voce e um antigomobilista convicto cuida do seu possante com todo amor e carinho liga o bichinho de tres em tres dias leva para lavar pelo menos uma vez por semana da uma voltinha no quarteirao para dar uma movimentada e nao deixar os pneus quadrados uma vez por mes vai ao encontro do clube mas na hora de uma esticada para aquele encontro tao esperado no sabadao ensolarado ele parece… como dizer… infiel temperamental ingrato o motor nao da marcha lenta falha a toda hora nao lhe inspira confiança para uma esticadas pior quando voce mesmo vai fazer uma inspeçao mais minuciosa percebe pontos de ferrugem que surgiram sabe se la como e alguns anos depois daquela restauraçao que tanto esforço e dinheiro te custou ele nao parece mais ter aquela aparencia tao bacana pois e caro amigo o panorama acima e muito comum entre neofitos e mesmo entre os adeptos do antigomobilismo mais experientes por que isso acontece sera que esses mesmo carros quando eram novos eram assim tao frageis e problematicos meu primeiro carro foi um fusca 1300 1969 isso em 1995 quando ele era apenas um carro velho e longe de ser um exemplo de boa conservaçao posso testemunhar que usei esse fusca diariamente durante quase seis anos e foram raras rarissimas as vezes em que ele me deixou na mao mas depois da restauraçao… assim baseado no que fui aprendendo em vinte anos de convivencia com antigos separei alguns mandamentos para que um grande barato nao se torne uma grande frustraçao nao sao regras absolutas cada um vai adaptando as a sua realidade mas sao uma filosofia desenvolvida com a experiencia espero que façam bom proveito 1 tenha um bom mecanico esta primeira regra parece obvia mas e preciso tempo paciencia e algum conhecimento para garimpar um bom profissional sempre lembrando que um mecanico que sabe acertar um fusca como ninguem nem sempre vai ter a mesma mao para mexer em um opala e lembrando tambem que mesmo que ele seja bom de serviço e de papo e preciso que haja lisura na relaçao comercial aqui em belo horizonte ha relatos folcloricos de mecanicos que sao verdadeiros magos para determinado tipo de motor mas que alem de careiros costumam cobrar dos incautos por peças que nunca foram trocadas ou serviços que nao foram executados converse muito ate filtrar um bom profissional felizmente ainda os ha aos montes 2 procure conhecer a fundo o seu carro se o seu carro tem algum problema recorrente procure entender o que esta acontecendo ate conseguir uma soluçao convincente para o caso ou ele te frustrara impiedosamente usando um exemplo do livro dodge historias de uma coleçao do alexandre badolato o carburador dfv do seu primeiro dodge le baron vivia encharcando nao importava quantos reparos ele mandasse trocar hoje ele sabe que provavelmente o problema estava em uma base empenada mas foram muitos dissabores ate que entendesse isso sao coisas que nao tem jeito so a experiencia traz 3 instale uma chave geral esse item simples e barato sequer chega a r$ 100 costuma ser desprezado pelos neofitos que ao mesmo tempo torram uma grana com acessorios e penduricalhos de gosto e autenticidade duvidosos alem de preservar sua bateria e dificultar a vida dos ladroes a chave geral pode salvar o seu carro em um principio de incendio por exemplo para raids e ralis de carros antigos sua instalaçao e obrigatoria minha preferencia e por aquelas de rosca que cortam a bateria ja na primeira volta e que podem ser totalmente removidas se voce precisar estacionar em um local onde nao se sinta inteiramente seguro 4 compre uma boa capa mesmo que voce tenha uma garagem fechada e a capa que vai proteger seu carro de poeira de fezes de pequenos animais de unhas de felinos de travessuras de crianças que porventura tenham acesso ao local e mesmo de olhares mal intencionados nunca e demais lembrar que e cada vez mais comum o furto de carros antigos de dentro das garagens onde habitam portanto quanto menos chamar a atençao melhor mas passe longe dessas capas baratinhas de nylon ou plastico mande fazer uma sob medida com feltro bem grosso e pesado para proteger de fato o possante ate mesmo de portadas em garagens mais estreitas existem modelos e materiais para garagens fechadas sem sol e umidade e abertas fique atento importante depois de rodar em um dia ensolarado espere a chapa esfriar um pouco antes de cobri la com a capa para evitar risco de manchas na pintura tambem nunca cubra o seu carro umido por fim se sua garagem e aberta ou meio coberta evite a todo custo deixa lo coberto no sol apos uma chuva as consequencias para a pintura poderao ser tragicas 5 nao lave seu carro exageradamente por melhor que tenha sido uma restauraçao ou mesmo em um carro de mais de 30 anos que nunca foi desmontado sempre ha uma frestinha um buraquinho uma borracha vedando mal portanto se voce lava seu carro com frequencia a chance de acumular agua e em pouco tempo aparecer sinal de ferrugem se multiplica melhor e usar sistematicamente a capa do item anterior e lavar o carro o minimo possivel no meu caso devo lava los umas duas ou tres vezes por ano assim no dia do banho nao economize shampoo e cera da melhor qualidade tratamento para cromados e silicone no painel sao itens basicos e deixa lo esturricando no sol por pelo menos uma hora protegendo o painel e o volante e fundamental 6 nao fique ligando o seu carro este e certamente o pior habito que um antigomobilista pode ter independentemente da marca do seu veiculo o argumento para funcionar o possante com frequencia por uns 10 minutos costuma ser o de nao deixar a bateria descarregar mas se voce cumpriu a regra 3 isso nao faz sentido ligar o carro semanalmente ou leva lo para uma voltinha no quarteirao nao e suficiente para lubrificar o motor que sofre um desgaste terrivel justamente quando funciona abaixo da temperatura ideal e os aneis nao vedam direito sem falar que os primeiros instantes em que o motor liga sao muito agressivos aos aneis bronzinas cilindros comando e tuchos pois o oleo leva alguns segundos ate pressurizar e formar o filme lubrificante nos componentes alem disso a mistura de agua enxofre e outros residuos presentes nos combustiveis e lubrificantes forma acido sulfurico que e letal para o motor para dissipar esse acido so rodando bastante com o carro a cada vez que e ligado depois de algumas semanas de inatividade os americanos estabelecem para isso a regra das 6 milhas ou 10 km aproximadamente para eliminar a mistura toxica das partes internas do motor assim nao importa muito quanto tempo o carro fica desligado desde que nao seja por anos a fio claro o importante e procurar rodar bastante com ele a cada vez que funcionar voce se surpreendera tambem com a docilidade do seu carburador que vai entupir e engasgar bem menos se voce passar a cumprir essa regra 7 atençao aos pneus pneus velhos mesmo aparentemente em bom estado sao um perigo para a integridade do seu carro e para a sua segurança se seu carro usa pneus de medidas dificeis de encontrar talvez seja interessante adquirir um outro conjunto de rodas com pneus modernos e deixar os pneus velhos so para exposiçoes 8 evite ter muitos carros claro que essa regra so tem valor se voce tiver o antigomobilismo por hobby se quiser fazer disso um negocio a historia e outra mas se a ideia e so curtir costuma ser preferivel ter um ou dois carros excelentes do que meia duzia de carros quase bons se o seu antigo ainda nao esta impecavel do ponto de vista estetico e mecanico procure resistir a tentaçao de adquirir outros apenas para aumentar a coleçao enquanto ela crescera em progressao aritmetica os custos e a logistica de manutençao se complicam em progressao geometrica 9 defina a proposta do seu carro voce quer usar seu carro com muita frequencia como ir ao trabalho de vez em quando fazer passeios de fim de semana e frequentar encontros de antigos assiduamente conforme se com a ideia de que tera que conviver com pequenas imperfeiçoes quer ter um carro digno de premio em exposiçoes como araxa tenha em mente que seu uso sera muito limitado quer um carro antigo como veiculo principal para o dia a dia saiba que a nao ser que voce nao precise do carro para trabalhar em breve nao havera uma peça de coleçao que faça jus a essa denominaçao em sua garagem melhor ter esse raciocinio em mente do que ficar com a sensaçao de que em vez de ser o dono do carro o carro e que e o seu dono 10 valorize o que voce tem em maos voce tem um opala 4 cilindros mas seu sonho e um dodge v8 gostaria de ter um fusca split window mas so deu para adquirir um exemplar dos anos 70 anda de puma sonhando com um corvette independentemente das suas ambiçoes o que importa e que o prazer que o automovel antigo te da sera proporcional ao seu envolvimento com ele nao deixe de cuidar do seu carro de investir nele de estudar sua historia e de entender suas manhas pensando no proximo a atitude do antigomobilista e muito mais importante do que no modelo que ele ostenta em sua garagem por luis augusto malta antigomobilista
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