quando se fala na passione que os italianos conseguem colocar em seus supercarros no fim do dia ha duas fabricantes que dividem o bastao a ferrari e a lamborghini e uma questao simples ambas sao as duas maiores e mais tradicionais fabricantes de superesportivos do planeta e as duas estao entre as unicas a oferecer modelos com motor v12 naturalmente aspirado em pleno 2018 se voce e entusiasta mesmo sabe que ambas merecem nosso respeito por isso mas o assunto agora e o lado ferruccio da força porque começaram a pintar os reviews do aventador svj que entre suas caracteristicas tem a de ser a despedida nao apenas do supercarro de topo da lamborghini mas tambem dos v12 puros da marca ja e dado como certo que o sucessor do aventador sera hibrido ok tecnicamente um v12 hibrido sem turbo ou supercharger nao deixa de ser naturalmente aspirado mas assim mesmo e o fim de uma era [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 ] em 2010 quando comecei a trabalhar escrevendo sobre carros a lamborghini estava fazendo seus ajustes finais no aventador antes do lançamento e eu lembro que sequer o nome do sucessor do murcielago havia sido revelado agora ca estamos o aventador ja foi lançado ha oito anos e muita muita coisa mudou nos superesportivos desde entao quando ele foi lançado 700 cv eram um numero assombroso em um carro de rua hoje da para comprar um dodge challenger que custa uma fraçao do preço com mais potencia que isto alem do v12 naturalmente aspirado o aventador usa uma caixa automatica de sete marchas com apenas uma embreagem e nao e exatamente leve apesar da profusao de fibra de carbono usada em sua construçao mas com a versao svj a lamborghini conseguiu pegar um supercarro ja antiquado e transforma lo em um dos mais velozes e viscerais do mundo como eles fizeram isto mais potencia menos peso e aerodinamica totalmente retrabalhada e tudo sem abrir mao do espetaculo alias fazendo do espetaculo parte integral da experiencia a lamborghini levou alguns jornalistas gringos para o autodromo do estoril em portugal para que eles pudessem constatar o feito de seus engenheiros de acordo com mais de uma avaliaçao que lemos o asfalto era novo e estava coberto por uma leve camada de poeira de construçao visto que o circuito do estoril passou por uma reforma recentemente e por isso os niveis de aderencia estavam bem mais baixos do que o normal dito isto o que o pessoal achou vamos ver a seguir e tambem relembrar e nos aprofundar um pouco mais na receita do aventador svj pois entao seu motor pode nao ser o v12 naturalmente aspirado mais potente do mundo mas e o v12 naturalmente aspirado mais potente que a lamborghini ja fez com 770 cv a 8 500 rpm apenas 200 rpm antes do limite de rotaçoes e 73 4 mkgf a 6 750 rpm no caso do aventador comum sao 700 cv a 8 250 rpm e 70 3 mkgf de torque a 5 500 rpm a potencia extra foi obtida com uma reprogramaçao eletronica claro mas tambem adotando componentes mais leves que produzem menos inercia e por conta disto o motor sobe o giro mais rapido ; valvulas de titanio pela primeira vez em um v12 lamborghini ; cabeçotes coletor de admissao e escape redesenhados; e um volante do motor mais leve uma observaçao ainda que o torque esteja exatamente 1 000 rpm acima na faixa de rotaçoes a lamborghini diz ter colocado enfase na entrega de torque em rotaçoes medias ou seja entre as 4 500 e 6 500 rpm e inevitavel pensar que um motor desses em 2018 seria a grande atraçao do aventador svj uma das grandes atraçoes e uma construçao mais apropriada mas de fato a primeira impressao causada pelo v12 de 770 cv fica gravada e permeia toda a experiencia força da natureza foi a forma como nao apenas o top gear mas tambem o pessoal da evo decidiram chamar o motor do aventador svj de acordo com a primeira publicaçao a impressoes na primeira volta sao de que o carro e violentamente rapido o motor e uma força da natureza e as trocas ascendentes para cima no modo corsa tem o mesmo soco violento que no sv porem ocasionalmente podem ser um tanto intrusivos demais atrapalhando o equilibrio do carro para a evo o motor e uma verdadeira força da natureza ele de fato tem mais convicçao em medias rotaçoes mas seu negocio continua sendo a investida em direçao a faixa vermelha do conta giros algo que ele faz com um entusiasmo frenetico puxe a robusta aleta direita para passar para a proxima marcha e o ponteiro volta sem muita graça mas o giro do motor so cai ate a melhor parte da curva de potencia e o processo todo começa de novo inabalado o ronco do motor a 8 500 rpm e onipresente de dentro da cabine e de fora e absolutamente espetacular [youtube id= qrsq35et ey width= 620 height= 350 ] estas duas passagem nos dao outras duas informaçoes importantes a respeito do aventador svj a caixa automatica de sete marchas e brutal nas trocas e o ronco do motor e absurdo sobre a primeira o pessoal do drive com au pode desenvolver melhor nao e a velocidade inquestionavel do aventador svj que rompe seus ligamentos mas sim os momentos entre a entrega de força com a transmissao old schoolde embreagem simples dando pancadas entre as engrenagens com a ferocidade de um coice de cavalo e a mudança repentina de velocidade forçando seu queixo contra seu peito onde ele fica por meio segundo antes de potencia reaparecer e joga lo de volta a seu lugar [youtube id= z246ftqp_ak width= 620 height= 350 ] de fato o aventador svj nao deveria em 2018 usar uma transmissao tao arcaica para o segmento mas como o proprio drive confirmou com maurizio reggiani engenheiro chefe da lamborghini e uma questao quase filosofica esse tipo de cambio e parte da nossa tradiçao ele disse a publicaçao australiana nao e sofisticado como uma caixa de dupla embreagem e voce tem uma interrupçao no torque mas ela tambem e uma das caracteristicas exclusivas deste carro ha muitos de nossos clientes que tem orgulho de ter esse tipo de soluçao em seus carros faz sentido o lamborghini aventador svj e afinal a o canto do cisne para o aventador deixe a dupla embreagem para seu sucessor que tera de construir sua reputaçao do zero e precisara ser mais rapido que o atual topo de linha da lamborghini alem disso as fraçoes infimas de segundo que uma caixa de dupla embreagem conseguiria reduzir nas trocas de marcha parecem nao fazer diferença na hora de acelerar em linha reta o aventador svj e capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 8 segundos aos 200 km/h em 8 6 segundos e acelera ate mais de 350 km/h o aventador comum e capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 9 segundos com maxima de 350 km/h nao e uma diferença tao grande assim no fim das contas mas nem so de arrancadas em linha reta vive o homem [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] na hora de fazer curvas porem e que o aventador svj mostra do que e capaz e impressao unanime de que ele nao e apenas o lamborghini mais potente e mais rapido do mundo mas tambem o que mais permite que se explore suas capacidades o segredo e a aerodinamica do carro que adota uma versao aperfeiçoada do sistema ala aerodinamica lamborghini attiva que acreditamos nao precisar de traduçao ne que ja e utilizado no huracan performante e foi totalmente dissecado neste post sua eficiencia foi ampliada atraves de ajustes especificos ao aventador svj mas o funcionamento e o mesmo flaps acionados por motores eletricos no spoiler frontal e na base da asa traseira modificam o fluxo aerodinamico do carro de acordo com a situaçao priorizando o baixo arrasto aerodinamico para ter mais velocidade nas retas ou o maior downforce para ter estabilidade e traçao nas curvas e algo aparentemente simples porem muito engenhoso como ja foi explicado aqui sob frenagem ou aceleraçao parcial os flaps dianteiros e traseiros se fecham canalizando o ar por sobre o carro criando uma zona de alta pressao e consequentemente gerando arrasto e aumentando o downforce em 40%para empurrar o carro contra o asfalto ja sob alta aceleraçao os flaps se abrem e a magica acontece o fluxo de ar na dianteira e guiado para baixo do carro aumentando a sustentaçao aerodinamica e reduzindo downforce e arrasto permitindo retomadas de velocidade mais rapidas nas saidas de curva e maior velocidade final ha ainda um modo assimetrico que em uma curva permite fechar os flaps do lado de dentro da mesma e abrir os que ficam do lado de fora assim as rodas de dentro da curva tem mais traçao enquanto o arrasto reduzido do lado ajuda efetivamente o aventador svj a mudar de direçao a grande sacada alem do modo assimetrico e que o sistema todo so adiciona 500 gramas ao peso total do aventador o funcionamento correto do sistema exige um nivel altissimo de integraçao entre ele e todos os outros os amortecedores magneticos o esterçamento das rodas traseiras e a traçao integral fornecem informaçoes que serao usadas pelo ala para definir quando os flaps serao abertos ou fechados por sorte tudo funciona direitinho segundo a evo no momento em que voce vira o volante para entrar na curva o svj passa uma sensaçao de agilidade surpreendente e vale a pena tirar um tempo para afinar seus comandos nesse momento porque o svj so exige pequenos ajustes na maioria do tempo eles tambem elogiaram a traçao nas saidas de curva mas dizem que e o equilibrio do carro que faz dele tao divertido graças ao sistema ala e possivel por exemplo realizar uma correçao no meio da curva usando apenas o acelerador que tem uma influencia maior do que a media na trajetoria do carro isto tem a ver com os sistemas eletronicos que sao tao bem calibrados que durante a volta recorde do aventador svj em nurburgring com 6 44 97 permaneceram ligados algo que poderia ser considerado uma desvantagem ou seja apesar de ser old school nos aspectos que importam para nossos sentidos o aventador svj abusa da tecnologia e da engenharia para nao deixar que a passione comprometa seu desempenho contra os rivais e o faz muito bem sendo uma despedida mais do que digna agora seria o lamborghini aventador svj um carro a prova de criticas longe disso todos as as avaliaçoes criticaram a visibilidade do interior com o para brisa inclinado e estreito as colunas a largas demais e por causa do sistema ala a visibilidade traseira que ja era ruim ficou ainda pior alguns criticaram os bancos que estao mais para almofadas coladas na fibra de carbono mas quem quer conforto nao compra um lamborghini v12 com o clima de despedida porem tais defeitos que na verdade fazem parte da natureza do aventador acabam se tornando meras inconveniencias totalmente perdoaveis o lamborghini aventador svj e o ultimo de representante de sua especie afinal de contas ate seus defeitos vao fazer falta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.