voce deve saber que o esquema de pintura classico da martini racing traz as listras azuis e vermelhas sobre um fundo branco muita gente associa a pintura branca da martini racing a porsche o que e totalmente compreensivel alguns de seus carros de competiçao mais emblematicos como o 917 e o 935 vestiram muito bem suas cores depois houve a versao com fundo prata que tambem foi muito utilizada pela porsche quando a alfa romeo começou a patrocinar a brabham na formula 1 no final da decada de 1970 foi criada uma versao vermelha deste esquema de pintura que acabou sendo aproveitada em alguns lancia durante os anos 1980 e tambem no alfa romeo 155 que competiu nos campeonatos de turismo da europa nos anos 1990 agora estamos tao acostumados com a pintura classica da martini que acabamos estranhando quando nao vemos as listras continuas contornando a carroceria dos carros qual e a deste lancia delta de rali com pintura vermelha e listras quebradas bem ela foi usada em apenas uma temporada em uma unica prova o rally sanremo na italia em 1989 e somente em sete carros depois nunca mais dos dez titulos da lancia no wrc sete deles foram conquistados por carros com a pintura da martini o lancia rally 037 em 1983 e o lancia delta entre 1987 e 1992 seis anos consecutivos a exceçao foi o lancia stratos campeao em 1974 75 e 76 famoso por sua pintura da alitalia o lancia delta hf começou a competir no wrc em 1986 ultimo ano do grupo b paralelamente ao delta s4 o grupo b como sabemos era considerado liberal demais o que dava origem a carros rapidos demais caros demais e perigosos demais assim a partir de 1987 a categoria de topo do wrc passou a ser o grupo a cujo regulamento nao permitia modificaçoes tao extensas e exigia um numero muito maior de exemplares de rua para homologaçao se antes eram 200 agora eram 2 500 o delta hf foi um sucesso desde o inicio ele foi campeao logo em seu ano de estreia 1987 e novamente em 1988 em ambas as temporadas o carro que disputou o campeonato era o delta hf 4wd que como o nome indica era equipado com um motor de oito valvulas com dois litros de deslocamento comando duplo no cabeçote e turbocompressor garrett o quatro cilindros entregava pelo menos 300 cv na versao de competiçao este era o limite de potencia do grupo a na epoca mas e sabido que as fabricantes raramente seguiam rigorosamente as regras naquela epoca https //www youtube com/watch v=ybwzts6worq em 1989 foi apresentado o lancia delta hf integrale evoluçao natural da versao 4wd ainda com motor de oito valvulas porem com pneus mais largos freios maiores e suspensao retrabalhada feito para ser mais competitivo em estagios disputados sobre o asfalto foi so no meio do ano antes da 11ª etapa o rallye sanremo na italia que finalmente a lancia adotou um motor de 16 valvulas alem do novo cabeçote que garantia uma curva de potencia mais ampla o motor de 16 valvulas tambem tinha um intercooler mais eficiente injetores maiores e um novo turbocompressor e o carro em si tambem trazia novas modificaçoes nos freios e no sistema de traçao integral bem como para lamas alargados para acomodar as rodas de tala maior em sua estreia no rallye sanremo o delta hf integrale 16v usou uma pintura vermelha que jamais seria empregada novamente pelo modelo em competiçoes sobre o fundo vermelho as faixas da martini racing nao eram continuas elas eram irregulares como se tivessem sido quebradas o efeito e bem interessante os dois carros vermelhos com motor de 16 valvulas que disputaram o wrc pela lancia naquele ano foram conduzidos pelo frances didier aurior que tinha bernard occelli como navegador; e pelo italiano miki biasion cujo co piloto foi o compatriota tiziano siviero durante a prova auriol perdeu o controle do carro logo no inicio da prova deixando o caminho livre para o colega italiano que agarrou a oportunidade com as duas maos e deixou para tras o principal adversario da epoca o toyota celica gt four st165 https //www youtube com/watch v=rif2cw3ilqe o carro que nos levou a fazer este post porem nao foi o vencedor do rallye sanremo de 1989 mas sim um carro que nunca competiu no ano de estreia do delta hf integrale 16v a lancia produziu apenas sete exemplares um deles registrado com a placa t70780l foi o carro apresentado a imprensa e tambem o que posou para as fotos de divulgaçao agora ele apareceu a venda no site de classificados race cars direct o anuncio foi publicado por um usuario chamado scuderiajolly nao por coinciencia jolly club era o nome da equipe italiana que ao longo de muitos anos foi a responsavel pelos esforços de fabrica da lancia no wrc pode ter sido apenas uma homenagem ou pode haver relaçao entre o anunciante e a equipe nao saberemos ele diz que so respondera a perguntas de compradores serios da mesma forma ele nao revela o preço do carro para qualquer um o anunciante diz que o carro jamais competiu ele so foi usado mesmo em demonstraçoes ele tambem afirma que o carro jamais foi restaurado e que esta exatamente como foi deixado ha trinta anos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 231575 231577 ] isto posto o pessoal do site the drive fez uma pequena investigaçao e descobriu que uma oficina italiana chamada pubblimais tem outra versao da historia eles dizem que o carro foi restaurado la observando que todas as especificaçoes originais tanto em mecanica quanto em aparencia foram mantidas https //www youtube com/watch v=amsmnslno9s a chamativa pintura martini vermelha com listras quebradas nunca mais foi utilizada novamente contudo outros carros da lancia ja haviam usado um esquema parecido com listras normais o 037 do grupo b e o prototipo ecv modelo criado para o grupo s a categoria abortada que iria substituir o grupo b a partir de 1987 que jamais chegou a competir alem e claro do proprio delta hf a diferença e sutil mas nos fas de autobilismo sempre apreciamos estas sutilezas
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