conforme anunciado a porsche apresentou hoje seu primeiro carro eletrico o taycan para a fabricante alema foi uma revoluçao friamente calculada eles nao queriam lançar um suv eletrico pois isto iria contra os principios da marca; mas tambem sabiam que um esportivo eletrico atenderia a um nicho restrito demais entao o caminho escolhido foi o de um seda de luxo uma especie de panamera ainda mais high tech faz sentido a tesla ate agora nao encontrou um rival a altura de seu bem sucedido model s com o taycan a porsche pretende acabar com isto ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ao nosso ver a estrategia da porsche e utilizar sua reputaçao e sua experiencia para criar uma alternativa mais entusiasta e menos geek ao tesla model s o porsche taycan e feito para quem quer um carro bom de guiar com tradiçao algo que se pareça menos com um gadget sobre rodas o que de forma alguma quer dizer que ele nao traz tecnologia avançada pelo contrario em muitos aspectos certamente o porsche taycan esta na vanguarda sem nos surpreender o porsche taycan parece bastante com o conceito mission e este revelado exatamente quatro anos atras naturalmente foram feitas algumas mudanças a abertura no para choque dianteiro ficou maior e o difusor traseiro ganhou um desenho mais discreto alem disso as portas suicidas na traseira foram eliminadas e o carro ganhou retrovisores externos [gallery type= grid link= file size= medium ids= 238416 238415 238410 ] o porsche taycan tem 4 963 mm de comprimento 1 965 mm de largura 1 379 mm de altura e 2 900 mm de entre eixos pesando pelo menos 2 300 kg as baterias naturalmente correspondem a boa parte deste peso e por isso foram posicionadas no assoalho para reduzir o centro de gravidade no entanto a porsche deixou um recesso no local onde os ocupantes do banco traseiro colocam os pes a fim de nao comprometer sua acomodaçao o interior ja era conhecido e assim como o lado de fora tem linhas mais convencionais que no tesla model s ha um quadro de instrumentos principal na forma de uma tela curvada que emula o cluster do porsche 911 mais uma tela vertical no console central no painel fica a tela do sistema multimidia e existe a possibilidade de colocar uma tela na frente do carona como opcional ha tambem uma tela opcional para os ocupantes do banco traseiro usada para controlar o ar condicionado [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 238405 238406 ] a porsche observa que o taycan e seu primeiro modelo a oferecer uma versao 100% livre de couro natural usando em vez disso um material sintetico chamado race tex no geral o design interno tem a identidade classica da porsche e isto deve fazer a diferença para o publico entusiasta o interior e um lugar bastante silencioso e ha um sistema que amplifica o som dos motores eletricos usando os alto falantes no modo normal o som e um zumbido leve ficando mais parecido com o ruido de uma espaçonave no modo sport plus a porsche diz que os sons foram gravados de motores eletricos de verdade testados em bancadas as versoes iniciais sao duas turbo e turbo s sim a porsche decidiu aplicar sua nomenclatura padrao ao taycan em vez de criar uma nova familia de variaçoes causa estranhamento com certeza e os mais puristas talvez ate fiquem incomodados o que e perfeitamente compreensivel afinal nao ha qualquer tipo de turbocompressor no taycan de fato a palavra turbo pode ser entendida como um aumento no desempenho de um sistema como os computadores dos anos 90 que tinham um botao turbo para dar overclock no processador e deixar a maquina mais rapida mas por enquanto nos soa inadequado talvez nos acostumemos mais adiante ambas as versoes possuem traçao integral obtida pelo uso de um motor eletrico em cada eixo no porsche taycan turbo o motor dianteiro entrega 238 cv e 30 5 kgfm enquanto o motor traseiro rende 449 cv e 56 1 kgfm ja no turbo s o motor dianteiro tem 255 cv e 44 9 kgfm de torque enquanto o traseiro entrega 449 cv e 62 2 kgfm mde torque a potencia combinada no taycan turbo e de 680 cv enquanto o turbo s chega a 761 cv ha contudo um detalhe importante esta potencia so aparece quando se aciona a funçao de overboost que dura 2 5 segundos no restante do tempo a potencia das duas versoes cai para apenas 625 cv o torque maximo e de 86 6 kgfm na versao turbo e 107 kgfm no turbo s uma das caracteristicas inovadoras do taycan esta no uso de duas transmissoes com uma marcha na dianteira e duas marchas na traseira na traseira a primeira marcha e utilizada pra obter o maximo desempenho na largada enquanto a segunda marcha tem relaçao mais longa usada para conduçao normal ela prioriza a economia de energia as transmissoes tambem servem para outro proposito frear de acordo com a porsche as transmissoes sao capazes de realizar ate 90% das frenagens durante o uso normal do taycan com isto os freios das rodas sao acionados com pouquissima frequencia ainda assim a porsche optou por discos de 415 mm na dianteira e 365 mm na traseira com uma camada carboneto de tungstenio para reduzir a produçao de residuos com pinças de dez e quatro pistoes respectivamente opcionalmente pode se equipar o taycan com freios de carbono ceramica de 420 mm na frente e 410 mm atras o carro tambem e equipado com um spoiler traseiro ajustavel em tres posiçoes que trabalha em conjunto com peças moveis na dianteira dependendo do modo de conduçao o conjunto aerodinamico prioriza o desempenho ou a economia de combustivel nos modos normal e sport a asa traseira e guardada e os flaps dianteiros se abrem no modo range a dianteira se fecha para reduzir o arrasto enquanto o spoiler traseiro fica em uma posiçao intermediaria para reduzir a turbulencia e otimizara o fluxo de ar sobre o carro ja no modo sport plus o spoiler se levanta totalmente para aumentar a downforce; enquanto a suspensao do carro o coloca um pouco mais proximo do chao e os flaps na dianteira se fecham para reduzir o arrasto a porsche diz que no modo range o coeficiente de arrasto do taycan e 0 22 o que faz dele o novo carro produzido em serie mais aerodinamico do planeta o titulo antes pertencia justamente ao tesla model s cujo coeficiente de arrasto e 0 23 por outro lado nos outros modos o coeficiente do taycan e 0 25 o que ainda e bem baixo graças a tudo isto e com o overboost ativado o porsche taycan turbo s leva 2 8 segundos para ir de zero a 100 km/h enquanto o turbo precisa de 3 2 segundos para fazer o mesmo isto o coloca em ligeira desvantagem diante do model s que em sua versao performance e capaz de chegar aos 100 km/h em 2 4 segundos no modo ludicrous a porsche garante que o desempenho do taycan e constante como demonstarçao disto recentemente um dos prototipos do seda foi levado ao limite realizando uma sequencia indefinida de arrancadas por 26 mediçoes consecutivas o taycan turbo s foi de zero a 200 km/h na casa dos dez segundos ultrapassando esta marca apenas na 27ª mediçao https //www youtube com/watch v=jiyuhbntcqe a porsche diz que o taycan turbo tem autonomia de 450 km com uma unica carga enquanto o turbo s tem autonomia de 412 km neste quesito o model s ainda e imbativel a autonomia da versao performance chega a 587 km em compensaçao as recargas do porsche taycan sao muito rapidas graças ao uso inedito na industria ate agora de um sistema eletrico de 800 volts em vez dos 400 volts que sao padrao entre os carros eletricos com isto o porsche taycan pode obter 100 km a mais de autonomia com cinco minutos em uma estaçao de recarga de alta voltagem em 22 minutos e 30 segundos consegue se uma recarga de 80% tambem e possivel carregar as baterias do taycan em uma tomada domestica durante a noite o porsche taycan custa us$ 150 900 na versao turbo e us$ 185 000 na versao turbo s o que o coloca pelo menos us$ 20 000 acima do tesla model s mais caro que sai por us$ 133 000 apesar disto porsche diz que ja tem 30 000 reservas para o taycan o que significa que independentemente do que a gente ache os alemaes tem motivos para apostar alto em seu sucesso tanto que o pessoal de stuttgart ja adianta ate o fim do ano serao reveladas versoes menos potentes e possivelmente mais baratas enquanto a versao perua que sera chamada taycan cross turismo aparecera ate o final de 2020
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.