bom dia gearheads do flatout meu nome e joao pedro frança magnotti estou ha tres anos cursando engenharia mecanica e ha dois anos na subequipe de powertrain combustao da equipe cheetah racing unifei nos outros posts de equipes de formula sae ja foi dito um pouco como funciona a competiçao entao vou somente dar uma relembrada rapida e falar um pouco da equipe e dos carros construidos um dia antes do inicio da competiçao o ecpa esporte clube piracicabano ja e aberto para que possamos organizar o carro e todas as ferramentas que levamos em um dos boxes no primeiro dia de competiçao ocorre a apresentaçao e a checagem do carro pelos juizes para garantir que tudo esteja conforme o regulamento e que o piloto consiga sair do carro em cinco segundos [youtube id= vkwuwnwdvz0 width= 620 height= 350 ] apos isso podemos ir para a tilt table onde o carro e inclinado a 45 graus e nao podem ocorrer vazamentos de oleo ou combustivel e depois ate 60 graus para certificar que o centro de gravidade e baixo o suficiente para o carro nao tombar a prova seguinte e a de ruido o carro e mantido em certa rotaçao de acordo com o numero de cilindros e nao pode ultrapassar 110 db a temida prova de freio e a proxima o carro precisa travar as quatro rodas em um teste sem que haja derrapagem lateral consideravel foi onde falhamos com nosso primeiro carro de 2012 depois ocorrem as provas de skidpad aceleraçao o autocross dois pilotos duas voltas cada e o enduro de 22 voltas na pista a equipe a cheetah racing foi fundada em 05 de julho de 2010 somente com cinco alunos depois de muita batalha para mostrar para universidade que eramos capazes o nome cheetah guepardo em ingles foi dado com inspiraçao no animal terrestre mais veloz do mundo mas entendemos o real significado para a equipe apenas depois ele e um predador selvagem que se ficar parado esperando a comida chegar vai morrer de fome por isso assim como nos ele tem que correr atras e e esse pensamento que esta em cada um cada membro corre atras do que for preciso o mais rapido que pode nao esperamos que nada venha ate nos pois provavelmente iriamos morrer antes que conseguissemos o que queremos em 2011 a equipe foi se consolidando e continuamos batalhando ate conseguirmos uma oficina em um predio praticamente abandonado no centro da cidade e foi quando compramos nosso motor de yamaha xt600 naquele ano visitamos a competiçao para ter noçao como funcionavam as provas estaticas e dinamicas e em 2012 construimos nosso primeiro carro ele tinha chassi de aço com tubos redondos e quadrados de espessura minima segundo regulamento cedidos pela v&m tubos e pesava em torno de 59 kg usamos o motor da xt600 injetado com modulo megasquirt ms1 e o eixo traseiro nao possuia diferencial na parte de suspensao usamos sistema pull rod com braços triangulares tipo duplo a amortecedores ohlins e direçao front steer que usa cremalheira na frente do eixo dianteiro as pinças de freio eram de cg titan flutuantes com um disco em cada roda dianteira e um no eixo traseiro todos flutuantes pensamos em usar peças bem comuns pela facilidade de encontrar no mercado o sistema acabou falhando por problemas na montagem do pedal relaçao de alavanca muito grande com o curso do pedal o angulo das hastes dos cilindros mestres era muito grande e assim o freio nao era totalmente acionado pior os cilindros mestres nao forneciam o volume de fluido necessario o projeto de telemetria era fazer um hardware e sotware de um modulo de telemetria que incluia a troca de marchas pelas borboletas com 32 portas analogicas temperatura do motor posiçao do volante ou deslocamento da suspensao e 8 digitais velocidade e a rotaçao do motor com sensores hall acoplado as rodas o volante foi feito de fibra de carbono com uma placa acoplada para mostrar rotaçao do motor a marcha atual e shift light antes da competiçao o sistema de engrenagens que acoplavam o motor eletrico ao eixo da troca de marcha deu problema e acabamos usando o sistema manual fabricamos um pleno um meio de driblar o restritor sendo um reservatorio de ar sem muitos estudos em fibra de carbono e as rodas eram de 13 polegadas com pneus slicks pirelli pzero o carro passou nas provas de analise de segurança do regulamento e na de ruido mas acabou ficando na prova de freio sem travar as quatro rodas mesmo assim foi considerado por um juiz como o melhor carro de primeiro ano ficando em 17º entre 27 equipes na classificaçao geral em 2013 ano em que entrei na equipe construimos o cr13 foi feita uma nova estrutura do zero — conseguimos patrocinio da tuper — com espessura de 10 a 20% maiores do que a minima exigida pelo regulamento os gabaritos foram feitos por nos mesmos e cortados a laser e as bocas dos tubos feitas no esmeril tudo foi soldado em uma oficina da cidade agradecimentos ao eduardo pela ajuda e o chassi acabou com apenas 56 kg o foco foi o package e facilitou muito a manutençao dos componentes do carro e com um estudo de ergonomia foi possivel fazer um cockpit pequeno mas sem afetar o piloto usamos o mesmo motor de xt600 mas agora com pistao mahle de alta compressao feito sob medida e injeçao eletronica de etanol usando um modulo megasquirt ms2 extra foi feito maior estudo sobre o volume e formato do pleno usando o ansys e tamanho dos runners tambem foram calculados para obter melhor aproveitamento das ondas em certa faixa de rotaçao o tbi foi prototipada sendo mais leve e tendo um formato que seria impossivel de ser usinada o eixo traseiro ganhou um diferencial lsd torsen e o posicionamento foi melhorado para evitar angulos extremos nas homocineticas projetamos uma capa de aluminio para oleo do diferenial os mancais foram simulados e conseguimos reduzir o peso em quase metade em relaçao com o bita [youtube id= 0z4tnw8ddog width= 620 height= 350 ] com relaçao a suspensao o cr 13 nao apresentou tantas inovaçoes mas sim melhorias o foco foi dado na facilidade de manufatura e reduçao de custos por exemplo as orelhas cujo alinhamento foi mantido horizontal ou vertical para facilitar a solda e garantir que os pontos de ancoragem saissem conforme projetado as bellcranks abaixo deixaram de ser completamente usinadas em aluminio aeronautico para serem feitas em corte a laser permitindo maior liberdade de design e os braços receberam terminais rotulares nos pontos de ancoragem no chassi as quatro mangas foram desenhadas para serem iguais facilitando e reduzindo o custo de produçao o sistema de direçao passou a ser rear steer ou seja a cremalheira foi posicionada atras do eixo dianteiro para permitir um braço de direçao maior e consequentemente melhorar o feedback do piloto com relaçao a pista as maiores diferenças de projeto foram a adoçao de pushrods e barras estabilizadoras na dianteira e traseira a mudança de pullrod pra pushrod facilitou o processo de design e reduziu o tempo gasto em projeto no sistema de freios do cr 13 foram adotados quatro discos flutuantes pinças de competiçao fixas wilwood com o intuito de reduzir as perdas devido ao contato constante das pinças flutuantes com o disco alem da montagem adequada do pedalbox com a instalaçao de regulagem do balanço de freio brake bias para sanar o problema dos cilindros mestres foram usados cilindros de competiçao com maior curso e maior diametro do embolo assim os problemas com relaçao ao sistema do bita foram resolvidos e conseguimos passar tranquilamente na prova de freios na competiçao os discos foram projetados por nos mesmos e feitos pela mahle em ferro fundido a parte de telemetria foi refeita diminuindo o tamanho da placa por nao termos tantos elementos para analisar foi reduzido o numero de canais para o desenvolvimento dessa nova placa foi feito um estudo sobre teoria de amostragem de sinais de forma a melhorar a qualidade dos dados obtidos e como resultado disso implementamos filtros analogicos e calculamos a amostragem ideal para os sinais pelos resultados do ano passado decidimos nao usar troca de marchas eletronica e a placa do volante foi aprimorada com um display lcd para mostrar dados gerais do carro e um numerico para velocidade durante a competiçao um dos componentes da placa principal queimou e sem tempo acabamos ficando sem todo o sistema eletronico por enquanto e isso nos proximos post vou falar um pouco do que aconteceu na competiçao de 2013 e sobre os dois carros de 2014 o combustao e o primeiro eletrico da equipe gostaria de agradecer o flatout pelo espaço aos patrocinadores e poucos professores que apoiam nosso projeto aos leitores peço que comentem com qualquer duvida ou sugestao que vou ler e tentar responder tudo quem puder curta nossas paginas no facebook aqui e aqui pois estamos sempre postando novidades [youtube id= tg_3htqwhtm width= 620 height= 350 ] obrigado e ate o proximo post por joao pedro frança magnotti project cars #95
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.