FlatOut!
Image default
Car Culture História

Os melhores hot hatches do universo: Ford Festiva SHOgun

O mercado automotivo nos EUA sempre foi bem diferente do nosso. Enquanto por aqui os hatches pequenos são a palavra de ordem, por muito tempo os americanos nem mesmo os consideravam carros — nada surpreendente para um país onde o Dodge Dart era um carro compacto. Talvez o carro que melhor simbolize esta imagem seja o Ford Festiva — não é preciso pesquisar muito para descobrir que, nos Estados Unidos, ter um Festiva e ser um fracassado na vida não são coisas muito diferentes. Na verdade, o Festiva nem era um Ford — ele foi projetado e fabricado pela Mazda sob encomenda da marca do oval azul, que o começou a vendê-lo no Japão como Ford Festiva e na Coréia do Sul como Kia Pride em 1986, e só estreou nos EUA no fim de 1987. O Festiva não era um carro ruim — na verdade, é só mais um hatch pequeno e quadrado feito para a cidade. Contudo, o desempenho pífio de seu quatro-cilindros de 1,3 litros e 58 cv e seu visual sem graça fizeram dele o símbolo da derrota sobre quatro rodas.