caros amigos flatouters petrolheads e apaixonados por viagens tentarei nas proximas linhas transcrever algumas experiencias que eu e a d encrenca pudemos vivenciar em nossa ultima incursao no velho continente no inicio de junho de 2018 [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 ] tudo começou cinco anos atras quando de nossa primeira ida a europa quando visitamos sis paises frança belgica holanda alemanha suiça e italia e percebemos que o pacote da companhia de turismo era bastante abrangente porem sem muito tempo para que pudessemos curtir tudo aquilo que queriamos o pacote nos fez perder muitas horas dentro de um onibus visitando cidades e monumentos mas sempre engessados quanto aos prazos e alternativas pegue um motorista compulsivo e apaixonado por carros e o deixe trancado dentro de um onibus passando pelas melhores estradas do mundo com todos aqueles carros maravilhosos ao seu redor e voce sabera o que significa tortura psicologica sim foi o que senti comentei isso com alguns companheiros do clube do cruze em juiz de fora/mg que deixou de ser um clube para ser uma familia sim galera nunca me esqueço de voces mas essa e outra historia dai que veio o sonho da proxima vez faremos tudo por conta propria e de carro e de forma inacreditavel compreensiva a d encrenca concordou foi assim que economizamos as moedinhas nao caem do ceu decidimos a data da viagem e passamos grande parte do nosso tempo livre planejando o que e como fariamos alternativas de roteiro hoteis com preços honestos custos dos passeios opçoes de carros para aluguel consumo de combustivel pedagios etc e esse e o segredo para que tudo corra bem planejamento dica 1 planejamento planejamento e planejamento monte a sua planilha com seu orçamento custos datas locais endereços etc assim voce nao tera surpresas durante seu roteiro como seria uma viagem para que pudessemos ver o que nao fizemos na nossa outra aventura por la o roteiro deveria ser bem ecletico ja que a d encrenca manda mais do que o chefe em dias de ataque de nervos museus praças monumentos carros igrejas motos mais museus inclusive os de carros e por ai vai dica 2 para quem quiser se aventurar por la o site viamichelin ajuda muito www viamichelin pt e um tipo de google maps porem configuravel ele calcula os custos com combustivel e pedagios nas opçoes de trajetos sugeridos os valores previstos no planejamento foram muito parecidos com os que vivenciamos roteiro definido acelera #sqn roma e florença/toscana estas foram visitadas a pe chegamos a roma e fomos para todos os monumentos possiveis foram tres dias andando e ai voce imagina o estado em que os pes ficaram a grandiosidade dos predios a idade dos monumentos e as ruas apertadas lhe remetem a outros tempos vale cada passo dado cada centavo investido o uso de carros minusculos em roma se torna evidente toyota iq smart renault twizy e outros da mesma categoria dominam as ruas dividindo espaço com as scooters quem estiver em um desses carros podera estacionar da maneira que achar melhor na contramao fazendo baliza ou simplesmente de frente para a calçada nao importa para eles tudo e valido e possivel [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 193365 193366 193367 193368 ] os pequenos tambem chama a atençao o respeito dos motoristas pelos pedestres que tem prioridade e o respeito dos pedestres pela travessia nas faixas presenciamos alguns casos em que o pedestre sequer para e olha para os lados antes de atravessar uma rua porem sempre na faixa o uso da seta tambem foi observado eles nao economizam essas fantasticas luzinhas que o brasileiro negligencia depois de alguns dias partimos para florença de trem e a 250 km/h o que descobrimos e que muita bagagem e trens nao combinam a bagagem tem que ir naquelas prateleiras acima dos bancos se a sua mala for grande e pesada voce tera problemas dica 3 assim como as passagens aereas as passagens de trem compradas com antecedencia tem excelentes descontos florença; que tambem e um espetaculo por si so mais uma viagem no tempo ruas estreitas e escuras predios com fachadas antigas e interiores modernos e muitos quilometros percorridos a pe ja que a maioria das ruas no centro historico nao permite o trafego de veiculos automotores agora sim acelera chegamos a toscana e o inicio da epopeia automotiva que viveriamos nos proximos 11 dias carro alugado ainda no brasil por meio de um site www rentalcar com que era referenciado em todos os blogs que lemos acreditei e fiz a reserva e pagamento de um peugeot 308 estate como tambem sao conhecidos alguns sw por la ou similar a ser retirado em florença e devolvido no aeroporto de roma a nossa primeira opçao tinha sido o alfa romeo giulietta mas nao caberia toda a bagagem no porta malas do hatch medio estiloso e tambem porque a locadora era outra e nao aceitava o pagamento aqui no brasil pagamentos com cartao de credito realizados no exterior tem o acrescimo de 6 7% de iof e o cambio do dia de fechamento da fatura do cartao porem na hora de retirar o 308 fui premiado com um fiat tipo sw 1 6 16v movido a gasolio opa gasoleo ah sim diesel e isso e bom ou ruim com o tempo veio a resposta e otimo o preço do litro e mais baixo que da gasolina ou benzina como e chamada na italia e as medias de consumo sao inacreditaveis no fim de 3 600 km percorridos a media foi de 20 km/l so o barulho do motor que incomoda um pouco principalmente em baixas rotaçoes mas e totalmente aceitavel as vezes voce acha que esta batendo pino as vezes que esta batendo biela mas na verdade ele esta otimo e so a falta de costume mesmo o carro que recebi estava sujo ou mal lavado porem com apenas 3 300 km rodados quanto ao seguro e opcional e ficou mais caro que o proprio aluguel do carro ainda assim resolvemos pagar menos stress e a locadora meio que forçou a contrataçao do seguro alegando que o carro iria circular em outros paises de qualquer maneira vale pagar para nao ter aborrecimento o tipo sw se mostrou extremamente confortavel e confiavel mas sem a tocada esportiva que queremos alias recomendo para quem quiser andar muito por la estacionamento do rally em florença e as faixas azuis de estacionamento ja havia reparado que os sw sao bem numerosos no transito europeu talvez haja mais deles do que sedas nas ruas principalmente os mercedes e bmw e a opçao pelo diesel tambem parece ser a mais correta acho que a maioria dos carros que circulam por la sao movidos a diesel o tour de um dia pela toscana nos mostrou que a regiao e linda e que as cidades cercadas por muros medievais nao foram feitas para receber os carros que temos atualmente em siena e san gimignano tivemos que deixar o carro fora do centro da cidade por causa das benditas ztl zonas de transito limitado d encrenca e as paisagens da toscana estradas na regiao da toscana dica 4 existem aplicativos de celular especificos que apontam as cidades e as suas areas de trafego restrito www accessibilitacentristorici it/ evite alugar carros nas cidades que tem as ztl nao e possivel circular dentro das ztl sem que se receba uma multa outra curiosidade sao as vagas delimitadas por linhas azuis o estacionamento nestas vagas esta condicionado ao pagamento e na maioria das vezes destinadas aos turistas as vagas delimitadas por linhas brancas sao destinadas aos moradores daquela area sim daquela area e nao daquela cidade portanto todo cuidado e pouco estacionar em local errado lhe proporcionara uma bela multa entao santa agata bolognese agora os petrolheads se contorceram em suas cadeiras lamborghini proxima a modena terra da ferrari se encontra a pacata cidade de santa agata bolognese onde esta localizado o museo lamborghini para chegar ate la e preciso deixar a rodovia e45 e percorrer um labirinto interminavel de pequenas estradas dica 5 use o seu gps sem gps voce nao dirige em lugar algum na europa e com ele ainda corre se o risco de errar e erramos voces verao se quiser usar o seu smartphone compre um chip de uma operadora local o roaming funciona em toda a europa sem custo adicional e podera usar o google maps waze ou outro qualquer sem problemas eu usei a combinaçao maps e chip da vodafone o tipo tem sua central multimidia compativel com o android auto o que ajudou para que viajassemos sem maiores problemas exceto os de conexao entre o celular e o carro que as vezes se recusava a funcionar e foi em uma dessas crises existenciais do android auto que na saida da e45 tive que perguntar ao simpatico senhor que trabalha na cabine de pedagio bem proximo a modena qual a direçao para santa agata e sorrindo so perguntou lamborghini e com a resposta positiva ele prontamente nos orientou talvez se fosse um ferrarista me mandasse para o lado errado vai saber claro que os italianos sao apaixonados por carros chegando ao ponto de chamarem seus carros de mia macchina seja o carro que for o museu lamborghini e o centenario o museu da lamborghini e de fato acanhado dois pequenos andares apresentam os carros historicos e modernos ali estao expostos o que qualquer gearhead quer ver powertrains de 10 cilindros montados em pedestais carros presos nas paredes camionetes e suv f1 tudo ali na frente daqueles que assim como eu admiram a marca pode se filmar fotografar olhar babar mas nao pode tocar em nenhum deles mas ainda assim vale a pena do 350 gt miura espada gallardo de competiçao ate chegar ao centenario todos chamam a atençao o estado de conservaçao dos antigos se destaca tanto quanto o design dos carros mais modernos ali expostos a visitaçao a fabrica nao foi possivel por ser domingo diablo e gallardo geraçoes iconicas na parede sim e porque nao e deus fez as curvas e juntou as melhores delas em um so lugar stelvio de santa agata seguimos para bormio cidadezinha ao pe dos alpes onde se inicia o caminho mais impressionante para um motorista comum o passo dello stelvio o trajeto de santa agata ate bormio e um colirio ja a partir de verona ultima grande cidade pelo caminho vilas e estradas pelo caminho passamos por lagos formados nos contrafortes dos alpes com suas pequenas vilas ao redor tuneis que parecem nao ter fim estradinhas de mao dupla e sem acostamento em meio a florestas tudo isso emoldurado pelos contrafortes dos alpes a via ss42 deve ser o paraiso para os motociclistas filas interminaveis de motos de todos os tamanhos e modelos que se pode imaginar dormimos em bormio cidade que costuma hospedar os ciclistas que treinam para as provas de subida de montanha esporte bastante difundido por la so entao tive que fazer o primeiro abastecimento cerca de € 60 00 de diesel e 21 km/l de media ate entao por la a maioria dos postos de combustivel funciona no esquema de self service voce abastece o carro e paga no caixa da lojinha de conveniencia bastando informar o numero da bomba que voce usou existem tambem os postos que tem os frentistas e que cobram cerca de € 0 30 a mais por litro ahhh o litro do diesel na italia custa cerca de € 1 50 na italia e € 1 20 na alemanha e austria saindo de bormio entramos no passo dello stelvio uma das varias passagens por cima dos alpes entre italia suiça e austria pouco mais de 20 km de subida com uma diferença de 1 580m de altitude entre a cidade e o topo da passagem e incontaveis curvas de 180 graus em algumas curvas voce quase precisa parar o carro para ver se pode continuar sem bater em quem esta vindo no sentido contrario um paraiso para quem gosta de dirigir e aproveitar a paisagem esta estrada fica fechada ao transito por mais de seis meses no ano devido a quantidade de neve que se acumula por la o inicio da subida e os interminaveis e incansaveis cliclistas no sentido contrario estava acontecendo um rally de carros antigos dezenas de raridades como aston martin porsche de rally com aqueles farois redondos em carenagens sobre o capo mercedes triumph etc e suas equipes de apoio dividiam o espaço democraticamente com centenas de ciclistas tambem com suas equipes de apoio passando por tuneis escavados na pedra e de mao unica parece uma confusao mas tudo ocorre de maneira ordenada e fluida e a prioridade e dos ciclistas carros do rally e os tuneis paisagens ou cenarios de filme no alto do passo existem alguns hoteis e lojinhas de souvenir a maioria delas tem como publico alvo os cliclistas la no alto todos ciclistas motociclistas motoristas param para descansar um pouco acho que mais por causa do visual do que para deixarem as maquinas esfriarem ou para recuperarem o folego alemaes austriacos e italianos sao a maioria por la mas tem placas de todos as partes da europa no alto do passo e as suas lojinhas vistas para o lado italiano e para o austriaco respectivamente depois de apreciar a vista maravilhosa veio a descida em direçao a austria tao bonita e desafiadora quanto a subida mas com vegetaçao e relevo bem diferentes a cada quilometro rodado da vontade de parar para tirar mais fotos e entao os tuneis gigantes mais uma vez visual da descida sentido austria parada em innsbruck para conhecer a cidade comer e dormir para seguirmos para os castelos na alemanha e as paisagens na saida do passo sentido austria a secadora da fiat no dia seguinte seguimos para fussem na fronteira com a alemanha para conhecermos o castelo de neuschwanstein que serviu de inspiraçao para o castelo da cinderela na disney / eua agora vao me sacanear lugar diferenciado pelo relevo e vegetaçao e seus castelos e um deles data do seculo xix sim xix obra do rei ludwig ii que achava que seria legal voltar no tempo e mandou construir um castelo no estilo medieval onde ninguem deveria entrar para conhecer hoje e o castelo mais visitado na alemanha e ele deve estar rolando de raiva dentro do tumulo por essa e outras ele foi considerado louco destituido do trono e enviado a prisao onde morreu de causas desconhecidas no dia seguinte a sua chegada no auge dos seus 40 anos de idade gearhead tambem e cultura e foi no caminho do castelo para o estacionamento que pegamos uma forte chuva uns 2 km de descida a pe chovendo canivete suiço aberto e as capas de chuva que haviamos acabado de comprar nao deram conta do recado o carro acabou virando um secador de calças e tenis com os donos das roupas ainda dentro delas uma vez que seguiriamos para o hotel em munique a 120 km onde dormiriamos chuva por todo o trajeto e as autobahnen ainda nada as estradas da regiao sao espetaculares nada de buracos ou remendos porem por ser o inicio do verao por la a maioria das autoestradas estava em obra o que tornava trechos sem limite de velocidade em trechos com velocidade reduzida a 80 km/h decepcionante e incrivelmente todos os motoristas respeitam as velocidades maximas permitidas e definidas pela sinalizaçao momento de ser trucidado em munique nao foi possivel visitar o museu da bmw agora os beemers de plantao irao me crucificar tinhamos outros planos incluindo visitar a cervejaria hofbrauhaus cuja fundaçao data de 1589 tambem sou fa de cerveja ahhh a chuva que caia desde o dia anterior tambem atrapalhou desculpa esfarrapada e mais um sonho se torna realidade dai seguimos para nurburg sim o famoso nordschleife foram 550 km sem a chuva que nos castigou nos ultimos dois dias e com alguns pontos em que as autobahn tinham a velocidade liberada taca lhe pau nesse carrinho confesso que a sensaçao e muito boa e mais uma vez a etiqueta do motorista europeu chama a atençao nao se dirige pela faixa da esquerda exceto se estiver ultrapassando alguem mas no brasil tambem nao e assim bem deveria ser ja vi isso escrito em algum lugar e se nao houver ninguem a sua frente va para a pista mais a direita a pista do meio nao serve mesmo que esteja a 180 km/h e se nao houver ninguem a sua frente va para a direita e eles nao se preocupam em lhe dar o exemplo logo apos te ultrapassarem a mais de 200 km/h finalmente nurburgring e seus atrativos e a famosa foto junto ao letreiro e o boulevard e o kart mais feliz que pinto no lixo o que mais pode ser feito por la nos ofereceram o tour pelas instalaçoes do autodromo claro que fomos para nossa surpresa e alegria o tour nos levou a todos os cantos em que sequer imaginavamos ser possivel como simples mortais vir a pisar algum dia desde o paddock boxes sala de imprensa e de entrevista com os vencedores terraço e torre de controle da pista podio e a passarela sobre a pista uma hora e meia conhecendo as entranhas do circuito moderno somente eu a d encrenca e a nossa guia excelente box a nossa guia e d encrenca passeio proveitoso e o porsche aguardando para a prova de veiculos historicos que ocorreria no final de semana seguinte e a reta de largada de angulos diferentes matamos um pouco do tempo com o tour almoçamos e seguimos para a entrada do nordschleife aguardamos a confirmaçao de que o circuito estaria aberto aos turistas no final da tarde para que pudessemos comprar o ingresso devidamente registrado em video finalizei a volta em 1 hora e 14 minutos tudo isso rubinho sim nao tinha o proposito de conseguir um recorde ou de acelerar o quanto pudesse isso pode ser feito nas autobahn com muito menos risco de fazer uma cagad@ queriamos mesmo conhecer o green hell ver os detalhes as inclinaçoes as zebras o karussell que eu faria na trajetoria interna como deve ser e a qualquer custo a floresta que da o apelido ao circuito as epicas pichaçoes na pista os fotografos que ficam como abutres esperando que alguem faça uma besteira para poder registrar a sua &%$*@ e publicar na internet sempre respeitando as regras do circuito farois acesos nao andar a menos de 60 km/h nao atrapalhar os que estao correndo de verdade nao ultrapassar pela direita etc por isso a seta ligada para a direita estava sempre ligada indicando que eu estava devagar e que por lado eu esperava ser ultrapassado por vezes nos assustamos com o ronco dos outros motores passando com o acelerador la no porao como diria edgard de mello filho do programa fox nitro mesmo vendo pelos retrovisores que tais bolidos estavam se aproximando e a galera nao alivia se estiver devagar problema o seu eles continuam de pe cravado ser ultrapassado nunca foi tao legal o tipo pegando umas dicas e o que andava por la durante a volta pude perceber a diferença de altitude quase 200m entre os extremos da pista com subidas bem fortes a subida apos a curva conhecida por exmuhle e uma verdadeira ladeira e outras menos perceptiveis a incrivel aderencia do asfalto a falta de areas de escape que no passado acabou por inviabilizar a f1 no circuito junte a isso os insanos alemaes acelerando seus porsche mclaren lamborghini mercedes e bmw preparados passando ao seu lado com pe no fundo e o circuito nao perdoa seus erros quem vacila acaba comprando um terreninho por la antes de entrarmos no nordschleife vimos um porsche que excedeu os limites e foi rebocado e foi nesse momento que o anjinho da guarda bateu no meu ombro e disse ta vendo malandro em bom latim bobeatus sunt enrabadus est usem a imaginaçao para traduzir e tudo isso foi feito com o carro que eu estava viajando o bendito fiat tipo sw diesel que nao e nenhuma referencia de esportividade mas foi o suficiente no ato do aluguel do carro voce se compromete a nao utiliza lo em circuitos ou em qualquer tipo de disputa automobilistica e eu acabei passeando pelo circuito com ele some todos esses fatores e saberao o real motivo de nao ter acelerado como o circuito pede e merece neste caso foi o fator juizo superando a emoçao lembra do anjinho da guarda isso para nao dizer que a d encrenca iria pirar dentro do carro dica 6 se puderem nao dirijam no circuito o carro que alugaram para viajar talvez esse tenha sido um risco desnecessario que corri e lembrem se que eu fiz o seguro nao obrigatorio do carro se couber no seu orçamento e nao e nada barato faça a reserva de um carro devidamente preparado em uma das varias locadoras especializadas que tem na regiao e se delicie com tudo aquilo que o circuito pode lhe oferecer cabe aqui destacar que todo o passeio por nurburg e suas atraçoes foi muito facilitado em funçao da serie de videos e materias publicadas no flatout pelo juliano barata depois de sua epica incursao no circuito se nao fosse pela grande quantidade e qualidade das informaçoes disponibilizadas a nossa vida no circuito e redondezas seria bem mais dificil valeu juliano o começo da volta finalizada essa etapa começamos o retorno para a italia longos trajetos com paradas previstas em algumas cidades na alemanha para conhecermos e descansar mais castelos e bons restaurantes todas aquelas estradas maravilhosas e sem pedagio na alemanha e austria com destino a padua/veneza ao retornar para terra da pizza surgem mais uma vez os pedagios mais caros que no brasil ao entrar na autoestrada retira se um ticket na cabine e ao sair entrega se o bilhete na cabine e o sistema cobra pelo trecho percorrido apesar de caro e justo e vale a pena e o bendito gps como os preços de hotel em veneza sao bem elevados ficamos hospedados em padua cerca de 40 km de la e foi entao que aprendi que o gps pode te colocar em uma roubada para chegarmos a padua haviamos inserido o endereço do hotel no google maps porem sem o cep o bendito gps nos encaminhou para uma rua sem saida em uma cidadezinha vizinha porem dentro da regiao de padua imagine so depois do dia todo na estrada ouvir aquela voz sexy chegou ao seu destino e nao encontrar o hotel la da um certo desespero tive que ligar para o hotel para confirmar o endereço e o atendente ja acostumado com a confusao nos orientou a inserir o cep no gps so entao que depois de 15 minutos conseguimos chegar ao local correto em veneza descobrimos que e possivel estacionar na entrada da cidade por um preço razoavel € 18 00 pelo dia todo e entao pegar o vaporeto os barcos que circulam por la para conhecer a parte turistica da ilha lembra se dos pes que se acabaram depois de tanto andar em roma e florença aqui eles foram torturados mais um pouquinho dica 7 anote todos os endereços completos e os telefones de contato isso pode lhe tirar de apuros de padua seguimos ate pisa a terra da torre inclinada e poe inclinada nisso mais 300 km de boas estradas e € 24 00 de pedagio passando pelas terras em que os brasileiros lutaram na 2a guerra mundial mais uma vez o relevo e as paisagens mudam mostrando uma parte bem diferente da italia a bologna depois de conhecermos a parte turistica fomos para o hotel e descansamos estavamos no final da nossa viagem so faltava seguir para roma devolvermos o carro no aeroporto e assim voltar para casa e fim o caminho para roma foi feito seguindo a costa do mar tirreno para que pudessemos ver as praias de la nao chegam aos pes das nossas carro abastecido ducha e aspiraçao no interior do carro que e fornecido sem os tapetes de borracha estavamos no caminho quando surpresa vimos pela primeira vez a policia na estrada foram mais de 3 600 km percorridos e somente uma unica vez a policia se fez presente nas estradas tambem nao vimos nenhum acidente nas estradas no aeroporto foi dificil encontrar o estacionamento onde devolveriamos o carro e a resposta e nao o cep no gps nao adiantou em nada nesse caso apesar de toda a sinalizaçao ainda e enrolado mas a devoluçao foi bem tranquila e la vimos que vale a pena pagar pelo seguro opcional estava sendo devolvido um nissan juke com a pintura toda arranhada alguem resolveu deixar um recado para o motorista escrevendo arranhando nas portas do lado do motorista no final das contas foram mais de 3 600 km rodados mais de 2 000 fotos 100 km percorridos a pe e varias bolhas d’agua 6 km de barco e o mais importante de tudo otimas lembranças e sorrisos e o mais importante a d encrenca a quem tenho que agradecer por proporcionar e dividir esses momentos comigo sei que nao foi facil
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