o nome de carroll shelby e irremediavelmente associado a ford e nao e para menos quando deixou de pilotar para se tornar preparador shelby envolveu se de imediato a marca do oval azul foi dele a ideia de colocar um v8 ford no ac ace criando o incrivel shelby cobra foi ele que a ford chamou para transformar o mustang em um esportivo respeitavel dando origem ao gt350 e ao gt500 e foi ele quem ajudou a fabricante a finalmente superar a ferrari nas 24 horas de le mans por quatro anos consecutivos tudo isto em um espaço de apenas oito anos entre 1962 e 1969 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] shelby manteve sua primeira colaboraçao com a ford ate 1969 ele decidiu encerra la em setembro daquele ano pois estava insatisfeito com as intrusoes da fabricante em seus projetos tanto que os shelby gt350 e gt500 vendidos como modelo 1970 eram na verdade carros que haviam sobrado de 1969 e foram remarcados a shelby voltaria a colaborar oficialmente com a ford em 2005 usando a entao recem lançada quinta geraçao do mustang como base para seus projetos o que eventualmente trouxe de volta o gt350 e o gt500 nas mais de tres decadas que se seguiram porem carroll shelby trabalhou com outra fabricante a dodge a parceria começou nos anos 1980 a convite do proprio lee iacocca entao ceo da chrysler e rendeu alguns frutos curiosos como o shelby charger uma tentativa honesta de transformar um charger de traçao dianteira em algo desejavel; e o shelby glhs versao esportiva do dodge omni criada em resposta ao golf gti https //flatout com br/os melhores hot hatches universo shelby glhs/ o charger e o glhs nao estao entre os mais conhecidos de shelby mas ainda assim sao mais famosos que o dodge viper que carroll shelby preparou e na verdade foi o ultimo dodge feito com a supervisao pessoal do texano e o viper cs que teve 50 unidades planejadas mas acabou com apenas 19 o envolvimento de shelby com o dodge viper ja era no minimo simbolico isto porque quando concebeu o viper a dodge teve o proprio cobra como inspiraçao no sentido de que ambos eram carros esportivos relativamente leves com motores enormes na dianteira traçao traseira e nenhum tipo de assistencia eletronica o dodge viper cs foi desenvolvido em parceria com dan fitzgerald amigo de carroll shelby havia mais de 35 anos e fundador da fitzgerald motorsports que existe ate hoje como preparadora e equipe de arrancada as modificaçoes eram em sua maioria esteticas o viper ganhava um novo para choque dianteiro com uma abertura maior inspirado no shelby cobra; novas saias laterais; um spoiler traseiro que acompanhava o contorno da tampa do porta malas; rodas do tipo 3 piece com desenho exclusivo e diversos emblemas espalhados pelo carro o interior recebia bancos de couro com o emblema cs bordado no encosto cintos de quatro pontos schroth e de forma curiosamente especifica um novo sistema de alarme os carros tambem vinham com o autografo de carroll shelby na tampa do porta luvas nas saias laterais ou no para lama dianteiro o roadster rt/10 tambem ganhava um novo teto removivel feito de fibra de carbono algo que ainda era bem incomum [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 276843 276844 276846 276845 ] havia ainda modificaçoes simples na mecanica a relaçao final do diferencial mudava de 3 1 para 3 75 1 a fim de melhorar a aceleraçao; o sistema de escape era trocado por outro menos restritivo; e a central do motor v10 de oito litros era reprogramada o resultado era um aumento de 456 cv para 491 cv a principio a ideia era fazer 25 exemplares do viper rt/10 cs com carroceria conversivel e mais 25 exemplares do cupe viper gts cs shelby e fitzgerald começaram com os conversiveis a maioria deles tinhaa classica combinaçao de pintura branca wimbledon white e faixas azuis guardsman blue exatamente as mesmas do primeiro shelby gt350 mas um deles tinha as cores invertidas azul com listras brancas e outro foi pintado de preto com detalhes dourados acontece que na epoca a saude de carroll shelby ja nao estava muito boa anos antes em 1990 shelby havia recebido um transplante de coraçao dessa vez porem eram problemas renais que o afligiam ainda naquele ano ele recebeu um transplante de rim mas as partes concordaram que o melhor seria cancelar o projeto so houve tempo de concluir 18 dos roadsters rt/10 mais um cupe gts 19 carros no total menos da metade dos 50 planejados o gts foi pintado de vermelho com detalhes dourados e recebeu um jogo de rodas diferente mas fora isto recebeu exatamente o mesmo tratamento dos conversiveis [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 276834 276824 276820 276819 ] desde que ficou pronto o carro teve apenas um dono que nunca foi revelado agora porem a mecum auctions anunciou que ele sera leiloado no proximo mes de janeiro durante um evento em kissimee na florida a agencia espera arrecadar ao menos us$ 200 000 pelo carro o que da por volta de r$ 1 milhao na cotaçao atual
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.