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Car Culture

Project Goldfish: quando a BMW quase produziu um Série 7 com motor V16

O que é mais legal do que um sedã alemão com motor V8 e câmbio manual de seis marchas? Óbvio: um sedã alemão com motor V16 e câmbio manual de seis marchas! E este carro existiu mesmo, ainda que jamais tenha deixado a fase de protótipo. Conheça o BMW 767i, ou "Project Goldfish". No tempo em que os nomes alfanuméricos dos BMW realmente significavam alguma coisa, o 767i era um BMW série 7 com motor V16 de 6,7 litros com injeção eletrônica — só que ele nunca foi produzido em série. O ano era 1987, e o Série 7 estava na geração E32 (a segunda, vendida de 1986 a 1994. Foi quando Karlhienz Lange, Hanns-Peter Weisbarth e Adolf Fischer — os três homens que também seriam responsáveis pelo BMW Série 8, decidiram criar uma versão do Série 7 com motor de 16 cilindros. O ponto de partida foi o motor V12 de cinco litros M70, que já equipava algumas versões do Série 7 (e, mais tarde, o grand tourer Série 8) e, com algumas modificações e o nome de S70, foi parar até no cofre revesti