nos entusiastas geralmente nao passamos muito tempo pensando em minivans ha muitos muitos outros tipos de carros mais interessantes do que elas do ponto de vista puramente gearhead contudo para o consumidor medio nem tanto no brasil e mais nos eua e na europa mas isto nao anula o ponto uma minivan esportiva pode ser uma proposta atraente um carro que satisfaça as necessidades diarias de uma familia claro mas que tambem possa acelerar e fazer curvas razoavelmente bem e talvez mais importante pareça esportiva esse pessoal esqueceu mesmo que existem peruas enfim o ponto e que hoje em dia existe uma oferta palpavel de minivans com motores potentes e visual agressivo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] na europa onde as minivans sao culturalmente mais populares ha opçoes curiosas como o vw golf sportsvan que e feito sobre a plataforma mqb e pode ser comprado na versao gt com rodas de 17 polegadas e motor 1 0 tsi de 115 cv acoplado a uma caixa manual de seis marchas oa vw touran r line que tem rodas de 18 polegadas visual decididamente esportivo e um motor 2 0 tdi com os mesmos 115 cv mais cambio de dupla embreagem e sete marchas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241116 241115 ] em outros paises ocorre algo semelhante talvez voce se surpreenda ao saber que a honda odyssey norte americana por exemplo so e vendida com um motor v6 3 5 de 280 cv e e capaz de ir ate os 100 km/h em 6 8 segundos o modelo japones nao e tao potente mas tambem nao faz feio seu motor e o k24 famoso por seu potencial de preparaçao calibrado para entregar 177 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241119 241118 ] porem mais surpreendente ainda seja a minivan nissan serena que acredite se quiser esta disponivel no japao com um pacote nismo inspirado pelo nissan gt r nismo ou seja carroceria branca teto preto e detalhes em vermelho nos spoilers e saias laterais o motor e o mesmo de outras versoes com dois litros e 144 cv acoplado a um cambio cvt mas a nissan serena tem um sistema de escape exclusivo e suspensao com acerto mais firme neste post porem viemos falar de uma minivan esportiva mais antiga e considerando o contexto muito mais interessante trata se da mitsubishi chariot resort runner gt que foi desenterrada recentemente pelos americanos do site the drive sim o nome e longo mas e so um detalhe o que importa e que ela era uma minivan esportiva de verdade com toda a mecanica do primeiro lancer evolution lançada em 1983 e produzida no japao ate 2003 a mitsubishi chariot foi uma minivan comum a maior parte do tempo ao longo de suas tres geraçoes talvez voce ate tenha visto algum exemplar rodando no brasil onde ela foi vendida como mitsubishi space wagon [gallery type= grid link= file size= medium ids= 241103 241104 241105 ] no entanto nos anos 1990 a industria automotiva japonesa era conhecida por sua criatividade e ousadia mesmo com o fim do milagre economico na virada da decada as fabricantes nao tinham medo de investir em versoes de nicho talvez sabendo que jamais teriam a oportunidade de colocar aquelas ideias absurdas em pratica outra vez foi na segunda geraçao da chariot em 1995 que a mit resolveu dar a ela um pouco mais de punch eles provavelmente estavam empolgados com o desempenho e a competencia do lancer evolution que deu inicio a uma bela onda de vitorias no campeonato mundial de rali culminando com o titulo do finlandes tommi makinen na temporada de 1996 geralmente a mitsubishi chariot era equipada com o motor 2 0 4g63 naturalmente aspirado que ja entregava bons 170 cv a traçao era dianteira e o cambio podia ser manual de cinco marchas ou automatico de quatro marchas ate ai tudo normal a mitsubishi chariot resort runner gt porem era bem mais radical na pratica a mitsubishi simplesmente transferiu o powertrain do evo para a minivan incluindo o 2 0 turbo 4g63t o sistema de traçao integral com gerenciamento eletronico e o diferencial do seda esportivo o motor era menos potente e verdade em vez de 270 cv a chariot ficava com apenas 230 cv; ja o torque caia de 31 5 kgfm para 29 5 kgfm ainda assim com cambio manual de cinco marchas a chariot evo ia de zero a 100 km/h em menos de sete segundos era bem mais que os 4 8 segundos que o evo iii levava para chegar aos 100 km/h mas ainda era um tempo excelente para um carro de 1 500 kg que nao foi concebido como esportivo ainda mais porque apesar do powertrain extremamente desejavel a chariot gt ainda era uma minivan com toda a praticidade de uma minivan com ate sete lugares e um enorme porta malas quase 2 000 litros com os bancos traseiros rebatidos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241110 241111 ] os bancos dianteiros eram recaro iguais aos do evo iii rs por fora nao havia muito para identificar a versao especial alem de adesivos nas laterais uma bolha transparente sobre os ocupantes dianteiros formando uma especie de para brisa panoramico e um aplique no para choque dianteiro que com uma boa dose de imaginaçao remetia a dianteira do evo e possivel que voce jamais tenha ouvido falar na mitsubishi chariot evolution ate agora caso contrario parabens o que so deixa evidente o quanto ela e rara jamais tendo sido oferecida fora do japao e ocasionalmente exportada de forma clandestina para outros paises de mao inglesa onde certamente havia quem tivesse um gosto exotico o bastante para deseja la de todo modo a mitsubishi nao voltou a fazer uma versao esportiva da chariot coincidentemente ou nem tanto a mesma receita foi aplicada pela subaru maior rival da mitsubishi em outro modelo nao ortodoxo o crossover forester que na verdade e um dos poucos crossovers que apetecem aos entusiastas uma perua elevada com traçao 4x4 e visual robusto o subaru forester sti foi lançado em 2004 apenas para o mercado japones e usava o mesmo motor boxer ej25 turbo do subaru wrx sti com 2 5 litros e 265 cv e era capaz de ir de zero a 100 km/h na casa dos seis segundos baixos
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