a decada de 1960 e amplamente considerada o auge do design automotivo afinal foi nos anos 60 que surgiram alguns dos carros que sempre sao lembrados como os mais bonitos de todos os tempos jaguar e type e lamborghini miura por exemplo esportivos americanos iconios como o ford mustang e o chevrolet corvette c2 tambem costumam ser citados como evidencia disto e com razao eles sao mesmo belissimos mas a decada seguinte tambem trouxe uma serie de elementos e tendencias de design que se tornaram emblematicos alem de varios modelos que se tornaram extremamente influentes e mais nos anos 1970 foi possivel notar uma mudança importante os estados unidos que pouco antes viveram seus anos de ouro em termos de design automotivo começaram a ser ofuscados pelos europeus e ate mesmo pelos japoneses mas por que muito disto tem a ver com a propria industria dos automoveis nos eua no fim da decada de 1960 a maior parte dos esbeltos e atraentes cupes esportivos em especial o ja citado ford mustang estavam perdendo o charme atualizaçoes de design anuais que eram algo esperado pelo publico tornaram o mustang de 1970 um carro muito maior mesmo utilizando a mesma base desde o inicio e que nao tinha a mesma elegancia descolada dos primeiros anos o mustang alias e um excelente termometro para o direcionamento que o design automotivo norte americano tomou a partir dali em 1971 quando sua ultima reestilizaçao foi implementada o cupe ficou praticamente irreconhecivel o teto fastback assumiu uma linha quase perfeitamente horizontal; o capo ficou mais longo e a dianteira ficou mais baixa; e havia mais linhas retas e brutas a metamorfose do mustang era um excelente exemplo da postura que as big three de detroit tomaram naquela epoca de transiçao carros compactos importados da europa e do japao ganhavam espaço nas ruas a medida em que os jovens amadureciam e o publico em geral procurava automoveis menores mais economicos e mais racionais contudo as fabricantes americanas ainda enxergavam os compactos como algo incerto ou mesmo como invasores que deveriam ser combatidos com doses copiosas de american metal nao apenas na carroceria mas tambem nos motores que continuavam grandes e beberroes e isto nao valia apenas para cupes esportivos carros de luxo como as opçoes da cadillac e da lincoln por exemplo mantiveram proporçoes exageradas e sisudas por outro lado tambem ja era visivel uma tendencia a adotar formas mais limpas sem curvas ou superficies complexas bem como farois mais discretos e uma reduçao perceptivel nos detalhes cromados detalhes que se tornaram comuns foram lanternas traseiras embutidas nos para choques e persianas nas janelas traseiras mas o que realmente afetou e de forma geralmente negativa o estilo dos carros americanos na decada foi a mudança na legislaçao que entrou em vigor em 1973 por exigencia da national highway traffic safety administration nhtsa todos os carros novos vendidos nos eua a partir daquele ano deveriam ser equipados com para choques capazes de evitar quaisquer danos a carroceria em colisoes a ate 8 km/h 5 mph [caption id= attachment_274120 align= aligncenter width= 999 ] o pobre coitado do maverick norte americano e seus para choques de 5 mph[/caption] esteticamente foi um desastre as fabricantes tiveram de correr para adequar os modelos que ja estavam em produçao as novas regras e quase invariavelmente acabavam com a harmonia em seu design em alguns casos a mudança foi particularmente triste como no caso do chevrolet camaro de segunda geraçao uma de suas caracteristicas de estilo mais interessantes o para choque bipartido com a grade no meio foi trocado por uma enorme barra cromada que claramente foi adaptada as pressas um aftertought como diz se em ingles [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 274112 274113 ] o ford mustang talvez tenha sofrido ainda mais a segunda geraçao que se tornou um carro compacto de baixo custo feito sobre a mesma plataforma do ford pinto ja nao era um carro muito atraente e os para choques de impulsao nao lhe faziam favores quem se saiu melhor foi a chrysler de forma geral seus modelos mais representativos como o dodge challenger e seu irmao maior o charger integraram melhor os para choques de 5 mph em seus desenhos o challenger foi especialmente feliz incorporando com maestria a lamina cromada da peça as linhas da carroceria na dianteira e na traseira as soluçoes de design para os para choques de impacto variavam de fabricante a fabricante algumas chegavam a equipar os para choques com amortecedores e protetores de borracha o que alem de prejudicar a aparencia dos veiculos aumentava a complexidade e o peso do conjunto e consequentemente o preço europa outra realidade enquanto os americanos estavam as voltas com a legislaçao e foram forçados a modificar o estilo de seus carros para adaptar se a eles na europa a situaçao era completamente diferente para começar ja na segunda metade da decada de 1960 os europeus começaram a empregar formas mais discretas e harmonicas em carros naturalmente mais compactos e leves elegancia era onipresente e discriçao era um atributo comum mas tambem havia diversos carros marcantes por sua ousadia e feitos sem preocupaçao com os padroes de segurança americanos entre os modelos de grande volume e possivel nomear um projetista cuja influencia foi gigantesca giorgetto giugiaro o designer italiano criou o volkswagen passat em 1972 e atraves dele inaugurou a identidade visual que a vw seguiu em praticamente todos os seus modelos a partir dali farois redondos embutidos na grade area envidraçada generosa e laterais limpas tambem foram aproveitados em carros como o golf e o scirocco ambos de 1974 ate mesmo a volkswagen transporter de terceira geraçao lançada em 1979 adotou alguns destes elementos nao e por acaso que os trabalhos de giugiaro para a volkswagen logo ganharam rivais muito parecidos a renault por exemplo lançou em 1975 o r20 que visto de lado tinha perfil identico a versao de quatro portas do passat alem disso praticamente toda fabricante europeia lançou sua propria versao do golf mk1 ao longo da decada de 1970 e claro que havia pontos fora da curva o mais representativo deles talvez seja o citroen sm de 1970 um grand tourer com motor v6 cheio de soluçoes de estilo criativas como farois e placa protegidos por uma lente transparente perfil em forma de gota rodas traseiras parcialmente cobertas e o para choque traseiro acima das lanternas e nao abaixo delas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 269955 269988 ] apesar disto tudo porem talvez a tendencia de design automotivo mais marcante da decada de 1970 sejam os supercarros em forma de cunha como contamos nesta materia recente a ideia de um esportivo com um bico baixo e fino o capo formando uma linha continua com o para brisa este extremamente inclinado e uma traseira alta e vertical foi popularizada por marcello gandini o jovem designer italiano começou a empregar esta formula em carros conceito ja na decada de 1960 mas foi em 1971 que o primeiro automovel deste tipo estreou inicialmente como prototipo no salao de genebra o lamborghini countach que ganhou sua versao de produçao em 1974 o lamborghini miura tambem assinado por gandini era um carro belissimo mas suas formas e proporçoes eram mais classicas com o capo ainda razoavelmente destacado farois circulares e uma boa dose de curvas o countach nao ele era completamente diferente de qualquer outro cupe esportivo que se podia ver nas ruas tinha farois escamoteaveis para brisa extremamente inclinado dutos naca nas laterais um minusculo vigia traseiro e caixas de roda com contorno assimetrico sem falar nas portas tesoura tais caracteristicas ecoam em todo supercarro que a lamborghini fez depois claro mas imediatamente as fabricantes de esportivos sentiram o impacto do desenho futurista do countach o proprio gandini foi o projetista do lancia stratos especial de homologaçao para o grupo 4 do wrc lançado em 1973 dois anos depois da estreia do countach em genebra a ferrari apresentou a 308 gtb sucessora da dino 246 em 1975 com um desenho muito inspirado de leonardo fioravanti do estudio pininfarina e ate mesmo os alemaes da bmw chamaram giorgetto giugiaro para dar um toque italiano ao m1 seu unico superesportivo de motor central traseiro todos visivelmente influenciados pelo countach [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 274101 274100 ] falando em alemaes a porsche trouxe em 1977 o 928 esportivo com motor v8 dianteiro arrefecido a agua que ingenuamente tinha a intençao de substituir o 911 como carro chefe da marca mas alem de romper radicalmente com o arranjo mecanico tradicional da porsche que aquela altura ja era usado havia quase tres decadas ele tambem tinha um estilo que talvez fosse inovador demais para o periodo com um bico afilado que se dissolvia em direçao a uma traseira arredondada e para choques com miolo de poliuretano bem integrados a carroceria foi so na decada de 1980 com a adiçao de alguns spoilers lanternas traseiras maiores e para lamas mais largos que o 928 ficou mais palatavel ao publico embora hoje em dia o estilo quase minimalista dos primeiros exemplares seja mais valorizado e o 928 sobreviveu com vendas razoaveis ate 1995 mas a extravagancia oitentista fica para a proxima parte desta historia
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