voce deve conhecer a filosofia one man one engine da amg cada novo motor fabricado pela divisao esportiva da mercedes em affalterbach e montado por um unico engenheiro e recebe uma plaqueta assinada por ele apos o longo processo que pode durar ate seis horas [gt40 content search= search widget= 1 title= chevrolet no gt40 ] pois o novo motor v8 biturbo da cadillac tambem sera feito assim cada um deles sera construido pelas maos de um unico engenheiro que tambem assinara uma plaqueta instalada ao final da montagem mas esta e so uma das novidades em relaçao ao novo v8 que e o primeiro motor totalmente desenvolvido pela cadillac e exclusivo para seus modelos em 26 anos o ultimo v8 da cadillac a ser usado apenas pela cadillac foi lançado no fim de 1992 para allante 1993 o cadillac allante foi um roadster de luxo que a gigante americana fez para disputar com o mercedes benz sl e o jaguar xjs o chamado northstar era um v8 de 4 6 litros todo de aluminio com comando duplo nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro e diversas inovaçoes uma delas era um sistema que permitia que caso houvesse um vazamento de fluido de arrefecimento apenas uma das bancadas de cilindros recebesse combustivel a outra bancada era utilizada para arrefecer o motor usando o ar depois que o allante saiu de linha ainda em 1993 a cadillac continuou usando o motor northstar em quase todos os seus modelos ate 2011 quando adotou motores compartilhados com outras marcas da general motors o novo motor sera usado por enquanto em apenas um carro o cadillac ct6 v sport versao mais apimentada do full size lançado pela caddy em 2016 como sucessor do iconico fleetwood anunciado junto com o ct6 v sport o novo v8 e totalmente novo com deslocamento de 4 2 litros ele tem bloco e cabeçotes de aluminio virabrequim e bielas de aço forjado e pistoes de aluminio de alta resistencia o curso do virabrequim e de 90 2 mm enquanto o diametro dos cilindros e de 86 mm o espaço entre as bancadas e de 90° e a taxa de compressao e de 9 8 1 de acordo com a cadillac o maior destaque do novo motor chamado gf18 e o posicionamento dos turbos que ficam entre as bancadas de cilindros em vez de ficarem do lado de fora do motor um de cada lado esta configuraçao chamada em ingles de hot v tem suas vantagens para começar em vez de receber o ar pressurizado pelos dutos no topo do motor liberando o gas pela parte inferior do lado de fora dos cabeçotes o caminho e oposto o ar e admitido pelo lado de fora do motor e os gases de escape saem pela parte interna do v onde ficam os turbos com isto o spool das turbinas acontece mais rapido pois caminho percorrido pelos gases de escape e menor e consequentemente o ar frio tambem e empurrado mais rapido para as camaras de combustao mais rapido segundo a cadillac o processo virtualmente elimina o turbo lag e resulta em respostas mais rapidas ao acelerador alem disso um beneficio obvio e a reduçao no tamanho fisico do conjunto [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] os turbos sao do tipo twin scroll operando a 1 38 bar o motor possui outras caracteristicas interessantes comando duplo nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro corpos de borboleta individuais injeçao direta de combustivel sistema de desativaçao dos cilindros start/stop e dois intercoolers ar agua o resultado 558 cv a 5 700 rpm e 86 7 mkgf de torque entre 3 200 e 4 000 rpm no ct6 v sport; 507 cv entre 5 000 e 5 200 rpm com 76 5 mkgf de torque entre 2 600 e 4 600 rpm no cts comum em ambos os casos o motor sera acoplado a caixa automatica de dez marchas desenvolvida pela gm em parceria com a ford ja usada em modelos das duas companhias ford mustang ford f 150 chevrolet camaro etc a cadillac contudo ainda nao deu dados de desempenho de seu novo seda esportivo ate ai tudo bem a gente esta com outra duvida na cabeça sera este o motor do corvette c8 zora foto road & track como voce deve saber finalmente a chevrolet decidiu colocar o motor do chevrolet corvette atras dos bancos depois de brincar por decadas com o layout em uma serie de prototipos de motor central traseiro que ficaram todos conhecidos como zora a fabricante finalmente vai transformar a ideia em realidade o prototipo do corvette c8 ja foi visto em testes em diferentes ocasioes e rolaram ate alguns boatos de que o carro poderia ser um superesportivo da cadillac em testes esta hipotese e improvavel mas a possibilidade de que o novo v8 da cadillac possa ser usado no corvette de motor central traseiro faz mais sentido ate porque especula se que a nova geraçao do superesportivo que devera conviver com o atual corvette c7 de motor dianteiro ate 2021 tem chance de ser movido por um v8 sobrealimentado de 5 5 litros de acordo com um artigo fresquinho do corvette forum o c8 tem tudo para usar um v8 biturbo de 5 5 litros e e inteiramente possivel que o v8 gf18 tenha sido projetado para ser bastante modular como o [atual] v8 small block de modo que mudanças no deslocamento e na potencia possam ser realizadas alem disso lembra da one man one engine que citamos la no inicio do texto os motores do corvette zr1 e z06 tambem sao feitos assim como este da cadillac e claro que tudo ainda nao passa de especulaçao mas faz sentido o cadillac ct6 seria uma boa maneira de testar o motor v8 biturbo do novo corvette no mundo real sem causar alarde — ainda que ja esteja causando
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.