quando a mercedes benz apresentou a terceira geraçao w176 do classe a em 2012 era clara a missao do novo carro romper completamente com a noçao do que era o baby benz em suas duas primeiras geraçoes um hatchback monovolume com jeito de minivan embora nao o fosse com porte subcompacto e preço atraente uma porta de entrada para marca da estrela de tres pontas que acabou reprovada no teste do alce em sua primeira configuraçao mesmo depois que a fabricante alema resolveu o problema implementando assistencias eletronicas de direçao o classe a sofria com a pecha de nao ser um mercedes benz a altura da marca [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 ] ao adotar uma silhueta de hatchback mais tradicional porte mais avantajado e motores mais potentes o classe a conseguiu finalmente convencer aqueles que precisava convencer o publico mais jovem que viu no modelo um mercedes mais acessivel e descolado alem de pratico e espaçoso que nao deixava de se apresentar como um produto mercedes ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] com o potencial deste novo modelo a mercedes tambem finalemente deu a classe a uma versao esportiva em 2013 o mercedes amg a45 com um quatro cilindros turbo de dois litros e 360 cv que com traçao nas quatro rodas 4matic fazia jus a cavalaria que seis anos atras era absurda para um motor daquele tamanho a partir dali a mercedes benz percebeu que havia acertado na receita e tratou de expandir a familia ja em 2013 foi colocado a venda o seda cla derivado da plataforma do classe a w176 e compartilhando praticamente o mesmo visual na dianteira porem com carroceria de tres volumes linha do teto com caimento suave em uma tentativa de emular um perfil fastback e no geral a aparencia de um cls mais compacto a nomenclatura c117 denunciava que aos olhos da mercedes o cla era um cupe de quatro portas ainda que na pratica o carro fosse um seda o cla foi bem recebido pela critica e pelo publico em geral porem rejeitado por uma parcela dos entusiastas por novamente nao ter o refinamento de um mercedes benz nao obstante ele tambem ganhou uma versao 45 amg e lançado nos eua ainda naquele ano tornou se o primeiro modelo compacto para os padroes norte americanos oferecido naquele mercado pela mercedes que nao lançou o hatch de terceira geraçao nos eua com a quarta geraçao do classe a lançada no inicio de 2018 era questao de tempo ate que o cla passasse pelo mesmo processo e foi o que aconteceu hoje ediçao de 2019 da ces o consumer electronics show a maior feira de tecnologia do planeta pois e o novo classe cla codigo c118 nao foi lançado em um salao do automovel de frankfurt ou genebra e sim no mesmo evento onde sao apresentados robos aparelhos domesticos inteligentes eletroeletronicos computadores e smartphones o que na verdade virou meio que uma tendencia no mercado automotivo em tempo de hibridizaçao eletrificaçao e inovaçoes em conduçao autonoma/automatica de fato por mais de uma vez a mercedes se referiu ao cla como um gadget o que de certa forma evidencia o esforço para tornar a imagem da marca mais jovem e descolada diante do publico https //www youtube com/watch v=is wnf0ztw8 o mercedes benz cla c118 tambem recebeu um novo sobrenome coupe ainda que tenha quatro portas e tres volumes embora fique clara a conexao estilistica com a geraçao anterior especialmente na silhueta crua e no formato da area envidraçada e inegavel que o novo cla coupe possui proporçoes melhor acertadas eu tinha a impressao de que o antigo c117 tinha o balanço dianteiro longo demais e traseira demasiadamente baixa uma forma elegante de dizer bunda caida talvez alem de farois um pouco grandes para as dimensoes gerais do carro nao que fosse um carro feio mas faltava harmonia entre os elementos a nova geraçao adotou uma dianteira muito parecida com a do classe a com farois menores mais baixos e um olhar mais agressivo e da mesma forma que o hatch tambem deu uma maneirada nos vincos bem marcados que se via na carroceria anterior especialmente no capo e nas laterais a traseira parece mais alta e arrebitada com lanternas de desenho mais afilado e horizontal e tambem ganhou refinamento graças a mudança do local da placa que saiu da tampa do porta malas onde agora fica uma estrela de tres pontas maior e mais destacada e foi colocada no para choque o balanço dianteiro ficou visivelmente mais curto mas no geral todas as outras medidas aumentaram com 4 688 mm de comprimento e 1 830 mm de largura novo cla e 48 mm mais longo e 53 mm mais largo que seu antecessor e tambem ganhou 30 mm no entre eixos chegando aos 2 729 mm as bitolas tambem cresceram de 1 549 mm para 1 612 mm na dianteira 63 mm a mais e de 1 547 mm para 1 602 mm na traseira 55 mm a mais a fabricante diz que o centro de gravidade ficou mais baixo e que de quebra o espaço para as cabeças dos ocupantes e ate 17 mm maior o coeficiente aerodinamico da carroceria e proximo do que se via na geraçao anterior; 0 23 contra 0 22 apesar da area frontal consideravelmente maior no novo cla conforme se suspeitava a versao apresentada na ces 2019 foi a cla 250 equipada com o mesmo quatro cilindros turbo de dois litros e 221 cv acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas ainda nao foram dadas informaçoes oficiais mas e praticamente certo que o restante da linha tambem tera as mesmas opçoes de motorizaçao que o classe a ou seja um motor de 1 3 litro turbo com 131 cv ou 161 cv; e uma versao de 187 cv do motor 2 0 turbo existem especulaçoes a respeito da adoçao de uma transmissao manual mas a mercedes benz manteve o silencio neste aspecto [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] embora o mercedes benz cla seja tratado como um modelo distinto do classe a e nao sua versao seda esta e um terceiro modelo mais compacto e com uma silhueta mais conservadora ambos dividem a mesma plataforma modular e o mesmo sistema de suspensao dianteira do tipo mcpherson e na traseira tudo indica que repetira a soluçao utilizada pelo hatch barras de torçao nas versoes mais baixas e um eixo do tipo multilink na cla 250 que e um arranjo mais caro porem com refinamento dinamico superior amortecedores adaptativos serao opcionais uma distinçao do cla em relaçao ao classe a e a adoçao de sistemas eletronicos presentes nos modelos mais caros da mercedes como o classe s como recursos de conduçao semi autonoma algo que tambem ajuda a justificar sua estreia na ces por exemplo usando dados do navegador por gps o cla pode ajustar automaticamente a velocidade antes de passar por uma curva acentuada ou rotatoria ja o assistente de distancia utiliza a camera frontal que pode enxergar ate 500 metros a frente do carro para acionar os freios automaticamente em caso de emergencia ou ajustar a velocidade para manter uma distancia segura do veiculo a frente o cla tambem emprega uma nova versao do sistema mbux mercedes benz user experience que conta com uma assistente virtual acionada pelo comando de voz ei mercedes e pode realizar diversas funçoes como sugerir rotas e pontos de parada oferecer opçoes de restaurantes descrever os detalhes tecnicos do carro e entender comandos de voz complexos alem de aprender com os habitos do motorista e dos passageiros no segundo semestre a mercedes benz ira apresentar a versao shooting brake do cla a fabricante tambem esta trabalhando no desenvolvimento do amg cla45 que assim como o amg a45 vira com uma versao de 421 cv do motor 2 0 turbo; e do cla35 amg com 306 cv [gallery type= single slider columns= 2 link= file size= medium ids= 213864 213903 213902 213901 213900 213899 213898 213897 213896 213895 213894 213893 213892 213891 213890 213889 213888 213887 213886 213885 213884 213883 213882 213881 213880 213879 213878 213877 213876 213875 213874 213873 213872 213871 213870 213869 213868 213867 213866 213865 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.