por rodrigo leite project cars #531 fala pessoal tudo bem na ultima parte do pc voces acompanharam todo o problema do motor da passat variant e as soluçoes que estamos adotando para deixar a station wagon pronta para voltar as ruas aparentemente tudo estava certo ne peças adquiridas motor retificado basicamente era so montar tudo e curtir o carro espirrando novamente so que nao uma coisa que vamos aprendendo num projeto deste tipo e que existem peças e peças e no caso da passat e em especial do motor 1 8 20v turbo ha um caminhao de diferenças entre as peças oem e peças encontradas no mercado de reposiçao explico a voces quando comecei a procurar alguns componentes do carro encontrei marcas de diferentes preços e qualidades ate ai normal peças com mais qualidade peças originais e peças paralelas para juntas aneis bronzinas e varios outros componentes foi facil encontrar peças boas de qualidade que fornecem para fabricantes ou seja com o mesmo nivel de qualidade das originais mas para alguns componentes a historia ficou bem diferente vamos ao pistao o original de medida de 81 mm e forjado suporta tranquilamente os 150 cv originais e ainda aguenta um certo esforço adicional ha relatos de pessoas usando os pistoes e bielas originais do motor 1 8 20v turbo com potencias muito superiores as originais com ate 380 cv sem alteraçoes no miolo do carro com base nisso inicialmente nao cogitei a troca de componentes por outros forjados [caption id= attachment_268566 align= aligncenter width= 705 ] os pistoes originais de 81 mm mastigados e maltratados mas forjados [/caption] as bielas originais estavam perfeitas entao nem precisei pensar nelas inicialmente ja os pistoes originais ate pela retifica feita precisavam ser trocados por pistoes de sobremedida para 81 5 mm e ai que começou o meu problema nessa medida nada de encontrar marcas conhecidas ou renomadas mahle ks nao nesse momento fui apresentado a marcas mais genericas como apex takao ou suloy o que me colocou uma pulga bem grande atras da orelha por indicaçao da retifica fui inicialmente nos suloy medidas de 81 5 mm mesmas caracteristicas visuais do pistao original seria so trocar e montar o motor mas um comentario da retifica me deixou de orelha em pe nao vai abusar da pressao ne esses pistoes nao aguentam tanto pronto a primeira pulga ganhou companhia [caption id= attachment_268565 align= aligncenter width= 705 ] pistoes suloy ja montados nas bielas originais bonitos bem acabados bons para carros originais mas [/caption] neste aspecto vou colocar alguns pontos antes que alguem questione a retifica nao e especializada em carros preparados o adg da high torque nao trabalha com carros com mais de dez anos nem mesmo atua na area de preparaçao por conta disso estavamos seguindo um protocolo comum para carros 100% originais so que a passat nao e alias o proprio adg durante o processo de desmontagem deu a letra que tal aproveitar o momento e ja montar peças forjadas acontece que eu naquele momento estava priorizando o gasto que ja tinha ficado alto e nao pensado nestes pormenores e mantive o plano original so que depois do comentario da retifica fui alem e comecei a consultar diversas pessoas que ja tinham preparado o motor 1 8 20v nisso o agradecimento ao grupo de whatsapp crazy for passat que me ajudou muito e todos foram categoricos os pistoes da suloy iam abrir o bico com o que eu tinha de preparaçao no passat por via das duvidas fui alem liguei para a fabricante e o tecnico da empresa me explicou claramente que os pistoes fabricados por eles atendem as necessidades de motores originais mas por nao serem forjados como os originais nao aguentam desaforo extra foi ali o momento que o projeto deu uma guinada completamente diferente sim teria que comprar pistoes forjados [caption id= attachment_268560 align= aligncenter width= 999 ] enquanto o rumo do passat nao era definido a poeira começou a tomar conta da carroceria [/caption] [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 268562 268561 ] frente a situaçao tirei as pulgas da orelha e comecei a consultar as empresas que faziam pistoes forjados para o passat e descobri um novo mundo de preparaçao no primeiro momento cogitei apenas a troca dos pistoes de reposiçao por pistoes forjados mantendo a medida original so que ai sabe como e esse vira o momento onde voce para respira pensa com calma e percebe que abrir um motor da muito trabalho e perder um trabalho imenso de montagem juntas e juntas para economizar na montagem entao nesse momento o projeto ganhou um novo patamar pistoes e bielas forjadas e alem disso que tal subir a cilindrada do motor confesso que estava extremamente reticente em chegar neste nivel pois no universo da preparaçao e o momento onde voce tem que reaprender todo o projeto do carro bem como elevar o nivel de todos os componentes envoltos no conjunto como iria montar pistoes forjados o bloco teria que voltar para a retifica para pelo menos conferir as medidas de folgas entre pistao e camisas portanto ja optei por subir a cilindrada para 1 9 usando pistoes de 83 mm no lugar dos pistoes de 81 mm originais isso me proporcionara um melhor torque em baixas rotaçoes uma das caracteristicas mais incomodas do carro [caption id= attachment_268559 align= aligncenter width= 999 ] o motor ja aberto para 83 mm com as folgas de cilindro ajustadas individualmente para cada pistao forjado tive tambem que adotar uma nova junta de cabeçote propria para as novas medidas[/caption] so que pistoes forjados nao trabalham tao bem com bielas originais quer dizer ate trabalham mas voce acaba criando um ponto fraco no carro principalmente caso voce queira subir a potencia alem do previsto dada essa situaçao hora de encomendar bielas forjadas para compor a orquestra nesse ponto uma vantagem como as medidas das bielas sao exatamente as mesmas do motor ap de bloco baixo 144 mm pude usar peças com um custo beneficio interessante bem como aproveitar as bronzinas anteriormente adquiridas para os pistoes optei pela fabricante nacional afp marca de renome fruto da experiencia do proprietario em veiculos de competiçao que utiliza uma liga diferente dos pistoes da iapel e iasa pedindo um pouco mais de folga para trabalhar corretamente mas que resistem ate impressionantes 1 200 cv segundo a empresa e utilizada a mesma liga adotada em pistoes de marcas como je e ross o suporte super prestativo do martin para minhas necessidades bem como o otimo custo/beneficio foram decisivos para a escolha [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 268572 268564 ] pistoes afp de 83 mm para motores vw 20v note as cavas para a quinta valvula fundamentais para cabeçotes 20 valvulas vale lembrar que os pistoes para o motor 1 8 20v trazem desenho diferente dos pistoes para o motor ap convencional trazem um recorte na saia para os jet coolers bem como um rebaixo na cabeça do pistao para que a quinta valvula do cabeçote nao provoque danos no vai e vem no caso das bielas optei pelo arroz com feijao scat 144 mm com resistencia para ate 800 cv com isso o bloco teve que retornar para a retifica para se ajustar as novas peças forjadas [caption id= attachment_268567 align= aligncenter width= 500 ] as belas e resistentes bielas da scat da vontade de colocar na parede [/caption] com a nova potencia futura bem como o novo torque tambem optei por utilizar um kit de embreagem a altura nisso entrou em cena o time da ff embreagens que desenvolveu um conjunto com pastilhas de ceramica e plato de 800 libras apto a transmitir a nova potencia que o motor 1 9 vai gerar e agora a historia ficou muito mais seria e no proximo capitulo eu conto se tudo isso deu certo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 268571 268569 ] embreagem de ceramica e plato de 800 libras da ff embreagens aptos para a nova e misteriosa potencia da passat
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