nao fosse pelo golf gti talvez jamais estivessemos escrevendo nossa serie sobre os melhores hot hatches do universo embora existam controversias a respeito de seu status de primeiro hot hatch da historia e inegavel o fato de que foi o primeiro gti da decada de 1970 o responsavel pela popularizaçao dos hatchbacks com uma dose extra de pimenta acontece que tres geraçoes depois o golf tomaria para si outro pioneirismo ao criar um hot hatch ainda mais extremo ao dar ao golf de quarta geraçao — lançado em 1999 e produzido ate o ano passado — um motor grande e potente e traçao integral era o golf r32 — sem ele e provavel que nao tivessemos hoje a briga entre carros como o megane rs trophy 265 o seat leon cupra 280 o ford focus rs e claro o proprio golf r hoje vamos contar sua historia quarta geraçao 2002 2005 o golf foi crescendo e ficando mais refinado ao longo de sua vida mas o grande salto aconteceu com o lançamento da quarta geraçao em 1999 o novo golf era mais que uma evoluçao do anterior como havia acontecido ate entao alem da nova plataforma mais refinada do que nunca o golf passava pela primeira vez a usar motores turbinados — o 1 8 tsi de 150 cv mais tarde 180 cv graças a uma reprogramaçao na ecu compartilhado com o audi a3 com o qual tambem dividia a plataforma talvez dai tenha partido a ideia da vw de criar uma versao esportiva mais extrema a geraçao anterior ate teve o golf vr6 com o famoso motor de mesmo nome deslocando 2 8 litros e desenvolvendo 176 cv — nada mau para um carro lançado em 1991 e vendido ate 1997 cinco anos depois porem isto ja nao significava muita coisa a potencia do golf gti ja havia superado a do vr6 graças a uma demonstraçao precoce do downsizing com o motor 1 8 20v turbo entregando 180 cv o proprio vr6 ainda estava em linha em versoes de 12 e 24 valvulas entregando respectivamente 174 e 204 cv — ainda nao era o suficiente mas a vw conhecia todo o potencial de seu v6 de angulo estreito com mais potencia e equipando um conjunto mais refinado o vr6 causaria um belo estrago no melhor sentido da expressao e foi por isso que em 2002 a vw lançou o golf r32 o numero era uma alusao ao deslocamento ampliado de 2 8 para 3 2 litros — algo realizado atraves de um aumento no curso dos pistoes e no diametro dos cilindros de 90 3 mm e 81 mm para 95 9 mm e 84 mm respectivamente com o maior deslocamento vieram mais cavalos 241 deles que apareciam aos 6 250 rpm acompanhados de 36 6 mkgf de torque a 2 800 rpm moderados por um cambio manual de seis marchas ou na europa pelo dsg de seis marchas — alias o golf r32 foi o primeiro carro de produçao a ser equipado com cambio de dupla embreagem mas esta potencia nao seria nada sem controle — e o bom comportamento do golf r32 era assegurado por seu sistema de traçao integral haldex em essencia o mesmo sistema quattro da audi que em vez de manter a distribuiçao de torque entre os eixos em 50 50 aplicava força as rodas traseiras apenas quando as dianteiras perdiam traçao; e tambem pelo sistema de suspensao independente na traseira com braços sobrepostos em vez do eixo de torçao e era este o grande trunfo do r32 original cuja estabilidade e agilidade em curvas foram elogiados pela imprensa especializada ainda que o 0 a 100 nao fosse tao mais rapido que o do gti levando 6 6 segundos o gti levava 7 9 segundos e claro nao podemos esquecer do ronco do motor [youtube id= efp_cezbnpq width= 620 height= 350 ] a vw viu que o que havia feito era bom e por isso o r32 continuou em linha na geraçao seguinte quinta geraçao 2005 2009 o novo golf lançado em 2005 tornou o anterior obsoleto visualmente e em alguns aspectos tecnicos por exemplo a suspensao traseira independente agora estava presente em todos os veiculos derivados da chamada plataforma pq35 e nao apenas nas versoes especiais como o r32 o que significa tambem que o conceito do r32 nao sofreu alteraçoes profundas alem do visual e da potencia que passou a 250 cv a 6 300 rpm o torque permaneceu inalterado [gallery columns= 4 link= file ids= 23853 23854 23856 23873 ] o sistema de traçao integral haldex tambem foi mantido — ate porque mudar uma das melhores coisas do modelo anterior seria besteira embora pesasse cerca de 40 kg a mais o novo golf r32 acabou ficando mais rapido no 0 a 100 km/h agora cumprido em 6 5 segundos com cambio manual e 6 2 segundos com o cambio dsg [youtube id= dxkvkc9robi width= 620 height= 350 ] so que o segundo golf r32 da historia tambem foi o ultimo — a geraçao seguinte nao passou a se chamar apenas r por acaso sexta geraçao 2010 2013 o fim da decada de 2000 nao foi exatamente favoravel para a economia mundial e 2009 foi o ano em que a crise estourou preparando se para isso a vw decidiu que a sexta geraçao do golf nao seria um carro totalmente novo e sim uma versao aperfeiçoada da geraçao anterior sendo assim a plataforma manteve se a mesma ao mesmo tempo em que a volks investiu no processo de produçao tornando a fabricaçao do golf 20% mais eficiente mas tambem houve mudanças no carro a identidade visual agora era proxima da atual e o interior ganhou um refinamento extra como resposta as criticas a qualidade de construçao e acabamento do golf mk5 em relaçao a quarta geraçao o golf r32 foi uma exceçao a vw decidiu mudar sua estrategia e em vez de adotar o motor vr6 — especulava se que com 3 6 litros e 300 cv como no passat r36 — optou pelo downsizing — mais especificamente usando uma versao melhorada do motor do golf gti sem o motor 3 2 o nome tambem mudou de r32 para apenas r este agora era dotado de um 2 0 tsi de 210 cv entre 5 300 rpm e 6 200 rpm com torque de 28 5 mkgf entre 1 700 e 5 300 rpm para o golf r a vw deu ao motor pistoes forjados bielas e bloco reforçados comando de valvulas mais agressivo as valvulas ficavam abertas por mais tempo injetores de maior vazao um novo intercooler e um turbo maior produzindo 1 2 bar de pressao assim a potencia saltava para saudaveis 270 cv a 6 000 rpm e o torque para 35 7 mkgf entre 2 500 e 5 000 rpm o cambio novamente podia ser manual ou dsg sempre com seis marchas e o sistema de traçao integral haldex foi revisado o resultado era um carro capaz de chegar aos 100 km/h em 5 7 segundos com maxima limitada em 250 km/h — so nao tinha mais o belo ronco do vr6 mas este era um sinal dos tempos setima geraçao 2013 presente este ainda esta fresco na memoria e sem duvida e o golf mais extremo a sair das pranchetas em wolfsburg o novo golf r e a evoluçao maxima daquela que ja e considerada a melhor geraçao do golf do ponto de vista tecnico — com a crise economica superada a vw pode criar um carro totalmente novo sobre a plataforma modular mqb o resultado foi sentido em toda a linha golf e nao apenas na versao r uma cabine mais espaçosa mais espaço para a bagagem e um nivel de acabamento e construçao sem precedentes o golf r se tornou o golf de fabrica mais potente da historia como com o mesmo motor 2 0 tsi mas com novos cabeçote valvulas pistoes e um turbocompressor com mais pressao com isso a potencia aumentou para 300 cv a 5 500 rpm enquanto o torque aumentou para 38 7 mkgf entre 1 800 e 5 500 rpm aliado a um cambio manual ou dsg novamente ambos com seis marchas o golf r mk7 chega aos 100 km/h em 4 9 segundos com maxima ainda limitada em 250 km/h o sistema de traçao integral haldex foi todo revisado e agora conta com recursos que alem de otimizar o desempenho ajudam a reduzir o consumo de combustivel por exemplo quando o carro esta rodando em baixa velocidade o eixo traseiro e desacoplado acelere e em fraçoes de segundo o eixo volta a ser acoplado e pode receber quase 100% do torque caso o diferencial eletronico detecte a necessidade o golf mk7 tambem viu a estreia de um modo de direçao mais apimentado — o modo race que melhora o desempenho da suspensao e deixa as respostas do acelerador mais precisas alem de otimizar as trocas do cambio dsg caso equipado para melhorar a performance na pista mais extremo do que isto so o golf r400 — que segundo a volks tem chance de se tornar uma serie limitada caso a vw desenvolva uma transmissao que suporte os 400 cv e os 45 9 mkgf de torque sem precisar apelar para a s tronic de sete marchas da audi que provavelmente encareceria demais o produto final
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


