em meio a urgencia com a qual a transiçao para os carros eletricos vem sendo tratada a ferrari apresentou em junho um novo supercarro com um novo motor a combustao a 296 gtb que recebeu um v6 biturbo de tres litros com tecnologia hibrida e 830 cv a nova ferrari a principio nao substitui ninguem de acordo com a propria fabricante mas a tendencia e que com o cerco cada vez mais fechado aos veiculos nao eletrificados ao menos na europa a f8 tributo que afinal ainda tem raizes na 458 italia de 2009 saia de cena nos proximos anos hibrida ou nao a 296 gtb parece uma substituta digna ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas nao estamos aqui para falar so da 296 gtb ate porque ja fizemos uma analise dela no lançamento a questao e que ha poucos meses outro superesportivo tecnicamente muito semelhante a nova ferrari foi apresentado o mclaren artura o motor e um pouco maior com tres litros mas tambem e um v6 biturbo com sistema hibrido totalmente novo lançado em uma epoca de transiçao para os carros eletricos sinceramente so esses fatos sao animadores para quem tem gasolina correndo nas veias mas e interessante colocar as duas lado a lado e ver o que elas tem em comu e tambem suas diferenças que nao sao tantas na verdade mas sao importantes e relevantes entao vamos fazer um exercicio de comparaçao entre os dois mais novos supercarros com motor v6 biturbo hibrido do momento uma configuraçao que pode muito bem ser a ultima antes de todos os supercarros novos do mundo se tornarem totalmente eletricos antes de começar a falar de numeros e dados tecnicos porem que tal algo mais subjetivo razao vs emoçao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 293616 293615 ] quando se fala em carros italianos e dificil evitar cliches como alma e paixao ainda mais se for um esportivo e ainda mais se for uma ferrari e nem me refiro a fama de temperamentais que os carros italianos tem e algo mais profundo e abstrato e a ferrari 296 gtb e um exemplo perfeito ela tem um legado para seguir olhando para o futuro com inspiraçao latente no passado nao e um carro de visual retro ao contrario e a primeira ferrari intermediaria totalmente nova e isso fica evidente em cada detalhe mas ha elementos que conversam com a historia da marca como as entradas de ar nas laterais que lembram a 250 lm as proporçoes harmonicas os farois de desenho mais comedido as lanternas quadruplas as linhas mais limpas a dianteira que nao lembra um inseto desculpem os fas das outras ferrari modernas mas nem fui em quem criou essa analogia o nome como falei mais acima e um carro que exala ferrari como qualquer outra nao tem o mesmo v8 girador de uma 458 ou o cambio manual com grelha que ja foi uma das caracteristicas mais simbolicas dos esportivos de maranello claro os lamborghini tambem tinham mas o ponto nao e esse mas e possivel traçar uma linha do tempo repleta de modelos lendarios e posicionar a 296 gtb nesta linha com muita propriedade nao da para fazer o mesmo com o mclaren artura nao da para dizer que ele carrega nos ombros um legado tao grandioso quanto o da 296 gtb embora a mclaren possa gabar se de ja ter feito aquele que para muitos ainda e o supercarro definitivo na definiçao mais crua do termo o mclaren f1 que na decada de 1990 foi o automovel mais rapido e avançado do planeta sem turbos motores eletricos aletas atras do volante ou assistencias eletronicas e dificil livrar se da impressao que o mclaren artura e um carro mais esteril mais quadrado que a ferrari 296 gtb um carro que com certeza tem muitos segredos tecnicos impressionantes mas nao pode olhar para tras e espelhar se em dezenas de outros esportivos classicos a mclaren nao pode dizer que seu nome e uma referencia a um veiculo iconico dos anos 1960 feito por um engenheiro apaixonado por sua profissao e dono de um temperamento forte que o tornaria uma das figuras mais emblematicas da historia do automovel claro a mclaren tem uma tradiçao enorme no automobilismo nao so na formula 1 mas tambem nas corridas de longa duraçao mas a relaçao com os carros de rua nao tem a mesma intensidade que na scuderia ferrari alias o nome ironicamente soa italiano mas a mclaren nunca disse seu significado especula se que a inspiraçao possa ter sido o famoso rei arthur mas fora isso nao ha qualquer indicaçao do porque estranhamente o nome alfanumerico da ferrari 296 gtb carrega mais força quanto ao visual nao da para dizer que o artura e feio nao ha nada que comprometa a harmonia das linhas nem algum elemento que se sobressaia negativemente ne bmw mas da para perdoar quem confundir com qualquer outro mclaren recente especialmente o 570s ou o mclaren gt a fabricante de woking pode ate mexer nos elementos aerodinamicos e nos detalhes finos mas a identidade visual e praticamente a mesma desde o 650s apresentado la em 2014 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 293626 293620 ] e uma comparaçao subjetiva claro mas e inegavel que o mclaren artura apesar de bonito pode ser considerado menos memoravel por muita gente v6 vs v6 os motores de seis cilindros em v de ambos os carros sao muito parecidos tecnicamente falando os dois trazem deslocamento praticamente identico 2 993 cm³ no mclaren e 2 992 cm³ na ferrari ou seja o 296 e mais uma licença poetica e exatamente o mesmo angulo de 120° entre as bancadas de cilindros e as razoes tecnicas para isso sao as mesmas essa configuraçao permite o arranjo denominado hot v no qual os turbos ficam entre as bancadas de cilindros resultando em um fluxo mais direto dos gases de escape e tambem permitindo um conjunto mais compacto e posicionado mais baixo no cofre o que deixa o centro de gravidade mais perto do chao [caption id= attachment_293632 align= aligncenter width= 1024 ] motor da ferrari 296 gtb[/caption] vamos aos numeros na ferrari o motor entrega sozinho 663 cv e a 8 000 rpm sao 221 cv por litro o que a fabricante diz ser um recorde o mclaren por sua vez desenvolve 585 cv a 7 500 rpm os dois motores sao ligados a transmissoes de dupla embreagem e oito marchas e ambos usam sistemas hibridos plug in com baterias de 7 4 kwh [caption id= attachment_293633 align= aligncenter width= 1921 ] motor do mclaren artura[/caption] mais interessante porem e ver o que os dois carros tem de diferente no caso da ferrari estamos falando de um sistema hibrido mais potente o na ferrari sao 167 cv combinados ambos os motores entregam 830 cv e 75 3 kgfm de torque no artura o motor eletrico tem 95 cv somado ao motor a combustao temos 680 cv e 73 4 kgfm de torque curiosamente o cambio do mclaren nao tem marcha a re em vez disso o motor eletrico trata de mover o carro para tras quando desejado com isso a mclaren conseguiu eliminar alguns quilos do cambio a diferença em potencia e consideravel a ferrari tem 150 cv a mais no torque os dois estao quase empatados e o empate tecnico tambem ocorre no desempenho apesar da potencia extra a ferrari vai de zero a 100 km/h nos mesmos 2 9 segundos que o mclaren e a velocidade maxima de 338 km/h da ferrari e apenas 8 km/h mais alta que no mclaren como uma ferrari que tem 150 cv a mais que um mclaren pode ter praticamente o mesmo desempenho voce começara a entender no proximo topico dimensoes e suspensao o peso dos dois carros pode ajudar a explicar a diferença minima em desempenho a mclaren se orgulha e deve mesmo se orgulhar de ter conseguido reduzir o peso seco do carro a 1 395 kg sendo apenas 46 kg a mais que seu antecessor o 570s boa parte do merito esta na nova estrutura monocoque que sozinha pesa parcos 82 kg menos que este que vos escreve para se ter ideia mas o sistema hibrido tambem e muito leve motor e bateria juntos pesam so 130 kg com fluidos em ordem de marcha o artura tem saudaveis 1 498 kg no caso da ferrari o peso seco e de 1 470 kg a ferrari nao costuma divulgar o peso em ordem de marcha mas usando como parametro o artura a 296 gtb deve ficar na ordem dos 1 550 a 1 600 kg e uma diferença consideravel que praticamente anula a potencia extra — veja so o mclaren pronto para andar pesa apenas 28 kg a mais que a ferrari com todos os reservatorios vazios incluindo o tanque de combustivel nas demais dimensoes porem os dois carros sao mais proximos confira na tabela abaixo perceba que a o mclaren artura tem 4 cm a mais no entre eixos uma diferença minima por outro lado a maior largura da ferrari permite bitolas maiores estes dois fatores combinados levam a crer que as eventuais diferenças no comportamento dinamico poderao ser creditadas aos diferentes arranjos de suspensao no mclaren artura a dianteira utiliza um eixo multilink enquanto a traseira traz braços triangulares superiores e braços de controle inferiores e um novo diferencial de deslizamento limitado eletronico novidade para a mclaren ja a ferrari aposta em braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos com amortecedores magneticos de serie e no pacote assetto fiorano amortecedores pressurizados multimatic os mesmos usados nas ferrari 488 gt3 e gte fechando a conta [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 293621 293625 ] se voce estava esperando uma conclusao categorica sinto decepciona los nao da para dizer qual dos dois e melhor sem ter andado no mclaren artura e na ferrari 296 gtb o que da para dizer porem e que a diferença de potencia parece consideravel em um primeiro momento mas tem tudo para ser apenas mais um entre varios fatores a se levar em conta na hora de colocar os dois lado a lado na pista e reforçando ver dois novos supercarros com dois motores totalmente novos sendo lançados em pleno 2021 praticamente juntos e animador independentemente do lado que voce escolher so que a mclaren tem uma carta na manga e ela esta no preço o artura custa us$ 225 000 r$ 1 16 milhao em conversao direta julho de 2021 o que da quase us$ 100 000 a menos que a ferrari 296 gtb que sai por us$ 321 000 r$ 1 65 milhao mesmo com 150 cv a menos o mclaren anda junto da ferrari por pouco mais de 2/3 do valor assim objetivamente e matematicamente da para dizer que o mclaren artura e um melhor negocio so que estamos falando de carros que carros cuja compra costuma ser grandemente emocional e nesse caso acredito que o cara que sai de casa para comprar uma ferrari voltara para casa de ferrari ele nao vai comparar preços e decidir que o mclaren artura e um melhor negocio que a 296 gtb so porque ela custa us$ 100 000 a menos na verdade em algumas situaçoes pode ate ser o oposto prestigio e algo pelo qual nao se barganha
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.