as maiores conquistas de niki lauda possivelmente sao os tres titulos que ele conquistou na formula 1 em 1975 1977 e 1984 incluindo nesta o retorno triunfal apos o acidente no gp da alemanha de 1976 em nurburgring nordschleife contudo alem de correr na formula 1 lauda teve uma interessante trajetoria nas corridas de turismo sua primeira experiencia foi com um mini cooper e anos mais tarde ele continuou correndo com carros de rua modificados para acredite ajudar a pagar as contas e tambem para manter se ativo nos fins de semana de descanso da formula 1 lauda nao gostava de ficar parado como uma ultima homenagem a niki lauda neste post nos contamos como foram suas participaçoes em corridas de turismo dos primordios de sua carreira ate a conquista do titulo na m1 procar uma das competiçoes monomarcas mais epicas ja realizadas o inicio de tudo mini cooper e porsche 911 niki lauda iniciou a carreira no automobilismo contra tudo e contra todos como contamos em outros posts ele vinha de uma familia austriaca importante que era totalmente contra sua investida nas pistas principalmente o avo que era o patriarca assim niki lauda precisaria se virar por conta propria se quisesse tornar se piloto depois de terminar os estudos ele fez um emprestimo e comprou um mini cooper s foi seu primeiro carro de corrida o que começou tudo lauda comprou o carro sem contar a ninguem e em abril de 1968 inscreveu se em uma subida de montanha realizada na regiao da carintia na austria ele passou o fim de semana fora e chegou em segundo lugar quando voltou para casa seu pai lhe perguntou onde voce estava sem saber o que dizer pois nao sabia se ja havia sido descoberto niki lauda contou toda a verdade o pai nao gostou nada e lhe disse que nao apoiaria aquela loucura ainda em 1968 lauda trocou o mini cooper s por um porsche 911 um carro vermelho com o qual disputou algumas corridas de turismo austriacas naquele ano e em 1969 opel black widow [caption id= attachment_229762 align= aligncenter width= 1280 ] foto arthur fenzlau/technisches museum wien[/caption] um capitulo pouco conhecido na carreira de niki lauda foi seu envolvimento com a opel mais precisamente com o opel rekord c schwarze witwe projeto pessoal do engenheiro anatole lapin que trabalhava na fabricante alema nao se sabe muito a respeito da trajetoria do carro a nao ser que ele tinha uma impactante pintura preta e amarela e um motor 1 9 naturalmente aspirado de 200 cv lauda que tinha apenas 19 anos de idade e estava agarrando qualquer oportunidade que tivesse de sentar se ao volante aceitou ser um dos pilotos de lapin sua estreia com o rekord foi em uma prova no circuito austriaco de tulln langenlebarn e ele nao conseguiu chegar ao fim recem saido de um mini cooper e de um porsche 911 e pouco habituado com carros grandes ele perdeu o controle e se acidentou [caption id= attachment_229765 align= aligncenter width= 1280 ] foto arthur fenzlau/technisches museum wien[/caption] o carro desapareceu em 1970 quando foi roubado mas foi recriado decadas depois pela propria opel falamos mais a seu respeito aqui aquela altura lauda ja estava correndo na formula vee sua primeira incursao nos monopostos antes da formula 2 que lhe abriu as portas para a formula 1 pouco depois porsche 908 [caption id= attachment_229766 align= aligncenter width= 1024 ] foto ultimatecarpage[/caption] ainda em 1970 niki lauda teve uma breve experiencia com as corridas de prototipos participando de alguns eventos com o porsche 908 prototipo aberto equipado com um motor flat 8 arrefecido a ar de tres litros e 350 cv que pesava apenas 500 kg com ele lauda disputou ao menos dez corridas varias delas como parte do campeonato interserie uma categoria bastante interessante que ocorria na europa naquela epoca onde participavam bolidos de diferentes categorias prototipos monopostos e carros de turismo o melhor resultado de lauda com o porsche 908 foi a etapa de nurburgring norschleife que ele terminou na terceira colocaçao bmw e9 como os fas da marca bavara sabem o e9 foi o primeiro grande cupe esportivo com motor seis em linha feito pela bmw na era moderna um carro arrojado e bem acertado concebido com as corridas de turismo em mente e niki lauda os conhecia muito bem nos primordios de sua carreira na formula 1 lauda nao estava bem financeiramente renegado pela familia ele se esforçava para se sustentar e ainda bancar a carreira nas pistas depois de fazer alguns emprestimos para garantir lugares nas equipes march e brm o piloto precisava pagar as contas foi por isso que começando em 1972 lauda começou a pilotar para a bmw alpina uma das equipes que recebiam suporte de fabrica da bmw suas primeiras corridas foram com um bmw 2800 cs versao do e9 que apesar do nome em alguns casos era equipada com um seis em linha de tres litros e nao 2 8 litros e algo entre 300 e 350 cv embora esta fase de niki lauda nao seja a mais lembrada na hora de falar sobre o piloto algumas das imagens do bmw e9 de competiçao daquela epoca foram feitas com o austriaco ao volante como a que abre este post alem disso o proprio lauda ja disse em entrevistas que as provas de turismo estao entre suas favoritas lauda correu com o bmw e9 entre 1971 e 1973 no primeiro ano ele usou o 2800 cs mas nos dois anos seguintes o carro era o lendario 3 0 csl batmobile com a emblematica pintura laranja da jaegermeister a prova mais marcante foram as 24 horas de nurburgring de 1973 na qual ele e o alemao hans peter joisten foram os vencedores em uma entrevista ao site oficial da atual dtm deutsche touring masters em 2006 lauda relembrou como foi teve uma corrida eletrizante as 24 horas de nurburgring de 1973 que eu disputei junto com hans peter joisten que infelizmente morreu tempos depois em um acidente em spa francorchamps na minha vez com o carro eu estou la correndo e quando vejo viro exatamente o mesmo tempo em tres voltas seguidas sem brincadeira exatamente o mesmo tempo de volta tres vezes ate os decimos de segundo todo mundo ficou boquiaberto com isto ainda mais porque eu estava indo ate o meu limite e em nurburgring mas ai começou a chover e eu acabei saindo da pista em uma curva a esquerda logo depois do fuchsrohre a pista estava molhada e eu fui burro demais para perceber acertei o muro meu banco desencaixou dos suportes e eu fiquei solto dentro do carro mas caramba era uma corrida de 24 horas eu sai do carro arrumei o banco voltei para tras do volante e fui ate os boxes o carro foi consertado nao lembro exatamente as circunstancias mas no fim do dia vencemos a corrida mesmo com o acidente [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 229757 229764 ] ford capri lauda foi bem com a alpina e por isso conseguiu um contrato com a ford em 1974 sim exatamente o mesmo ano em que enzo ferrari o contratou para a scuderia o que nao agradava o velho ate seus ultimos anos de vida lauda so chamava enzo ferrari assim nem um pouco no entanto conforme o proprio lauda contou na mesma entrevista il commendatore nao podia fazer nada a respeito ele queria tanto que eu ficasse na equipe que teve de engolir o fato de que meu contrato com a ford existia e no fim ele me deixou correr com eles mas era cansativo discutir com ele lauda queria garantir uma fonte de renda enquanto ainda nao estava com a vaga 100% garantida na ferrari ou ao menos era isto o que ele achava com a ford lauda participou de alguns eventos seletos a maioria deles em nurburgring revezando o volante com jochen mass de quem se manteve proximo nos anos seguintes mesmo com bons resultados incluindo uma vitoria nas 4 horas de salzburgring lauda decidiu deixar de uma vez por todas as corridas de turismo no fim daquele ano primeiro porque as provas acabavam o desconcentrando da formula 1 segundo porque com o salario que enzo ferrari lhe pagava ele nao precisava mais trabalhar por fora para quitar seus emprestimos bmw m1 procar foi so em 1979 que lauda retornou brevemente para as corridas de turismo e foi um belo retorno ele foi um dos pilotos que competiram na m1 procar series categoria monomarca que serviu como apoio a formula 1 em 1979 e 1980 baseados na versao de rua do bmw m1 os carros que competiam na procar tinham conjunto aerodinamico mais agressivo e com turbocompressor chegavam tranquilamente aos 800 cv no motor seis cilindros central traseiro as corridas eram disputadas antes das provas da formula 1 e os pilotos eram classificados de acordo com seu desempenho nos treinos da f1 alem de lauda caras como nelson piquet mario andretti hans joachim stuck alan jones clay regazzoni e jacques lafitte participaram https //www youtube com/watch v=jpb699uhpi4 lauda venceu tres das oito provas que compunham a temporada as etapas de monaco hockenheim e silverstone foi o bastante para lhe garantir o titulo com 78 pontos contra 73 do segundo colocado hans joachim stuck niki lauda nao voltou a correr na procar em 1980 ano em que o campeao foi nelson piquet na verdade ele nao tornou a competir fora da formula 1 aposentando se das pistas ela primeira vez no fim de 1979 quando retornou ao automobilismo em 1982 o austriaco dedicou se apenas a formula 1
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.