ola flatouters depois de um tempinho sumido retorno neste espaço gearhead para dar continuidade aos detalhes da minha historia com o vw sp2 para quem esta chegando agora e ainda nao conhece esse projectcar que envolve dois carros fica o convite para ler as 3 tres partes anteriores clicando aqui [gt40 content search= aircooled widget= 1 title= ja que estamos falando em aircooled ] na terceira postagem tentei trazer com riqueza de detalhes o inicio da restauraçao do robert vw sp2 1974 contando sobre a sua desmontagem e o processo de recuperaçao de sua lataria chegou a hora de avançar a historia e contar o resto desta epopeia estao preparados preparaçao e pintura do vw sp2 1974 o robert finalizada a funilaria completa exterior interior e chassi chegou a hora de preparar o carro para a pintura as etapas de preparaçao para a pintura devem ser realizadas com muita atençao pois representa mais um divisor de aguas para o sucesso da restauraçao digo isso pelo seguinte encerrada a funilaria para alcançar a perfeiçao do alinhamento sobre a lataria devera ser passada uma finissima massa de poliester com a finalidade de acertar o alinhamento do carro e aqui que mora o perigo sim todos os carros exigem a aplicaçao de massa poliester todavia nessa etapa da restauraçao voce identificara o verdadeiro restaurador que faz um uso milimetrico representando uma verdadeira linha reparadora conforme a foto abaixo dos pseudorestauradores que parecem mais com pizzaiolos que enxertam criminosamente quilos de massa no carro como fizeram no dionisio vw sp2 1975 o uso em excesso de massa e algo que lamentavelmente e utilizado por oficinas despreocupadas com a etica finalizada a pintura e quase imperceptivel a identificaçao de tal crime mas em pouquissimo tempo surgira trincas por todo o carro exigindo o proprietario realizar todo o serviço novamente na figura de alguem que passou com isso no inicio da restauraçao do dionisio fica minha recomendaçao para que tomem muito cuidado com os profissionais que voces elegem para mexer em suas preciosidades feita a aplicaçao correta e moderada de massa poliester o carro deve passar pelo lixamento retirando eventual excesso e acertando o maximo possivel o seu alinhamento com o primer seco deve ser feita uma nova matarona de lixamento proporcionando o maximo de alinhamento e lisura ao carro finalizado esse processo o carro sera preparado para a pintura [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 169138 169173 169174 169175 ] lixando mais uma vez o carro e corrigindo as imperfeiçoes encontradas o resultado foi esse considerando a cor branca do carro apos a preparaçao para a pintura ele passou por um novo processo de lixamento e recebeu uma base branca antes de receber a pintura original [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 169179 169180 169181 169182 169183 169184 ] a participaçao neste espaço do flatout tambem ficou registrado no carro ah estava me esquecendo de citar um fato essas fotos foram tiradas faltando 30 dias para o iii encontro mundial do vw sp2 havia a compromisso de todos os envolvidos de que meu carro iria nesse evento de qualquer jeito para fazer aquela pressao coloquei o banner do evento ao lado do carro aqui um detalhe importante um dos motivos que me levaram escolher a oficina autopadrao alem da competencia dos profissionais foi a infraestrutura que encontrei para a pintura do carro eles possuem uma estufa de primeiro mundo refletindo diretamente na qualidade e no resultado do serviço para a pintura completa de qualquer veiculo a qualidade da estufa refletira no serviço pois a pintura deve ser realizada em ambiente fechado longe de umidade baixa temperatura e principalmente poeira ah jamais utilize tinta sintetica de preferencia sempre a base de tinta de poliuretano pu a cor eleita para o robert foi o branco lotus sua cor original uma curiosidade sobre essa cor e que se trata da unica coloraçao adotada ao longo de todos os anos de produçao do vw sp2 o resultado ficou muito bom um ponto bacana tambem e que essa cor esta na moda novamente no mundo automobilista diversas empresas voltaram a incluir o branco lotus em seus catalogos chamando o agora de off white no caso robert foram aplicadas 5 cinco demaos de tinta criando uma camada bem consistente da pintura entre cada demao e necessario esperar a secagem da camada anterior finalizada a pintura o carro passou por mais um processo rigoroso de lixamento retirando praticamente uma camada da tinta contudo esse processo se deu com o intuito de alcançar o maximo de perfeiçao da lisura e reflexo da pintura o resultado caros leitores foi extremamente positivo conforme voces podem acompanhar pelas fotos a seguir [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 169189 169190 169191 169192 169193 169194 169195 169196 169197 169198 ] procedimento identico foi adotado para as portas tampa do porta malas e capo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 169200 169201 169202 169203 ] com isso mais uma etapa foi concluida com sucesso explorando a personalidade do robert tornando meu sp2 unico na postagem anterior foi apresentado meu projeto para o robert um carro inteiramente original mas que ao mesmo tempo tivesse personalidade propria se destacando e diferenciando entre seus pares eis que surge a pergunta magica como modificar o carro sem tirar a sua originalidade a resposta para alcançar esse objetivo foi muito simples a necessidade de localizar itens de serie raros que equipavam o carro na epoca de sua produçao se eu conseguisse acumular alguns desses itens eu tornaria o robert em um carro unico e diferenciado contudo em que pese a simplicidade da teoria colocar essa ideia na pratica nao foi nada facil mas acredito que os deuses da ferrugem me deram uma ajudinha para conseguir concluir essa etapa nesse sentido posso destacar 3 tres itens que certamente tornam o meu vw sp2 1974 unico e diferenciado as rodas de liga leve os vidros verdes santa marina e as assinaturas dos projetistas as rodas de liga leve do vw sp2 esse item e o causador das maiores lendas deste simpatico carrinho as rodas de liga leve do vw sp2 no meio antigomobilista muito se falam dessas rodas os entusiastas questionam principalmente se e um item de serie ou um opcional de epoca por meio de muitas pesquisas e estudos pratica corriqueira para quem tem interesse em uma restauraçao original descobri o seguinte as rodas em referencia estavam presente no modelo de apresentaçao do vw sp2 outra curiosidade e que o veiculo utilizado no manual do carro de 1973 em diversas paginas mostram a mesma roda de liga leve por fim a roda de liga leve esta presente no catalogo de peças do vw sp2 indicando a sua numeraçao alem disso o carro do manual tambem possui essa mesma roda em diversas paginas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 169206 169207 169208 169209 169210 169222 ] por fim essa roda consta no catalogo de peças do vw sp2 inclusive indicando a sua numeraçao de fabrica portanto trata se de uma peça exclusiva do vw sp2 que lhe acompanha desde a sua montagem logo essas rodas encaixam se perfeitamente no conceito de algo diferenciado e agora como conseguir essas rodas verdadeira mosca branca de olhos azuis com a ajuda do vw sp2 club especialmente do amadeu tobias consegui realizar esse sonho e adquiri um jogo delas para o robert spoilers da proxima postagem ainda sobre as rodas elas foram objeto de uma excelente materia da revista vw klassik os vidros verdes do sp2 nos anos 70 um verdadeiro charme era equipar o veiculo com vidros verdes no caso do vw sp2 duas empresas eram responsaveis em produzir os vidros verdes as empresas vitroplex e a santamarina a segunda empresa tambem era responsavel em produzir os vidros transparentes normais e confeccionou em menor escala os vidros verdes ou seja para tornar meu carro mais raro a ideia era conseguir as peças com logo marca da santa marina como conseguir esse feito mais uma corrida homerica que terminou com a ajuda do robert harrison outro socio do vw sp2 club o bob e um tipico ingles que veio para o brasil na decada de 70 se apaixonou pelo nosso pais e por aqui ficou ele possui dois exemplares do vw sp2 em sua casa e muitas peças em sua garagem durante uma visita eis que encontro um jogo zerado dos vidros verdes que procurava no meio de suas coisas depois de muita conversa acabou que o bob fez um negocio de pai para filho para eu fechar o negocio f e l i c i d a d e resumida em uma foto assinaturas dos projetistas do vw sp2 lembram se que os projetistas marcio piancastelli e jotta estiveram presente no 1º encontro mundial do vw sp2 nao lembram clique aqui naquela oportunidade eles assinaram aproximadamente 30 exemplares dentre eles os meus dois carros uma das principais complicaçoes da restauraçao do robert foi justamente preservar o local da assinatura ao longo do processo de restauraçao ao final deu tudo certo e eu consegui manter a assinatura integra e original com isso me sinto emocionado e ao mesmo tempo honrado em possuir um dos pouquissimos modelos que tiveram o privilegio de ser assinado pelos seus projetistas logo ao conseguir as rodas de liga leve os vidros verdes santa marina e as assinaturas dos projetistas meu carro tornou se unico e diferente dentre os seus pares [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] proximo passo dar prosseguimento no projeto com a realizaçao da eletrica mecanica tapeçaria e montagem mas isso sera assunto para um proximo post nao e mesmo afinal tudo pode acontecer perai vai acabar assim essa postagem esse projectcar nao envolve dois carros entao galera a situaçao do dionisio sp2 1975 e bem mais complicada os enxertos de massas que foram feitos nele condenaram mais ainda a sua estrutura e o processo de restauraçao ficou extremamente complexo basicamente a restauraçao do carro vai exigir a troca de pelo menos 85% da lataria algo dificil e moroso contudo tenho fe que voltarei a andar no meu primeiro carro um dia para essa dificil missao o carro foi enviado para guarulhos/sp em uma oficina especializada em vw sp2 profissional novo apresentado ao dionisio o primeiro passo foi lixar toda a massa existente haja lixa a parte eleita para iniciar os trabalhos de recuperaçao da lata foi a traseira para isso foram retiradas as estampas externas para a sua devida recuperaçao e tambem para o tratamento da parte interna na parte interna foi feita uma limpeza profunda na peça retirando todos os podres e imperfeiçoes feito isso a peça foi tratada com produto antiferrugem garantindo a durabilidade do serviço realizado e proteçao da lataria a estampa externa tambem passou por um rigoroso processo de recuperaçao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 169241 169242 169243 169244 ] importante observar a troca de todos os pedaços de metal que apresentavam ferrugem inclusive em alguns trechos foi refeita a peça em sua integralidade como caso da regiao do facao apos os devidos reparos na lataria todas as peças passaram por um banho de antiferrugem com o fim de proteger o metal por fim as estampas externas foram novamente soldadas no carro executando o mesmo serviço que era realizado na montagem original do carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 169249 169250 169251 169252 ] a proxima etapa foi a frente do carro acredito que o ponto mais critico desta restauraçao pois exigiu a troca completa da lataria considerando o estado critico em que se encontrava a lataria foi completamente removida assim sendo coube ao funileiro artesanalmente vida a old school fazer uma nova frente para o dionisio e assim chegamos ao fim de mais uma postagem e com a promessa de que o proximo capitulo ainda sera publicado este ano um grande abraço galera por fred martos project cars #151
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