FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Zero a 300

Este cara transformou dois motores 1JZ em um V12 biturbo — e vai usá-lo em um monoposto de rua!

O que dá quando você junta dois 1JZ? Se você for um piadista, vai logo responder: um 2JZ! Mas é claro que você, nosso leitor entusiasta dos carros japoneses, sabe que a diferença entre um motor 1JZ e um 2JZ é o deslocamento. O 1JZ, de 2,5 litros, veio em 1990; o 2JZ, de três litros, foi introduzido em 1991. Ambos os motores têm seis cilindros em linha, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com comando duplo e 24 válvulas. Os dois têm versões de aspiração natural, com um turbo e com dois turbos, além do sistema de comando variável VVT-i. O 2JZ-GTE, biturbo de pelo menos 280 cv, ficou famoso por equipar o Toyota Supra de quarta geração. Se você não sabia disso tudo, sabe agora. E assim, podemos introduzir o assunto deste post: um motor V12 feito a partir de dois motores 1JZ, com cinco litros e, se tudo correr como seu dono planeja, 800 cv. O motor será instalado em um monoposto experimental, em posição c