se hoje o porsche 911 ainda existe agradeça ao cayenne foi o suv lançado em 2003 que segurou as pontas em stuttgart e permitiu que a companhia seguisse investindo pesado no desenvolvimento de seu esportivo sem o cayenne talvez o porsche 911 nao fosse tao bom quanto hoje isso porque o cayenne e o carro chefe da porsche financeiramente falando enquanto o porsche 911 levou mais de 50 anos para vender 1 000 000 de unidades o cayenne vendeu 760 000 exemplares desde 2002 sendo assim e natural que a porsche tenha dado tanta atençao a terceira geraçao do suv que esta mais porsche do que nunca segundo a propria porsche a primeira coisa que chama a atençao ao olhar o novo cayenne e sua postura o carro nao tem mais proporçoes tipicas de um suv lembrando bastante uma perua mais alta e robusta talvez um panamera sport turismo anabolizado especialmente pelo formato dos farois das lanternas e da linha do teto que ficou mais suave e baixa a dianteira tambem ficou mais afilada como um todo o que definitivamente amplifica o carater esportivo da nova estetica do cayenne ha quem diga que ele ficou parecido demais com o macan seu irmao menor mas isto tudo e uma questao de identidade de marca para nos a mudança de personalidade fez bem ao cayenne e a transformaçao foi profunda para começar o cayenne ficou mais comprido passando a 4 92 metros em vez de 4 84 metros ja o entre eixos permaneceu em 2 89 metros o que talvez ajude a explicar por que o cayenne fica melhor com os pneus mais gordos da versao basica com isto o espaço para bagagem aumentou em 15% por outro lado a porsche diz que o novo cayenne pode ser ate 64 kg mais leve que a geraçao anterior dependendo da versao sozinha a bateria polimero de litio e responsavel por dez quilos a menos a fabricante ainda diz que a carroceria e quase inteiramente feita de aluminio assim como o assoalho a seçao frontal e virtualmente todos os componentes estruturais dizendo assim 64 kg a menos ate parecem pouco mas a porsche afirma que isto se deve a maior quantidade de equipamentos de segurança instalados no suv que pela primeira vez recebeu rodas de diametros diferentes nos dois eixos 19 polegadas na frente e 21 polegadas atras de acordo com a companhia tal configuraçao favorece o comportamento dinamico do cayenne no asfalto que convenhamos e onde quase todo cayenne passa 100% do tempo e sabendo disto a porsche tambem deu ao cayenne a possibilidade de receber um sistema de esterçamento nas rodas traseiras 4ws e pasm porsche active suspension management semelhante ao de outros modelos nao suvs inclusos os amortecedores agora tem tres camaras de ar antes eram duas que ajudam recalibrar ativamente a carga dos mesmos com mais eficiencia alem disso novas barras estabilizadoras ajustaveis eletricamente foram adotadas todos os sistemas eletronicos do carro sao controlados pelo porsche 4d chassis control que estreou no panamera que le as informaçoes fornecidas pelos sensores e administra tudo em tempo real o porsche cayenne sera vendido em tres versoes a primeira chamada simplesmente cayenne e movida por um motor v6 de tres litros com turbo 340 cv e 45 9 mkgf de torque capaz de chegar aos 100 km/h em 5 9 segundos ou 5 6 segundos com o pacote sport chrono cumprir o quarto de milha em 14 4 segundos 14 2 segundos com o mesmo pacote e de atingir a velocidade maxima de 245 km/h o cayenne s tem um motor de 2 9 litros com dois turbos 440 cv e 56 1 mkgf de torque seu o 100 km/h e de 4 9 segundos ou 4 6 segundos com o pacote sport chrono e o quarto de milha cumprido em 13 3 segundos sport chrono 13 2 segundos a velocidade maxima e de 264 km/h o cayenne que pode chamar a atençao dos entusiasts naturalmente e o turbo seu motor v8 biturbo de quatro litros entrega 550 cv e 78 4 mkgf de torque seu 0 100 km/h e de 3 7 segundos com o pacote sport chrono 3 9 segundos sem ele a velocidade maxima chega aos 285 km/h esteticamente o cayenne turbo diferencia se pelo conjunto aerodinamico de visual mais agressivo pelas entradas de ar maiores na dianteira e pelos pneus mais largos de medidas 285/40 na dianteira e 315/35 na traseira diferentemente das outras versoes o cayene turbo s tem rodas de diametros iguais nos dois eixos 21 polegadas independentemente da versao todo cayenne usa uma nova versao do cambio automatico tiptronic s de oito marchas que foi pensada para o asfalto e para a terra as marchas mais altas sao longas apropriadas para pegar estrada e diferentes modos sao oferecidos para cada tipo de situaçao e terreno o modo padrao e o on road segundo de mud lama gravel cascalho sand areia e rocks pedras os modos alteram como os atuam os blocantes dos diferenciais enquanto o sistema ptm porsche traction management varia continuamente a distribuiçao de torque entre os eixos opcional para todas as versoes e um conjunto de freios com discos de aço revestidos por uma camada de carbeto de tungstenio os chamados porsche surface coated brakes pcsb de acordo com a fabricante o material melhora a fricçao dos freios e ao mesmo tempo reduz o desgaste e a produçao de residuos a tecnologia por enquanto e exclusiva e os carros equipados com ela trarao pinças de freio pintadas de branco por dentro o cayenne tomou inspiraçao no panamera o que significa que o interior tem formas mais limpas e sofisticadas alem de uma gigantesca tela sensivel ao toque no console central com 12 3 polegadas nota e maior que a do meu laptop a ideia e oferecer um carro mais sofisticado e interativo deixando os comandos fisicos abaixo da tela encarregdos das funçoes mais basicas do carro como em um bom porsche o conta giros analogico fica no centro do cluster flanqueado por duas telas full hd de 7 polegadas cujos dados exibidos podem ser configurados pelos comandos do volante elas podem ate mesmo exibir imagens da camera termica de visao noturna util para quem anda em estradas mais afastadas e nao quer acertar nenhum animal ou pedestre o cayenne e o cayenne s ja podem ser encomendados com a porsche la fora enquanto o cayenne turbo começara a aceitar encomendas em dezembro no brasil os tres modelos deverao começar a chegar a partir do segundo semestre de 2018 ja como modelo 2019
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