a maioria dos carros e feita de metal aluminio aço ou uma mistura dos dois ha um bom motivo para isto chapas de metal sao duraveis resistentes e faceis de moldar na forma que as fabricantes bem entenderem e a arte de dar forma ao metal ja e dominada pela humanidade ha seculos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] alguns carros usam fibra de vidro como o chevrolet corvette e uma boa variedade de automoveis de fabricaçao artesanal tambem e facil compreender a razao a fibra de vidro e mais barata que o metal e e mais facil de ser moldada em pequena escala artesanalmente e claro ha a fibra de carbono que e muito mais leve que a fibra de vidro ou o metal e bem mais cara e por isso geralmente e utilizada na fabricaçao de superesportivos mas industria automobilistica esta sempre procurando alternativas seja em busca de algo mais barato mais leve ou mais facil de obter mas ate agora nada substituiu o metal a fibra de vidro ou a fibra de carbono de forma definitiva e quase nenhum deles chegou a linha de produçao como veremos a seguir a maior parte nao passou da fase de prototipo esbarrando em empecilhos como custo e viabilidade tecnica antes de ser abandonada duroplast sem duvida este e o material alternativo mais conhecido entre os car nerds de plantao o duroplast material usado na carroceria do trabant que por uma serie de razoes e considerado um dos piores carros do mundo filho de uma alemanha dividida o trabant nasceu no lado oriental do muro de berlim em 1957 e foi fabricado la ate 1990 apos a reunificaçao da alemanha ele ainda foi produzido por mais um ano antes de ser descontinuado pequeno e fraco alguns dizem que ele tambem e feio mas isto e subjetivo o trabi original usou um motor dois tempos de 500 ou 600 cm³ por quase toda a sua vida adotando so em 1990 um quatro cilindros de origem volkswagen feito para ser o mais barato possivel o trabant tinha versoes absurdamente frugais sem luzes espia para os farois sem medidor de combustivel sem cintos de segurança no banco traseiro e sem bocal de abastecimento a mistura de oleo e gasolina era despejada diretamente no tanque que ficava debaixo do capo mas talvez a caracteristica mais curiosa do trabant seja o material da carroceria ela era feita de duroplast uma resina plastica reforçada com fibras recicladas de algodao ou la nao demorou para que surgissem piadas sobre como o trabant era fragil feito de papelao mas curiosamente a carroceria de duroplast era um dos pontos fortes do trabant em uso ela era leve surpreendentemente resistente e de facil moldagem o problema vinha na hora de descartar o material tanto as sobras quanto as sucatas nao era possivel reciclar o material para fazer novos carros e com 3 7 milhoes de unidades fabricadas na virada dos anos 1990 os ferros velhos da alemanha oriental viraram grandes depositos de duroplast descartado lendas urbanas que surgiram na epoca diziam que as autoridades alemas se livravam do duroplast dando o de comer a porcos vacas e galinhas na verdade depois de realizar experimentos com uma bacteria que supostamente consumiria o duroplast em vinte dias a propria fabrica do trabant desenvolveu um metodo para aproveitar o material em blocos de concreto para a construçao de estradas ou seja no fim de sua vida muitos trabant viraram pavimento para que outros carros pudessem circular quase poetico canhamo nao e por acaso que canhamo e maconha usam as mesmas sete letras ambas sao produtos da mesma planta a cannabis sativa a diferença e que o canhamo vem de uma variedade da planta com menor concentraçao de thc tetra hidrocanabinol o componente psicoativo da maconha e mais alta concentraçao de cbd ou canabidiol que atua como supressor do thc e possui propriedades medicinais mas alem de ser usado como remedio o canhamo tem outra caracteristica suas fibras sao extremamente resistentes na verdade a fibra de canhamo foi uma das primeiras fibras vegetais utilizadas pela humanidade ha evidencias arqueologicas do uso de fibra de canhamo ha mais de 50 000 anos pois no começo do seculo passado henry ford tentou fabricar um carro usando fibra de canhamo para a carroceria e oleo de canhamo como combustivel canhamo e nao maconha ou seja nada de ficar doidao com a fumaça do escapamento a questao e que vindo de uma familia rural o fundador da ford queria ajudar os agricultores depois do fim grande depressao crise economica que abalou os eua na decada de 1930 como a industria automotiva crescia vertiginosamente na epoca ford acreditava que utilizar plantas para construir carros seria benefico para a economia e o canhamo foi escolhido por sua facilidade de cultivo e rapido crescimento https //www youtube com/watch v=pfmzfey2oyi as fibras vegetais foram usadas para reforçar os paineis de plastico usados em um prototipo que foi apresentado em 1941 mas isto e tudo o que se sabe com certeza como explicamos nesta materia a maior parte das informaçoes a respeito do prototipo se perdeu com o tempo ha artigos pela internet especialmente em sites dedicados a cultura da maconha que dizem que as fibras do canhamo correspondiam a algo entre 70% e 100% da composiçao dos paineis o que sequer faz sentido e mais provavel que a presença de fibras naturais na carroceria do prototipo nao passasse muito de 10% a pesquisa para desenvolver os paineis do prototipo foram feitas com a ajuda do soybean laboratory braço do governo norte americano responsavel por estudar o uso dos graos de soja na alimentaçao e em outras frentes da industria dizem ate que havia fibras de soja em sua composiçao mas isto nao pode ser confirmado o carro de plastico e canhamo era supostamente mais leve e mais seguro que um carro de metal mas nao foi levado adiante apresentado no meio da segunda guerra mundial o prototipo acabou esquecido a medida que os eua se envolviam no conflito quando a guerra acabou todos ja haviam esquecido do carro de maconha de henry ford hoje em dia oito decadas depois o uso de materiais de origem vegetal na construçao de automoveis voltou a ser considerado pela industria motivada pela preocupaçao com o meio ambiente e a busca por materiais biodegradaveis em 2015 citroen e peugeot começaram a testar fibras de canhamo no reforço de partes plasticas como capas de retrovisores e revestimentos de porta e o aftermarket ja oferece capas para bancos feitas de canhamo alem disso existe um mazda mx 5 com carroceria de plastico reforçado com canhamo usando o mesmo principio explorado por henry ford criado pelo norte americano bruce michael dietzen o miata de maconha usa 45 kg de fibra canhamo em sua carroceria cujo visual e inspirado pelos esportivos da decada de 1960 https //www youtube com/watch v=kgg0zpckgru dietzen diz que a carroceria de seu miata e 10 vezes mais resistente a amassados que o metal usado originalmente ele tambem modificou o motor para rodar com um biocombustivel feito de residuos agriculturais segundo dietzen que gastou us$ 200 000 na construçao do esportivo sua pegada de carbono e menor que a de um carro eletrico convencional madeira compensada os chassis de madeira dos morgan sao tao tradicionais que sequer podem ser chamados de alternativos ate porque a madeira era um material comumente usado nos automoveis do começo do seculo passado sem mencionar as woodies americanas populares na california ate meados da decada de 1950 por serem mais resistentes a maresia por outro lado madeira compensada a mesma usada nos moveis das nossas casas tambem ja foi usada em carros em 1986 uma companhia britanica chamada africar foi criada com o objetivo de desenvolver um carro para os paises mais pobres do continente africano ele deveria ser robusto a fim de atravessar terrenos dificeis sem se desmanchar mas tambem barato o bastante para ser produzido localmente https //www youtube com/watch v=w4bbctqjoie com chassi do tipo escada o carro poderia ser facilmente configurado como uma van uma picape ou um jipe por exemplo ele usaria no inicio motor e cambio da citroen h van mas so ate um conjunto mecanico proprio ser desenvolvido e a carroceria toda de paineis planos poderia ser feita de fibra de vidro metal ou madeira compensada impregnada com resina epoxi este ultimo possibilitaria que qualquer veiculo da africar fosse consertado usando recursos e materiais disponiveis a mao com mao de obra simples e rapida embora tres prototipos tenham sido feitos a africar sucumbiu rapidamente em 1988 por problemas financeiros e o projeto foi abandonado esquecido nao em 2016 gordon murray que e sul africano criou o ox um caminhao modular diretamente inspirado pelo africar a ideia e a mesma incluindo o uso de paineis planos para facilitar e baratear a manufatura o transporte e a montagem dos veiculos e da mesma forma que o africar o ox tambem pode ser feito de metal plastico ou madeira compensada tecido a busca por materiais alternativos nao e voltada apenas a industria do transporte barato nos anos 2000 a bmw concebeu o gina light visionary model conceito com carroceria flexivel de tecido que podia mudar de forma o acronimo gina quer dizer geometry and functions in n adaptations em portugues geometria e funçoes em n adaptaçoes https //www youtube com/watch v=0pwabdeqvi8 projetado por chris bangle autor de designs polemicos durante seu periodo como designer chefe da bmw o gina era um roadster feito sobre a plataforma do z4 porem adaptada com uma armaçao movel de metal esta armaçao era coberta por uma capa de tecido sintetico composto por poliuretano e elastano usando atuadores eletro hidraulicos a armaçao de metal se movia para modificar o formato da carroceria e o tecido ate permitia que as lanternas ficassem ocultas aparecendo apenas quando acesas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 264841 264842 ] com isto o acesso ao motor e se dava por uma abertura no capo e em alta velocidade um spoiler traseiro brotava para cumprir sua funçao aerodinamica assim como os encostos de cabeça traseiros brotavam ao comando de um botao sim o bmw gina era totalmente funcional e tinha um v8 de 4 4 litros acoplado a uma caixa automatica de seis marchas o projeto começou a ser executado em 2001 e so ficou pronto em 2008 e serviu como demonstraçao da linguagem de design que a bmw seguiu a partir dali embora obviamente nenhum carro de tecido tenha chegado as ruas
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