se voce e entusiasta certamente conhece bem a audi mesmo que nao seja a sua marca favorita voce deve saber que a audi e uma subsidiaria da volkswagen que utiliza os projetos da matriz em seus proprios carros e que e reconhecida por suas vitorias no wrc com o iconico quatro/sport quattro provavelmente voce admira os hot hatches e as super peruas da companhia de ingolstadt e lembre com certa nostalgia de quando o audi r8 era um dos supercarros mais incriveis e futuristas que o dinheiro poderia comprar mas a audi percorreu um longo caminho antes de se tornar a companhia que conhecemos hoje um caminho que vem de muito antes de a audi se tornar a divisao de luxo da volkswagen na decada de 1970 quando forneceu o projeto do primeiro vw arrefecido a agua o passat lançado na europa em 1972 e no brasil em 1973 que era derivado do audi 80 alias o consagrado motor ap o ea827 e derivado do projeto original da audi [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 227969 227970 ] e e este caminho que vamos explorar na serie de posts que começa agora um especial sobre a auto union a companhia que deu origem a audi moderna e bem sabido que auto union foi formada em 1932 pela uniao de quatro fabricantes de automoveis horch wanderer dkw e claro a audi original o que muitas vezes passa batido porem e que a manobra foi mais que umas simples fusao entre quatro empresas diferentes elas estavam interligadas desde o inicio e tudo começou com a horch primeira das quatro companhias que abordaremos august horch o pai de todos para isto temos que apresentar august horch figura importantissima no processo todo ex funcionario de karl benz o inventor do automovel moderno horch fundou em novembro 1899 a august horch & company sediada em koln na alemanha junto com o amigo e socio salli herz o primeiro carro com a marca horch foi lançado ja em 1901 uma carruagem sem cavalos com motor de dois cilindros e potencia de 5 ou 10 cv dependendo da configuraçao era um carro curioso tinha quatro lugares o condutor ia sentado no banco de tras ao lado do carona encarando os ocupantes do banco dianteiro a iluminaçao era provida por lanternas com velas dentro e a velocidade maxima era de parcos 32 km/h a horch mudou de sede duas vezes em 1902 e 1904 primeiro para a cidade de richenbachh e depois para zwickau ambas no estado da saxonia esta ultima um dos maiores centros industriais da alemanha no inicio do seculo 20 foi tambem em 1902 que a horch produziu seu primeiro carro de verdade com motor dianteiro de quatro cilindros traçao traseira volante e pedais o horch 10/12 ps tonneau este carro era tecnologicamente mais avançado que os carros da mercedes ou da benz que na epoca ainda eram empresas distintas e eram as maiores rivais da horch horch promovia uma evoluçao rapida e constante de seus produtos e ja em 1904 começou a desenvolver seu primeiro motor de seis cilindros que estreou em 1907 no entanto ele nao pode dedicar se muito tempo as questoes tecnicas de seus carros pois havia problemas administrativos para resolver august horch se desentendeu com o quadro de diretores da empresa e foi expulso dela mesmo que fosse seu fundador a fabricaçao e o desenvolvimento de carros continuaram sem ele e a companhia ficou ate mesmo com os direitos sobre seu sobrenome horch foi deixado para tras de maos vazias mas nao desanimou meses depois ele abriu uma nova companhia a audi automobilwerke gmbh o nome nao foi escolhido por acaso pois audi do latim antigo e horch do alemao querem dizer a mesma coisa ouça no imperativo do verbo ouvir as duas companhias conviveram por anos no mercado alemao e em 1932 foram compradas pela auto union junto com a wanderer e a dkw mas nos ja vamos chegar la por conta propria mesmo sem a pessoa horch a empresa horch prosperou a saida de august colocou na geladeira a ideia de um carro de seis cilindros mas mesmo com motores de quatro cilindros os horch nao pararam de evoluir eles ficaram cada vez maiores mais potentes e mais sofisticados ao longo dos 15 anos seguintes o diretor tecnico da horch na epoca georg paulmann era um engenheiro talentosissimo que queria levar a empresa ao topo do mercado seus carros eram luxuosos e potentes e os motores de quatro cilindros tinham deslocamento absurdamente alto nao estavam sozinhos nesta na verdade mas nao deixavam de ser impressionantes os nomes dos carros sempre faziam referencia a potencia do motor o horch 31/60 ps de pferdestarke que e como os alemaes chamao os cv do motor por exemplo tinha um motor de 6 4 litros e 60 cv ja o horch s 33/80 ps tinha um motor de 8 5 litros e 80 cv e havia modelos menores e mais baratos como o pony 5/14 ps que tinha um motor de 1 3 litro e 14 cv os carros projetados por paulmann seguiram em produçao por mais alguns anos ate que em 1920 a horch que passava por problemas financeiros como era comum nos primeiros anos do automovel foi adquirida por outra companhia a argus motoren la trabalhava o engenheiro paul daimler ele era filho de gottlieb daimler inventor do motor a combustao interna e fundador da empresa com seu sobrenome que anos mais tarde daria origem a mercedes benz daimler puxou o pai e era outro engenheiro cheio de ideias para a horch ele desenvolveu um novo motor de quatro cilindros e 2 6 litros com comando duplo no cabeçote e potencia que variava entre 35 cv e 50 cv dependendo do acerto o motor menos potente era usado nos modelos mais voltados a familias enquanto o mais forte era usado nos cupes e conversiveis de apelo mais esportivo que capazes de chegar aos 95 cv estavam entre os carros mais velozes do planeta na decada de 1920 oito cilindros a horch nao parou por ai durante a primeira metade dos anos 20 paul daimler trabalhou exaustivamente na criaçao do primeiro motor de oito cilindros produzido em serie por uma companhia alema os oito cilindros eram dispostos em linha com comando duplo no cabeçote o primeiro modelo foi o typ 303/304 com motor 3 1 de 60 cv lançado em 1926 no ano seguinte veio o motor de 3 4 litros e 65 cv com os carros passando a se chamar typ 305 e 306 por fim em 1928 foi lançada a versao de quatro litros e 80 cv nos modelos typ 350 e 375 eram carros grandes com mais de cinco metros de comprimento que pesavam algo entre 1 900 e 2 200 kg e como era costume na epoca eram vendidos como chassi rolante com a carroceria encomendada a parte e fabricada por empresas especializadas a fama da horch no mercado alemao era das melhores graças a excelencia tecnica e a sofisticaçao em sua engenharia mas eles nao resistiram a grande depressao de 1929 que começou nos estados unidos mas nao demorou a afetar o restante do planeta em 1930 foi convocado um novo diretor tecnico fritz friedler sua missao era tornar os carros da horch mais viaveis e economicos perdendo o minimo de refinamento possivel para isto ele eliminou um dos comandos no cabeçote e reduziu o deslocamento do motor de volta para tres litros enquanto a potencia passou para 65 cv o motor de quatro litros e 80 cv ficava reservado aos carros mais caros nao demorou muito tempo porem para que a economia da europa se estabilizasse e a horch voltasse a investir em modelos mais luxuosos e sim cada vez maiores ja em 1931 foram lançadas versoes de 4 5 e cinco litros com 90 cv e 100 cv respectivamente este ultimo era o motor do horch 500b um carro de 5 55 metros de comprimento e versoes aberta e fechada sendo que esta ultima podia ter ate seis lugares em 1931 apostando alto a horch apresentou seu primeiro modelo de 12 cilindros o typ 670 o motor entregava 120 cv e era capaz de levar o carro a ate 140 km/h dois anos depois a companhia apresentou seu primeiro motor v8 usado nos modelos 830 830b e 830 bl com deslocamento de 3 5 e 3 85 litros e potencia que variava entre 82 e 92 cv no ano seguinte a horch fundiu se as outras tres companhias que formaram a auto union e deixou de existir como fabricante tornando se apenas uma marca do grupo ao lado da audi da dkw e da wanderer o nome horch foi usado nos carros com motor oito em linha feitos pela auto union ate o inicio da segunda guerra mundial quando a industria automotiva alema interrompeu a produçao de automoveis para fabricar material belico nos anos de conflito a horch produziu veiculos militares com mecanica ford ate o momento em que sua fabrica foi reduzida a cinzas por um bombardeio norte americano seu retorno aconteceu em 1948 produzindo tratores e caminhoes um mercado de nicho bem menos glamouroso que em seus primeiros anos com rentabilidade limitada o fim da horch veio em 1958 depois de uma mal sucedida incursao no segmento de entrada com o p240 de 1955 um carro de seis cilindros que so durou quatro anos [caption id= attachment_227994 align= aligncenter width= 999 ] p240 o ultimo horch[/caption] ironicamente sua extinçao veio pelas maos do proprio august horch de certa forma embora ele tivesse morrido em 1951 aos 82 anos de idade lembra do que dissemos la atras depois de ser expulso da horch august horch fundou a audi e depois que audi horch wanderer e dkw foram unidas sob a auto union a audi foi a marca que prevaleceu da ate para dizer foi como uma vingança postuma para august horch ou melhor uma compensaçao
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