depois de quase dez dias de paralisaçao o governo federal concedeu r$ 0 46 de desconto no preço do diesel por meio de suspensao do pis/cofins e cide alem do congelamento dos preços do combustivel por sessenta dias e mais uma reduçao de r$ 0 10 concedida pela petrobras para garantir que a reduçao de r$ 0 46 chegue as bombas o governo definiu uma serie de regras dos postos que a primeira vista garantem a transparencia dos postos com o consumidor so que isso pode tornar a conta mais cara para os demais motoristas reduzir a qualidade do diesel — ou as duas coisas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] seria comico se nao fosse um governo que afeta a vida de 203 milhoes de pessoas a principal medida para garantir que o diesel fique realmente r$ 0 46 mais barato nao e a fiscalizaçao da anp sobre as refinarias distribuidoras e postos em vez disso o governo obrigou os postos a instalar uma faixa ou painel exibindo o preço do diesel em 21/05 quando a greve começou e o preço atual que devera obrigatoriamente ser r$ 0 46 mais baixo que o preço do dia 21/05 desta forma a fiscalizaçao segundo o governo ficara por conta do povo que devera denunciar ao procon os preços que nao forem r$ 0 46 mais baratos voce pode estar pensando agora que os postos poderiam simplesmente definir o preço somar r$ 0 46 e falsificar o preço do diesel no dia 21/05 mas isso nao sera possivel por dois motivos o primeiro e que os clientes regulares sabem quanto pagaram — especialmente frotistas que mantem os preços em planilhas de controle de custos o outro e que a anp coleta os preços praticados pelos postos o que os obriga a informar o preço corretamente isso a primeira vista e positivo para o consumidor porque tem ares de transparencia e de açao do governo contra praticas abusivas mas por tras desta fachada de honestidade ha um problema inerente a atual estrutura do mercado de combustiveis no brasil veja so por lei os postos nao podem comprar a gasolina diretamente das refinarias somente das distribuidoras e elas nao serao obrigadas pelo governo a repassar o reajuste de r$ 0 46 para os postos isso significa que os postos estao sendo obrigados a vender o diesel r$ 0 46 mais barato porem nao necessariamente irao comprar o diesel r$ 0 46 mais barato e ai que mora o problema segundo o painel de preços e margens da agencia nacional do petroleo o preço medio do diesel no mes de maio foi de r$ 3 62 nos postos que pagaram em media r$ 3 26 as distribuidoras — uma margem media de r$ 0 36 nos ultimos cinco anos a media foi r$ 0 33 como as distribuidoras nao sao obrigadas a reduzir o preço elas poderao manter suas margens forçando os postos a reduzir suas margens uma vez que eles serao obrigados a vender o diesel r$ 0 46 mais barato que na semana passada sob o risco de pagar multa de ate r$ 9 4 milhoes e/ou ter sua licença cassada na verdade se as distribuidoras nao alterarem os preços do diesel elas podem ate mesmo forçar os postos a vender combustiveis com prejuizo os postos que se encontrarem nesta situaçao logicamente nao vao operar com prejuizo e tentarao minimizar o dano nesta situaçao eles terao tres alternativas a primeira e comprar um volume menor e compensar a reduçao da margem do diesel aumentando a margem dos outros combustiveis — a gasolina e o etanol nossos de cada dia a segunda e simplesmente parar de vender o diesel s 10 para vender s 500 ou aditivado — uma opçao que nao permita a comparaçao de preços com os praticados no dia 21/05 e a terceira que podera ser adotada por postos que trabalhavam com margem minima para ganhar no volume e simplesmente deixar de vender diesel temporariamente isso e particularmente preocupante porque como ja vimos anteriormente a distribuiçao de combustivel no brasil tem 70% do mercado dominado por apenas tres empresas essa situaçao cria um monopolio na pratica e ate levanta suspeitas de cartel como expos a revista istoe nesta semana como devido a uma resoluçao do ministerio de minas e energia sobre a distribuiçao de combustiveis em 2008 a agencia nacional do petroleo modificou uma resoluçao do ministerio de minas e energia para proibir que os postos com marcas das distribuidoras os chamados postos de bandeira comprassem combustivel de distribuidoras de outras marcas ou de bandeira branca antes desta mudança qualquer posto de qualquer rede podia negociar combustiveis com qualquer distribuidora bastando apenas indicar a origem nas bombas isso fomentava a concorrencia entre as distribuidoras e baixava o preço do combustivel agora obrigados a negociar com as distribuidoras de suas proprias marcas os postos tem menos flexibilidade nas negociaçoes pois nao ha concorrencia o que contribuiu para elevar os preços — e possibilita que elas nao reduzam o preço do diesel em r$ 0 46 afinal os postos com sua marca nao podem comprar de outra distribuidora somente os postos de bandeira branca ou grupos nao ligados a distribuidores continuaram livres para comprar combustiveis de qualquer distribuidora — e e por isso que eles tendem a ser mais baratos; nao se trata de uma relaçao necessariamente ligada a qualidade do combustivel como as teorias conspiratorias induzem muita gente a pensar esta obrigatoriedade esta temporariamente suspensa devido a crise no abastecimento resultante da paralisaçao dos caminhoneiros como sinalizou a istoe esta pode ser uma oportunidade para o governo rever a resoluçao como tentativa de reduzir os preços dos combustiveis quanto ao repasse dos r$ 0 46 talvez o mais sensato por parte do governo seria fiscalizar a reduçao nas distribuidoras e posteriormente nos postos do jeito que foi feito ha brechas para que a reduçao nao chegue as bombas pela venda de diesel aditivado e para que os demais combustiveis sejam onerados devido a reduçao das margens dos postos agradeça ao governo federal
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