nunca foi tao facil documentar seu project car para o mundo todo ver como e hoje em dia uma rapida busca pelo instagram por exemplo permite que se encontre dezenas de contas dedicadas exclusivamente a evoluçao de um project car feito por alguem em alguma parte do mundo talvez voce ate esteja acompanhando alguns projetos neste momento se ainda nao poderia começar com o nosso renault sandero rs [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] isto nao acontecia no começo dos anos 2000 ja havia a internet mas ela nem de longe era onipresente como hoje e a principal fonte de informaçao sobre carros que havia online eram os foruns que se proliferaram rapidamente e se tornaram comunidades muito importantes na cultura automotiva da decada passada lugares onde entusiastas trocavam informaçoes e dicas vendiam em compravam peças e claro exibiam seus carros fossem eles daily drivers ou projetos um projeto famoso podia aparecer em varios foruns e seu dono podia se tornar uma especie de celebridade virtual foi o que aconteceu com vincent foucart piloto frances de rali e rallycross cujas fotos e videos circulam pela internet ha anos seu projeto um peugeot 205 do qual ja nao resta muita coisa de peugeot 205 e verdade e conhecido em foruns ha mais de dez anos e ja teve alguns motores diferentes um v12 bmw; um w16 feito sob medida usando motores de moto e atualmente e movido por um wankel de dois litros com tres rotores e 440 cv digamos que a unica constante na vida deste carro e a mudança um dos registros mais antigos de foucart ao volante de um peugeot 205 preparado e o video abaixo publicado em dezembro de 2009 o carro e um 205 t16 customizado com as cores oficiais da peugeot no automobislismo mas nao ha muitas informaçoes a respeito [youtube id= fhoebcdaj8w width= 620 height= 350 ] aparentemente naquela epoca foucart tambem ja corria com o peugeot 205 vermelho havia algum tempo ha um topico de 2009 no forum retro rides que mostra algumas aparentemente bem antigas do carro que pelo que conseguimos garimpar na verdade e um buggy fabricado pela francesa fouquet com estrutura tubular e motor central traseiro feito especificamente para corridas off road o buggy entao recebeu os paineis de carroceria do 205 provavelmente replicas de fibra ainda que em alguns momentos apareça com o front clip do peugeot 306 adaptado com uma grosseria que nos parece proposital [youtube id= 7dysc7p9f3u width= 620 height= 350 ] nos videos mais antigos o carro e movido por um v12 bmw acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas mas tambem ha um video do carro movido por um motor w16 de 2 0 litros feito a partir de quatro motores quatro cilindros de honda cbr 600 cada um deles com curso mais curto para girar mais incrivel se consderarmos originalmente a cbr600 gira acima das 13 000 rpm o que reduziu o deslocamento para 500 cm³ ha pelo menos dois videos curtos do carro nesta configuraçao e o ronco e simplesmente absurdo [youtube id= kbxwjsjpcfi width= 620 height= 350 ] [youtube id= cjxeeirfrfk width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o motor wankel ja esta no carro ha alguns anos desde 2015 ao menos apesar de usar o projeto da mazda o motor foi feito sob medida para o carro por uma oficina neozelandesa a pulse performance race engineering especificamente para competiçoes com deslocamento de dois litros e sem qualquer tipo de induçao forçada um wankel de tres rotores novo da ppre custa hoje em dia 54 000 dolares neozelandeses o que da cerca de r$ 141 000 o cambio continua sendo sequencial de seis marchas e leva a força do motor para as quatro rodas o carro tem estrutura tubular de aço inox e apenas a carroceria de um 205 mas foucart adaptou o painel de instrumentos do 205 para tornar o projeto mais convincente do ponto de vista estetico no entanto bastam alguns instantes observando o carro em açao para entender o apelo da adoçao de um chassi proprio para competiçoes na terra o curso generoso da suspensao de buggy que tem amortecedores duplos do tipo pushrod na traseira cai bem ao carro de rali quando o motor ainda era um w16 vincent foucart participa ativamente do circuito de rali e rallycross da europa e nos ultimos anos tem sido acompanhado pela jovem navegadora melodie fourcade que tem apenas 23 anos de idade e aparece junto do piloto em alguns videos os dois podem ser vistos no onboard abaixo que tambem nos da a oportunidade de ouvir de dentro do carro o ronco do motor wankel a mais de 9 000 rpm [youtube id= f792ipbqdhg width= 620 height= 350 ] em 2017 o carro tambem participou do goodwood festival of speed dando uma volta de exibiçao bastante rapida no mini estagio de rali montado na propriedade do duque de richmond [youtube id= mew1wxdy580 width= 620 height= 350 ] e se voce ja viu o post que fizemos ontem sobre a ediçao 2018 sabe que ele esta em goodwood novamente desta vez com uma demonstraçao de poderio sobre o asfalto [youtube id= xjblenb6a 8 width= 620 height= 350 ] considerando que estamos falando de um project car que ficou famoso ha mais de dez anos gostamos de ve lo marcando presença no maior evento dedicado ao automobilismo e aos carros de corrida do ano mas gostamos mais ainda de ouvi lo seja com v12 w16 ou motor wankel
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.