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Como são gravados os roncos dos carros de Gran Turismo e Forza Motorsport?

Forza Motorsport e Gran Turismo dividem o universo dos gamers assim como Ford e Holden dividem os australianos e Senna e Piquet dividem os brasileiros. Mas diferentemente das outras rivalidades gearheads, há uma unanimidade entre os gamers: o ronco dos carros em Gran Turismo não é nada legal. Na verdade, isso é uma característica tão marcante que até mesmo o próprio criador da série, Kazunori Yamauchi, admitiu que não está satisfeito com o som dos carros em Gran Turismo. Sério, ele falou isso na primeira postagem de seu novo blog no site da Polyphony e explicou em detalhes a evolução da gravação dos roncos para Gran Turismo, desde o primeiro jogo, até GT6. Segundo Kaz, houve três "eras" na gravação dos roncos do game. A primeira delas, logicamente começou com o jogo e se estendeu até 2003, abrangendo, portanto, GT4. Nessa época o carro era colocado em ponto morto e eles aceleravam o carro do ponto morto até cada marca de 1.000 rpm e seguravam a aceleração na rotação deter