o mercado automotivo nos eua sempre foi bem diferente do nosso enquanto por aqui os hatches pequenos sao a palavra de ordem por muito tempo os americanos nem mesmo os consideravam carros — nada surpreendente para um pais onde o dodge dart era um carro compacto talvez o carro que melhor simbolize esta imagem seja o ford festiva — nao e preciso pesquisar muito para descobrir que nos estados unidos ter um festiva e ser um fracassado na vida nao sao coisas muito diferentes na verdade o festiva nem era um ford — ele foi projetado e fabricado pela mazda sob encomenda da marca do oval azul que o começou a vende lo no japao como ford festiva e na coreia do sul como kia pride em 1986 e so estreou nos eua no fim de 1987 o festiva nao era um carro ruim — na verdade e so mais um hatch pequeno e quadrado feito para a cidade contudo o desempenho pifio de seu quatro cilindros de 1 3 litros e 58 cv e seu visual sem graça fizeram dele o simbolo da derrota sobre quatro rodas existe contudo um festiva capaz de conquistar qualquer entusiasta o ford festiva shogun o conceito e simples pegar um festiva livrar se do motor 1 3 e colocar algo bem mais forte em seu lugar quer dizer nao exatamente em seu lugar porque o shogun tem o motor em posiçao central traseira como os especiais de homologaçao do grupo b o motor escolhido justifica tambem seu nome trata se do v6 encontrado debaixo do capo do ford taurus sho de primeira geraçao produzido entre 1989 e 1991 a pedido da ford a japonesa yamaha começou a desenvolver o motor sho sigla para super high output ou potencia super alta em uma traduçao livre a partir do v6 vulcan em 1984 [youtube id= crndqgfwy_k width= 620 height= 350 ] o motor de tres litros tinha algumas caracteristicas que o tornavam muito avançado para sua epoca — cabeçote de aluminio de 24 valvulas com comando duplo e coletor de admissao de geometria variavel eram algumas delas o curso de 80mm dos pistoes em cilindros de 89mm de diametro resultavam em um motor girador capaz de entregar 223 cv a 6 000 rpm e 27 6 mkgf de torque a relativamente baixos 4 800 rpm com corte de giro aos 7 300 rpm nao se sabe ao certo qual era o uso planejado originalmente pela ford para o motor sho — ha relatos de rascunhos de um esportivo com motor central traseiro — mas o fato e que ele foi parar debaixo do capo de uma versao esportiva do ford taurus que ate entao era um seda competente porem meio insosso o fato e que na virada dos anos 80 para os anos 90 um homem chamado rick titus queria transformar o festiva em um carro rapido e divertido ele ja havia sido editor da revista motor trend piloto de corridas e atualmente e porta voz da ford mas em 1990 ele foi o cara que teve a ideia de criar o ford festiva shogun shogun era o titulo dado aos generais do exercito japones entre os seculos xii e xix este titulo era concedido pelo proprio imperador e por algumas geraçoes os shoguns tinham ate mais poder dentro do governo do que o proprio imperador ao pegar um carro desenvolvido e produzido no japao e colocar nele um motor americano com modificaçoes de peso realizadas por japoneses titus deve ter achado apropriado batiza lo de shogun — e ainda fez um trocadilho com o nome do motor se o conceito partiu de rick titus quem colocou a mao na massa foi chuck beck famoso por fabricar replicas extremamente fieis do porsche 550 spyder nos eua desde 1982 ele sabia o que fazer quando lhe davam fibra de vidro e ele foi o responsavel por fazer o shogun passar de uma ideia mirabolante a algo palpavel — e extremamente divertido de guiar mecanicamente nao houve muito segredo livrar se dos bancos traseiros do festiva abrir um buraco no assoalho e colocar o motor e o cambio manual de cinco marchas do taurus sho uma estrutura tubular era colocada em volta do motor e a suspensao original do festiva dava lugar a do sho — um sistema independente nas quatro rodas com amortecedores mcpherson molas helicoidais e barras estabilizadoras estas feitas sob medida para o diminuto festiva os freios tambem vinham do taurus — discos ventilados de 10 polegadas nos quatro cantos envoltos por rodas de 15x8 polegadas na dianteira e 16x10 polegadas na traseira [gallery columns= 4 link= file ids= 16433 16432 16431 16430 ] por dentro o carro recebia novos instrumentos no painel bancos recaro e revestimento de couro do lado de fora beck fez sua magica e com para lamas alargados capo com scoop funcional o cofre do motor agora abriga um duto para entrada de ar e um novo para choque o shogun realmente lembra um pequeno especial de homologaçao para o wrc com o novo motor o que antes era um pacato festiva se tornou um monstrinho capaz de acelerar ate os 100 km/h em 4 6 segundos e fazer o quarto de milha em 12 9 segundos a 160 km/h segundo um teste da motor trend na epoca — e ele nem era tao leve pesando 1 166 kg a revista tambem elogiou a dinamica do carrinho que apesar de suas proporçoes cubicas nao era extremamente arisco de traseira — ele tinha sim certa tendencia ao sobresterço por causa do peso concentrado na traseira mas era bom de chao e nao era facil faze lo desgarrar de seu trajeto algo entre sete e nove exemplares do shogun foram fabricados de 1990 a 1992 incluindo o prototipo sim e um carro bem raro e obscuro e nem mesmo a internet fornece muito material visual sobre ele contudo um exemplar ficou famoso por fazer parte da garagem de jay leno — quem mais — que foi um dos que pagaram us$ 47 5 mil r$ 106 mil pedidos por um exemplar do shogun assim que o carro começou a ser vendido e ele colocou um kit de injeçao de oxido nitroso no porta malas sim ele ainda tinha porta malas do seu pequeno foguete prateado que quando acionado eleva a potencia do v6 de 220 para cerca de 310 cv [youtube id= b77ufazvrww width= 620 height= 350 ] rarissimo com visual fodastico e aprovado por jay leno precisamos mesmo explicar por que o festiva shogun e um dos melhores hot hatches do universo
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