Entre os muscle cars com ar de nobreza da Jaguar e os super-SUVs da Land Rover, os destaques eram dois modelos bem menos opulentos e nervosos. Claro, não há como ignorar o F-Type Coupe ou o Range Rover Sport SVR, nem o XKR-S com sua pintura azul berrante, nem um pouco aristocrática, mas para nós brasileiros o que interessa mesmo hoje são outros dois modelos do grupo: o novo Land Rover Discovery Sport e o Jaguar XE.
O Land Rover Discovery Sport por que inaugura a nova família Discovery e substitui o antigo Freelander 2, e também por que será o primeiro Land Rover totalmente produzido no Brasil, quando a fábrica de Itatiaia (RJ) começar a operar em 2016. A marca já montou o Defender por aqui, mas ele vinha desmontado (CKD) da Inglaterra.
Até lá o modelo virá importado da Inglaterra por cerca de R$ 180.000 e terá opções de powertrain semelhantes aos que já equipam o Range Rover Evoque — com que também compartilha a plataforma. Eles são um 2.0 turbo de 240 cv ou um turbodiesel 2.2