talvez como reflexo das transformaçoes que os carros vem sofrendo nos ultimos anos com a adoçao cada vez maior de motores eletricos conjuntos hibridos e sistemas autonomos as fabricantes estao dando mais destaque a sua historia e a seus modelos classicos seja por meio de exposiçoes restauraçoes de fabrica conceitos retro; seja atraves de programas de restauraçao personalizados que cobram caro pelo trabalho de trazer carros antigos de volta a sua forma original ou deixa los ate melhores com mao de obra altamente especializada ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] neste espirito a fiat chrysler automobiles inaugurou no ultimo dia 2 de abril o fca heritage hub um espaço que mistura museu e oficina e e dedicado a memoria de quatro marcas italianas do grupo alfa romeo fiat lancia e divisao esportiva abarth embora a letra c nao tenha sido suprimida voce nao vai encontrar nada da chrysler no local o que faz todo o sentido concorda https //www youtube com/watch v=mw6skndgcfw a locaçao em si ja e uma atraçao a parte e transpira a heritage da gigante italiana trata se de um antigo predio do complexo fabril da fiat em mirafiori turim ate entao conhecido como officina 81 em um processo iniciado em 2016 o galpao de 15 000 m² foi todo restaurado e reconfigurado para receber as novas instalaçoes que a fca define como uma mistura de local de trabalho e area de lazer ha um espaço dedicado a venda de carros classicos restaurados pela divisao reloaded by creators algo como recriados pelos criadores em traduçao livre e o restante do estabelecimento abriga um acervo de 258 carros entre classicos conceitos e bolidos de competiçao emblematicos das marcas citadas [gallery type= grid columns= 2 size= medium ids= 223927 223942 223905 223892 ] os carros expostos abrangem um seculo de historia de 1908 a 2008 e sao divididos em categorias cada uma dedicada a um tipo de carro classicos de luxo conceitos e personalizaçoes carros verdes e ecologicos carros de corrida e recordistas carros de rali e modelos cujo desenho mostrou se influente na industria por exemplo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 223902 223903 223904 223891 ] alguns destes carros jamais foram expostos ao publico enquanto outros sao verdadeiros icones que os visitantes terao a oportunidade de conferir de perto e um conceito bastante simples na verdade um grande museu com uma loja de carros antigos embutida mas e tudo muito bem executado e certamente seria preciso mais que um dia inteiro para conferir todos eles [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 223910 223911 223913 223914 ] a noticia ruim e que nem todos nos podemos ir a italia para ver este museu de perto a noticia boa e que a fca soltou uma galeria de mais de 40 fotos do heritage hub mostrando quase todos eles vamos dar um passeio e comentar os carros mais interessantes andiamo nos chamou a atençao logo de cara este prototipo da lancia trata se do ecv2 conceito que previa o carro de competiçao da marca para o grupo s categoria sucessora do mitico grupo b que acabou cancelada pel organizaçao do wrc o motor era um quatro cilindros de 1 8 litro que entregava 600 cv com a ajuda de dois turbocompressores este simpatico compacto e o fiat x1/23 conceito apresentado no salao de turim de 1972 que propunha um city car eletrico decadas antes de a ideia se tornar viavel com apenas dois lugares e ate mesmo uma versao primitiva do sistema de frenagem regenarativa kers o x1/23 provavelmente foi uma vitima da falta de infra estrutura nao duvidamos que a fiat possa revisitar esta ideia em um futuro proximo ao centro apenas um dos varios prototipos aerodinamicos que a abarth desenvolveu em parceria com a fiat na virada dos anos 1960 no caso o abarth 500 record com carroceria pininfarina e mecanica do fiat 500 ao fundo uma bela seleçao de lancia incluindo o stratos e tres versoes do fulvia zagato coupe e seda falando no 500 em primeiro plano podemos ver o 500 topolino fabricado entre 1936 e 1955 o precursor do 500 que hoje chamamos de classico teve mais de 520 000 unidades produzidas o fiat s 61 corsa de 1908 um dos monstros que a fiat construiu para quebrar recordes de velocidade ha mais um seculo monstro mesmo seu motor e quatro cilindros de dez litros pra entregar 130 cv que eram um belo numero na epoca este carro foi restaurado pela fca heritage e exposto ao publico pela primeira vez no começo de 2018 e voce pode ler mais a seu respeito aqui em destaque a dianteira emblematica do lancia delta s4 stradale versao de homologaçao daquele que na pratica foi o carro que acabou com o grupo b apos o acidente de henri toivonen e sergio cresto em 1986 lado a lado dois opostos dentro da familia fiat o pequeno 500 e o fiat 130 lançado em 1969 o 130 foi uma das poucas incursoes da fiat no segmento dos carros de luxo e era equipado com um v6 de 2 8 litros e 140 cv na estreia em uma area dedicada principalmente a conceitos vemos em primeiro plano uma proposta para a volta do lancia fulvia coupe o conceito foi apresentado em 2003 no salao de frankfurt e foi muito bem recebido contudo ja havia algum tempo que a lancia nao estava em condiçoes financeiras de lançar um modelo de nicho motor e plataforma foram cedidas pelo belo fiat barchetta e o conceito era movido por um motor 1 8 de 140 cv em destaque o fiat 125 spider abarth de rali ladeado pelo lancia stratos da equipe alitalia a sua esquerda e pelo lancia fulvia coupe que competiu antes dele neste outro angulo do estande de rali temos o fiat campagnola em essencia uma interpretaçao a italiana do conceito do jeep original que participou de uma corrida de longa duraçao entre a cidade de algeri na italia e a cidade do cabo na africa do sul [gallery type= grid link= file size= medium ids= 223955 223954 223953 223952 223950 223945 223944 223943 223941 223937 223938 223940 223898 223897 223899 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.