o que da quando voce junta dois 1jz se voce for um piadista vai logo responder um 2jz mas e claro que voce nosso leitor entusiasta dos carros japoneses sabe que a diferença entre um motor 1jz e um 2jz e o deslocamento o 1jz de 2 5 litros veio em 1990; o 2jz de tres litros foi introduzido em 1991 ambos os motores tem seis cilindros em linha bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio com comando duplo e 24 valvulas os dois tem versoes de aspiraçao natural com um turbo e com dois turbos alem do sistema de comando variavel vvt i o 2jz gte biturbo de pelo menos 280 cv ficou famoso por equipar o toyota supra de quarta geraçao [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= os jdm anunciados no gt40 ] se voce nao sabia disso tudo sabe agora e assim podemos introduzir o assunto deste post um motor v12 feito a partir de dois motores 1jz com cinco litros e se tudo correr como seu dono planeja 800 cv o motor sera instalado em um monoposto experimental em posiçao central traseira o motor ja funciona o carro ja esta sobre as quatro rodas com banco volante e carroceria de aluminio e questao de tempo o criador desta impressionante obra de engenharia do it yourself se chama don groff um engenheiro aposentado de 71 anos que mora em minneapolis estado do minnesota nos eua ele simplesmente queria um motor v12 e tinha tempo para construir um entusiastas nao precisam de muitas justificativas para colocar seu entusiasmo em pratica nao e mesmo este video do motor sendo ligado em seu primeiro dia de testes ja rodou por ai e curto de apenas 30 segundos mas da uma ideia do que esperar quando tudo estiver pronto [youtube id= 19lvlu6aenu width= 620 height= 350 ] o pessoal da road and track trocou uma ideia com don groff e descobriu mais alguns detalhes a respeito do projeto ele conta que escolheu o motor 1jz por conhecer sua fama de respirar bem tanto o 1jz quanto o 2jz alem de outros motores japoneses como o seis em linha rb26dett do nissan skyline ou o k20 da honda sao conhecidos pelo over engineering eles foram feitos para suportar cavalaria muito maior do que a de fabrica pois ja foram criados desde o inicio para ser modificados seja pela propria fabricante para competiçoes ou pelos proprietarios oseis em linha de 2 5 litros e 250 cv original de fabrica pode dobrar este numero sem necessidade de componentes internos mais resistentes apenas respirando melhor groff contou a r&t que nao queria um motor grande e que por isso decidiu se por algo que fosse capaz de render bem com sobrealimentaçao os dois motores foram retirados de dois supra de terceira geraçao aquele mais quadrado que custava barato e foi/e o primeiro carro de muita gente em todo gran turismo cortados ao meio unidos pelo virabrequim de forma totalmente artesanal o mais incrivel funcionou segundo o criador do motor nada foi planejado ele simplesmente teve a sorte de acertar tudo na primeira tentativa groff projetou um novo virabrequim de plano simples com duas bielas em cada mancal e a pela foi usinada pela scat ja o restante do crankcase algo como a capa do virabrequim e a parte do bloco que realmente une os dois motores foi feita de forma totalmente artesanal por groff em sua oficina o virabrequim instalado no crankcase feito sob medida para sua sorte o padrao de parafusos e dutos do cabeçote do motor 1jz e simetrico o que facilitou bastante as coisas na hora de definir medidas e projetar detalhes como os dutos de arrefecimento e o desenho dos coletores por exemplo ninho de cobras como alguns coletores de escape usados por monopostos nos anos 60 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o v12 desloca exatos 4 982 mm com curso de 71 5 mm e diametro de 86 mm e e sobrealimentado por um par de turbinas garrett gtx o motor e controlado por uma ecu aem infinity e aparentemente manteve o sistema de injeçao eletronica multiponto original dos dois motores 1jz considerando que originalmente o 1jz biturbo entregava cerca de 300 cv nao sera preciso mais que 1 25 bar de pressao para atingir os 800 cv planejados por groff repare no setup com amortecedores inboard e braços sobrepostos na dianteira o monoposto com paineis de aluminio na carroceria certamente sera muito veloz com o v12 que foi acoplado ao cambio manual tremec de seis marchas vindo de um corvette pelo pouco que da para ver nas fotos o monoposto tem suspensao por braços sobrepostos com amortecedores inboard groff diz que esta trabalhando no projeto hacerca de oito anos e que seu plano e usar o carro nas ruas visto que por conta do projeto totalmente original que nao segue nenhum tipo de regulamento acha dificil conseguir entrar em qualquer competiçao oficial independentemente de como ele usara o monoposto com motor v12 apenas o fato de o mesmo estar se tornando realidade nas maos de um entusiasta veterano como don groff e algo notavel ainda mais roncando desse jeito
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