como falei no ultimo post ja com o carro bem melhor do que tinha encontrado percebi que ele poderia ter um bom potencial de diversao para algumas voltas no asfalto quando abusava de uma ou outra curva andando pela cidade e eis que no meio de 2012 apareceu a oportunidade perfeita a federaçao de automobilismo do df em parceria com a secretaria de estado de esportes realizou o 1º track day pela vida onde a inscriçao era r$ 70 mais um comprovante de doaçao de sangue sabendo que o carro nem de longe me orgulharia no quesito performance aproveitei a inscriçao mais em conta pra tentar a sorte de quebra conheci o famoso c***te de agulha e ainda ajudei alguem ate ai so vantagem naquela epoca ja tinha perdido a virgindade de autodromo em track days passados ja tinha andado com o kadett de pneus sulcados e slicks — um jogo utilizado para warm up na extinta copa clio que montei em um jogo de rodas do calibra 94 que estavam guardadas em casa como a performance logicamente foi melhor com os slicks resolvi monta los no monza e ver como o conjunto se comportava comecei o evento bem na primeira visita a curva do placar vi o fotografo e atrasei um pouco a freada pra ficar bonito na foto resultado perdi a dianteira e fui pro meio do mato depois de uma bandeira preta e uma conversa com a direçao de prova voltei a pista um pouco mais calmo e ajuizado continuei a sentir o carro e apesar da suspensao de monza comum e do motor chocho que imprimia uma velocidade maxima de estonteantes 140 km/h gostei do comportamento dele na pista o dia continuava divertido e sem maiores problemas ate que chegando na curva 2 olhei no retrovisor e vi um calibra verde o carro era de um amigo do trabalho que depois de muita insistencia minha resolveu conhecer o autodromo de perto ja fazia um tempo que eu queria encontra lo na pista pra ter uma referencia de desempenho logico que o carro dele tinha mais motor que o meu mas eu tinha a meu favor os pneus e o traçado do autodromo na cabeça ou seja se existisse um meio de fazer uma volta semelhante a dele seria ganhando nas curvas e foi assim que eu atrasei a freada de novo e ao entrar na curva a traseira do carro veio pro meu lado esquerdo estando sozinho na pista poderia simplesmente deixar o carro rodar e depois seguir a vida mas com um carro atras de mim deixar o carro atravessar na pista me pareceu ser risco demais pros dois nisso joguei uma terceira acelerei e fui no contra esterço ja havia me salvado de umas duas traseiradas do kadett com esse metodo mas como o monza nao tinha motor a dianteira nao foi capaz de puxar a traseira de volta e adivinha onde eu fui parar como algumas partes da pista estavam sendo reformadas na area de escape da curva 2 havia um belo monte de terra com alguns pedaços de concreto onde eu acabei montando o monza e onde o prejuizo foi maior ja que o carro bateu em um dos pedaços de concreto e amassou um pouco a lateral e a caixa de ar na dianteira mais uns arranhados no capo mais uns amassados na saia dianteira a placa amarrotada e uma das setas com as bordas quebradas fechavam a conta nada serio ate deu pra dar mais umas voltas mas definitivamente era melhor ter dormido sem essa no final do dia conversando com os outros colegas que ja corriam ha algum tempo pedi algumas dicas pra preparaçao do carro começando com e ai turbo ou aspirado tive a maioria dos votos pra segunda opçao a razao era unanime um carro aspirado tinha manutençao mais tranquila e um comportamento mais linear na pista ou seja pra potencia que eu estava almejando por volta de 250cv nas rodas um bom aspirado daria conta do recado sem me dar muita dor de cabeça o que eu teria de opçoes entao dentro da linha gm 1 manter o motor original injeta lo e prepara lo 2 partir pra o arroz com feijao e mandar um 16v de vectra 3 sair do lugar comum e montar um quatro cilindros de captiva a primeira opçao com algum estudo foi a primeira a ser descartada explico ate 1986 a chevrolet utilizava nos monza o familia ii fase i que tem o bloco diferente do fase ii que foi fabricado desde 1987 ate outro dia o famigerado monzatech ou seja todas as varias receitas de preparaçao testadas e aprovadas ate entao nao serviriam pro meu motor fora o fato de ele ser um motor de projeto mais antigo e consequentemente mais complicado de encontrar tais peças de performance a segunda era a mais obvia ainda mais com os belos exemplos dos meus colegas de pista o #12 e o #16 ja detalhados aqui pra voces no entanto como sempre fui meio do contra me pareceu obvio demais alem de ja conhecer varios inclusive alguns da mesma cor s/r com a mesma configuraçao deixei como plano b a terceira entao ficou como plano a afinal de contas um motor que rendia 177cv quando original ja era uma boa base apesar de alguma adaptaçao que poderia precisar ser feita pra que ele encaixasse no carro alem disso o que eu teria a mais que isso seria os 6 cilindros em linha do opala/omega e o vortec 4 3 v6 da blazer ambos gigantescos e que nao passariam nem perto de caber no carro se bem que o mesmo captiva que tinha esse 4 cilindros tambem tinha versoes com um motor v6 todo em aluminio sera [youtube id= vmvoq33vj5u width= 620 height= 350 ] um holden vz com o mesmo 3 6 do projeto que tal o barulho conhecidos por ly7 e lfw os motores 3 6 de injeçao indireta e 3 0 de injeçao direta que equipavam o captiva oferecido no brasil faziam parte da linha high feature da gm lançada em 2004 a fim de renovar sua linha mundial de motores inicialmente pensei no 3 0 apesar de mais dificil de achar em um desmanche o motor teoricamente era menor e ainda era uma meia duzia de cavalos mais potente que o 3 6 o problema pra variar era o mesmo ninguem em brasilia topava fazer o serviço nao da nao tem como no entanto uma conversa com alguem um pouco mais entendido me clareou as ideias e me fez enxergar uma luz no fim do tunel esse alguem era o fabio birolini da ebtech em um post ainda no antigo jalopnik br a equipe apresentou o fox vr6 de motor traseiro que estava sendo montado e projetado la aquilo apareceu como um oasis pra mim sem perder muito tempo entrei em contato com a ebtech onde fui atendido pronta e gentilmente pelo fabio que nao demorou muito pra mostrar boa vontade em me escutar apos algumas trocas de e mails pra preparar o terreno nos encontramos pessoalmente em interlagos pra conversar melhor sobre o projeto ja que coincidentemente estaria em sao paulo no mesmo fim de semana do rally de regularidade jan balder que aconteceu no inicio de 2013 de quebra ainda vi o projeto g2 em açao bueno ja tinha a ideia e ja tinha quem fazia era hora de tocar o projeto pra frente como voces verao nos proximos capitulos ou nao por sherman vito project cars #112
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