou 20 anos o mclaren f1 vem subindo de preço no mercado e voce entendera porque ele se tornou o exemplar mais caro da historia ate agora aston martin dbr1 1956 preço us$ 22 550 000 r$ 71 400 000 pois e depois de tantas ferrari o carro mais caro desta lista e um aston martin mas nao e qualquer aston martin e sim o primeiro dos cinco exemplares do dbr1 que foram feitos para competir em le mans no fim dos anos 1950 equipado com um seis em linha de tres litros e 252 cv transeixo manual de cinco marchas e freios a disco ele foi extremamente competitivo e participou de corridas em le mans spa francorchamps sebring e nurburgring vencendo uma corrida de 1 000 km nesta ultima em 1959
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.